Freguesias Reabilitação da zona envolvente ao Mosteiro é “obra do século” em Oliveira Santa Maria Reabilitação Urbana Área arbórea do centro de Famalicão mais do que duplica Desporto Construção do Centro de Atletismo arranca no início de 2021 Cultura e Turismo Bienal de Pintura do Eixo Atlântico COVID-19 Cemitério Municipal encerra nos dias 31 de outubro e 1 de novembroReabilitação Urbana Famalicenses com mais de dois mil lugares de estacionamento gratuito na cidadeCultura e Turismo Autarcas e membros da comunidade famalicense promoveram ação de limpeza em S. Miguel-o-Anjo Empreendedorismo e Inovação Nova incubadora Famalicão Made IN estimula a sustentabilidadeSegurança e Proteção Civil Famalicão ativou Plano Municipal de Emergência de Proteção CivilAmbiente Interrupções no abastecimento de águaCâmara Reunião municipal de 22/10 com transmissão em diretoEducação IPCA aposta forte em FamalicãoFreguesias União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei mostra trabalho feito e lança projetos para o futuroCultura e Turismo Famalicão abre Torre Literária com Louvor e Simplificação da Literatura PortuguesaEducação Biblioteca Municipal cria serviço de consulta e leitura de jornais em formato digitalReabilitação Urbana AVISO TRÂNSITO Espaços Públicos da Área Central da Cidade Mobilidade / ReabilitaçãoAção Social “Todos por Todos” continua a apoiar famílias Reabilitação Urbana Famalicão começa a construir a Cidade do FuturoEconomia Concursos para ocupação dos espaços comerciais do novo Mercado Municipal decorrem até 29 de outubroDesporto Treinos do “Famalicão em Forma” chegam às freguesiasCultura e Turismo Festival de Artes BINNAR está de regresso a FamalicãoEmpreendedorismo e Inovação Um regresso ao passado que é futuroDesporto Já se batem bolas no novo Complexo de Ténis de FamalicãoEducação Contabilidade e Gestão crescem na Lusíada de Famalicão
O SEU LUGAR

Território Fértil

Localizado bem no coração do Minho, Vila Nova de Famalicão beneficia da beleza de uma paisagem verdejante, marcada por montes e vales. Nascido para a história em 1205, com atribuição do foral pelo rei D. Sancho I, o concelho famalicense é, atualmente, um importante polo cultural, industrial, comercial e agro-pecuário.

É um dos concelhos mais empreendedores do país. O dinamismo da sua juventude, a eficiência e diversidade da sua mão-de-obra, a qualidade de vida e o crescimento sustentado fazem de Famalicão um concelho com futuro.

Com empresas que são referência nacional e internacional nos sectores do têxtil, do calçado, da alimentação, das obras públicas e da produção de pneus, Famalicão é, sem dúvida, um concelho com marca!

Terra da cultura e do conhecimento é também a terra do grande romancista Camilo Castelo Branco. Mas Famalicão é uma cidade do presente e, sobretudo, do futuro, destacando-se pelo dinamismo da sua política cultural, nomeadamente através da programação contemporânea da Casa das Artes.

Bom para viver, bom para investir, o município tem como cartão-de-visita o Parque verde da Devesa, considerado o “pulmão” da região Norte. São 23 hectares de espaço verde, cruzado por um rio agora despoluído, um lago e vários equipamentos culturais.

A identidade famalicense é reforçada pelas suas tradições, que fazem de Famalicão um concelho genuíno e atrativo, sendo a gastronomia (com os seus rojões à moda do Minho, o arroz de pica no chão e o cabrito assado no forno), o artesanato (onde se destaca as artes da cestaria, olaria e talha) e o património histórico os principais produtos turísticos. Todo este espólio cultural reflete-se nos inúmeros museus e espaços culturais que se espalham pelo município.

Por tudo isto, e muito mais Famalicão é, sem dúvida, um destino obrigatório seja para visitar, para investir ou para viver!