Ambiente Gaivota da Islândia passa inverno em FamalicãoCultura e Turismo Famalicão reúne jovens músicos para estágio em orquestraCOVID-19 Paulo Cunha reclama urgência na criação de laboratório para realização de testes em FamalicãoCOVID-19 Câmara disponibiliza verba para que rastrear utentes dos lares do concelhoCOVID-19 Câmara equipa primeira linha de combate à pandemia com material de proteção individualCOVID-19 Câmara garante apoio financeiro extraordinário do município aos BombeirosCOVID-19 COVID-19: Câmara continua a assegurar refeições escolares durante as férias da PáscoaMobilidade Aviso de Trânsito: Rua Álvaro CastelõesMobilidade Aviso de Trânsito: Centro UrbanoCOVID-19 Câmara oferece apoio psicológico à populaçãoFreguesias Expansão da área central de Joane em discussão públicaCOVID-19 Famalicão cria Linha “Mais e Melhores Anos” para acompanhar e apoiar seniores do concelhoAtualidade Câmara avança com construção do Centro de Recolha Animal COVID-19 Câmara de Famalicão dá aulas de atividade física onlineJuventude Câmara atribui 265 bolsas de estudo ao ensino superiorCOVID-19 COVID-19: Câmara cancela Festas AntoninasCOVID-19 COVID-19: Famalicão Made IN cria linha de apoio às empresasCOVID-19 Mensagem do Presidente da Câmara MunicipalCOVID-19 COVID-19: Farmácias condicionam atendimentoCOVID-19 COVID-19 Câmara reforça desinfeção do espaço públicoCOVID-19 COVID 19: Câmara estende programas educativos a casa dos famalicensesCOVID-19 COVID-19: Câmara promove recolha de luvas e máscaras cirúrgicasCOVID-19 COVID-19: Arriva reduz transporte público rodoviárioCOVID-19 COVID-19: pagamento de parquímetros suspenso em Famalicão
O SEU LUGAR

Território Fértil

Localizado bem no coração do Minho, Vila Nova de Famalicão beneficia da beleza de uma paisagem verdejante, marcada por montes e vales. Nascido para a história em 1205, com atribuição do foral pelo rei D. Sancho I, o concelho famalicense é, atualmente, um importante polo cultural, industrial, comercial e agro-pecuário.

É um dos concelhos mais empreendedores do país. O dinamismo da sua juventude, a eficiência e diversidade da sua mão-de-obra, a qualidade de vida e o crescimento sustentado fazem de Famalicão um concelho com futuro.

Com empresas que são referência nacional e internacional nos sectores do têxtil, do calçado, da alimentação, das obras públicas e da produção de pneus, Famalicão é, sem dúvida, um concelho com marca!

Terra da cultura e do conhecimento é também a terra do grande romancista Camilo Castelo Branco. Mas Famalicão é uma cidade do presente e, sobretudo, do futuro, destacando-se pelo dinamismo da sua política cultural, nomeadamente através da programação contemporânea da Casa das Artes.

Bom para viver, bom para investir, o município tem como cartão-de-visita o Parque verde da Devesa, considerado o “pulmão” da região Norte. São 23 hectares de espaço verde, cruzado por um rio agora despoluído, um lago e vários equipamentos culturais.

A identidade famalicense é reforçada pelas suas tradições, que fazem de Famalicão um concelho genuíno e atrativo, sendo a gastronomia (com os seus rojões à moda do Minho, o arroz de pica no chão e o cabrito assado no forno), o artesanato (onde se destaca as artes da cestaria, olaria e talha) e o património histórico os principais produtos turísticos. Todo este espólio cultural reflete-se nos inúmeros museus e espaços culturais que se espalham pelo município.

Por tudo isto, e muito mais Famalicão é, sem dúvida, um destino obrigatório seja para visitar, para investir ou para viver!