Educação Município estreita relação com Universidade Católica PortuguesaAção Social Famalicão atribui apoio extraordinário de 318 mil euros às IPSS do concelhoJuventude Famalicão investe o maior valor de sempre em bolsas de estudo ao ensino superiorCultura e Turismo Memórias do Externato Delfim Ferreira contadas em livroCâmara Famalicão está no caminho do desenvolvimento sustentávelAtualidade Relatório de Sustentabilidade e Responsabilidade Social 2020Juventude Famalicão adere à Rede Nacional de Municípios Amigos da JuventudeAtualidade Famalicão está a elaborar uma Estratégia Local de Habitação com a participação dos famalicensesEducação Famalicão premiou três projetos empreendedores de alunos do ensino profissional “ADN Made IN” vai pôr gente de fibra à conversaCultura e Turismo Estão abertas as candidaturas ao Grande Prémio de Conto Camilo Castelo BrancoSegurança e Proteção Civil Câmara limpa mais de 70 hectares de terreno junto às zonas industriaisCultura e Turismo Famalicão cria Rede Municipal de Trilhos da NaturezaEducação Nova Escola Básica de Avidos começa a ganhar forma no primeiro semestre deste anoAmbiente Cortes no abastecimento de águaMobilidade Construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável: alteração ao trânsitoDesporto Ação de formação em Técnicas Avançadas de Salvamento na Aula de NataçãoCOVID-19 Vacinação Covid | Informação da Direção Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de FamalicãoAmbiente Realização de podas na Avenida 25 de AbrilCOVID-19 Famalicão quer que todos sejam super-heróis neste CarnavalAmbiente “Comércio Ecológico” em Famalicão na senda do desenvolvimento sustentávelCâmara Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras abre concurso para logotipo
O SEU LUGAR

Residentes / Ambiente Gabinete de Sensibilização Ambiental

Famalicão Sustentável

Contatos

Praça D. Maria II, nº 282
4760 - 111 Vila Nova de Famalicão

Telefone: 252 320 970

O Gabinete de Serviços Ambientais (GSA) , criado a 24 de Outubro de 2013, com o objetivo de traçar um caminho para a sustentabilidade. O desenvolvimento económico e material tem que andar de mãos dadas com a sustentabilidade, o desenvolvimento nunca deverá comprometer o futuro das gerações vindouras. A criação de melhores condições ambientais, a promoção e sensibilização junto à população, pretende-se fazer através do GSA, promovendo práticas ambientalmente sustentáveis, nunca descorando a vertente social e económica. Caberá à sociedade ser ativa e interveniente e com forte responsabilidade social. Só assim, com um trabalho conjunto se poderá falar em “Famalicão Sustentável”. O GSA trabalha com e para os cidadãos Famalicenses, para uma proteção, melhoria e conservação do meio ambiente.


Projetos

25 000 árvores para 2025

O Projeto 25 000 árvores para 2025 tem como missão sensibilizar a comunidade para a importância das árvores; Promover a (re)florestação do território através da plantação de 25.000 árvores e arbustos, autóctones em áreas urbanas (espaços verdes e arruamentos), em espaços rurais e florestais e em áreas ribeirinhas. Enriquecer a biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, amenizar o aumento global da temperatura, proteger os solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas, são os objetivos primordiais deste projeto.

Os Nossos Rios

O Município de Famalicão anseia devolver aos famalicenses os seus rios de outrora, de imagens bucólicas, cenários de várias histórias, lendas, diversão e até subsistência. Os recursos de água doce são finitos e como tal é preciso preservá-los. O projeto tem duas vertentes distintas mas que convergem para a mesma finalidade: a Requalificação e Reabilitação dos Rios e das margens Ribeirinhas e a Sensibilização e Educação para a preservação dos mesmos, levando à preservação de um dos mais preciosos recursos naturais.Torna-se assim importante o reaparecimento da figura do Guarda-rios no concelho de Famalicão, cabendo a cada um de nós assumir esse papel.

ECOXXI

É um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.
Visa a identificação e o reconhecimento de boas práticas de sustentabilidade valorizando, a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, politicas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.

Eco Escolas

Programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.