O SEU LUGAR

Residentes / Ambiente
Gabinete de Sensibilização Ambiental

Famalicão Sustentável

Contatos

Rua Ernesto Carvalho, Edifício Milão, Bloco - 2, R/C
4760-143 Vila N. Famalicão

Telefone: 252 320 970

O Gabinete de Serviços Ambientais (GSA) , criado em 2013, com o objetivo de traçar um caminho para a sustentabilidade e o desenvolvimento económico e material. Estes objetivos tem que andar de mãos dadas com a sustentabilidade, o desenvolvimento nunca deverá comprometer o futuro das gerações vindouras. A criação de melhores condições ambientais, a promoção e sensibilização junto à população, pretende-se fazer através do GSA, promovendo práticas ambientalmente sustentáveis, nunca descurando a vertente social e económica. Caberá à sociedade ser ativa e interveniente e com forte responsabilidade social. Só assim, com um trabalho conjunto se poderá falar em “Famalicão Sustentável”. O GSA trabalha com e para os cidadãos Famalicenses, para uma proteção, melhoria e conservação do meio ambiente.

Projetos

25 000 árvores para 2025

O Projeto 25 000 árvores para 2025 tem como missão sensibilizar a comunidade para a importância das árvores; Promover a (re)florestação do território através da plantação de 25.000 árvores e arbustos, autóctones em áreas urbanas (espaços verdes e arruamentos), em espaços rurais e florestais e em áreas ribeirinhas. Enriquecer a biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, amenizar o aumento global da temperatura, proteger os solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas, são os objetivos primordiais deste projeto.

Os Nossos Rios

O Município de Famalicão anseia devolver aos famalicenses os seus rios de outrora, de imagens bucólicas, cenários de várias histórias, lendas, diversão e até subsistência. Os recursos de água doce são finitos e como tal é preciso preservá-los. O projeto tem duas vertentes distintas mas que convergem para a mesma finalidade: a Requalificação e Reabilitação dos Rios e das margens Ribeirinhas e a Sensibilização e Educação para a preservação dos mesmos, levando à preservação de um dos mais preciosos recursos naturais.Torna-se assim importante o reaparecimento da figura do Guarda-rios no concelho de Famalicão, cabendo a cada um de nós assumir esse papel.

ECOXXI

É um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Eco Escolas

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
Para além do apoio das pessoas e Instituições da Comissão Nacional, o Eco-Escolas conta ainda com a parceria do Município e apoios específicos de parceiros para algumas das suas atividades. Fornece ainda metodologia, formações, materiais pedagógicos, apoios e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.