O SEU LUGAR

Visitantes / Roteiros
Famalicão Trilhos

PR2 - VNF

Este percurso, enquadrado entre as localidades de Nine e Arnoso, assenta na componente histórica, religiosa, arqueológica e natural da região, procurando valorizar turisticamente o património existente. Destinado ao público em geral, o percurso de 14,9 km de extensão, pode ser iniciado junto à estação Ferroviária de Nine, ou no Parque de Lazer adjacente ao Mosteiro de Arnoso.

O percurso, desenvolve-se essencialmente em áreas rurais agrícolas e florestais. O traçado acompanha o retalhado de campos de cultivo entre os vales dos rios Este e Guisande, visitando a Ponte de Coura, a igreja românica do antigo mosteiro de Arnoso, o Buraco do Olheiro e o conjunto da eira e espigueiro de Lordelo, paisagens e elementos representativos de uma cultura muito própria, com raízes na terra e forte religiosidade.

Após a passagem do Cruzeiro da Quinta, que marca o início da subida, e da capela do Sr. dos Passos, chega-se ao alto do Monte das Ermidas onde é possível desfrutar da vista e conhecer o povoado da Idade do Ferro do Castro do Monte das Ermidas, antes do regresso ao ponto de partida.

FICHA TÉCNICA

Ponto de Partida e Chegada:
Estação de Caminhos-de-Ferro de Nine

Grau de Dificuldade (1-5):
3

Época Aconselhada:
Todo o ano

Distância:
14,9 Km

Duração:
04h00

Altitude:
220 m (máx.) e 77 m (min.)

Desnível acumulado:
+387 m | -387 m


Percurso/GPS:

Descarregar ficheiro kml (optimizado para PC)

Descarregar ficheiro gpx (optimizado para Telemóvel)

Ver trilho no Portal Wikiloc

Vídeo