Agenda Municipal / Música Banda de Música de Riba D’Ave

Dom 06 Jun
Programa Festa Antoninas

Parque da Devesa | Palco do Anima-te - 19h00
Entrada livre, com levantamento obrigatório de ingresso no local do evento (Parque da Devesa) no período das 2 horas que antecede o espetáculo. Cada pessoa poderá levantar até 6 ingressos.

A Banda de Música de Riba de Ave tem inícios em 1816, consequentemente há 200 anos atrás, não com a designação atual, mas assim com o que viria a ser uma junção, por volta da década de 20, entre duas bandas daquela época que eram a Banda dos Conceições e a Banda do Tojão que viria a denominar-se “Banda dos Conceições e do Tojão”.
Numa terra em que se começava a desenvolver o que viria a ser um polo industrial, no coração do vale do Ave, as fábricas existentes na altura davam trabalho a quem tivesse conhecimentos musicais do modo que a Banda nunca teve falta de músicos oriundos dos diversos pontos do norte de Portugal.
Ao longo dos anos a sua atividade desenvolveu-se a abrilhantar romarias em todo o país, mas mais frequentemente no norte de Portugal, zona de grandes tradições nos famosos despiques musicais.
Tem no palmarés o prémio de vencedora dos Concursos de Bandas Filarmónicas no Palácio de Cristal no Porto em 1891 e em Vila Nova de Famalicão em 1895. Em 1990 é atribuída á Banda a “Medalha de Honra do Município”.
Nas suas atuações apresenta-se com 65 elementos sendo o seu diretor artístico Hugo Ribeiro, Docente da Artave, na classe de oboé, e com uma vasta experiência em direção de orquestras e bandas.
No seu elenco onde predomina a juventude, para além da sua Escola de Música com os seus professores, todos eles com formação superior, tem alunos da ESMAE do Porto, alunos da Universidade do Minho-Braga,, da ARTAVE, da OPJ (Orquestra Portuguesa da Juventude) além de músicos de Bandas Militares.


1125 leituras