O SEU LUGAR

Residentes / Cultura
Rede de Museus

Museu Bernardino Machado

Rua Adriano Pinto Basto, 79
4760-114 Vila Nova de Famalicão

T: 252 377 733
E: museu@bernardinomachado.org

Horário
Terça a sexta:
10h00 às 17h30

Sábado e domingo:
14h30 - 17h30

Encerra às segundas e feriados nacionais, sábado de Páscoa, 24 e 31 dezembro.

Entrada Livre

O Museu Bernardino Machado, inaugurado em 2001, encontra-se instalado no Palacete do Barão da Trovisqueira, mandado construir em 1857 por José Francisco da Cruz Trovisqueira, um dos mais relevantes “brasileiros de torna-viagem” famalicenses. Na arquitetura do edifício destaca-se o revestimento azulejar da fachada principal e de parte do seu interior, a escadaria de madeira e os tetos em estuque ornamental, apresentando decoração neoclássica com simbologia mitológica, alegórica e motivos fitomórficos.
O projeto do Museu nasceu da estreita colaboração entre o Município de Vila Nova de Famalicão e os descendentes do antigo Presidente da República Bernardino Machado, que depositaram e doaram um conjunto de objetos pessoais, académicos e profissionais, para além do seu acervo documental e bibliográfico, um dos mais ricos e significativos para o estudo da história da Primeira República.
Na exposição permanente é possível conhecer as diferentes facetas de Bernardino Machado – o Homem, o Pedagogo, o Cientista e o Político -, a refundação do concelho de Vila Nova de Famalicão (1835) e o seu percurso político, económico e social até finais do século XIX.
Desde 2002, integra a Rede Portuguesa de Museus.

Missão
Convocar a história e a memória como agentes do conhecimento, fomentar o diálogo e a ação comunicacional, promover a liberdade de pensar, a sociabilidade, o homem como “projeto” (e não mero “objeto”), o personalismo e a cidadania.

Objetivos
1. Proporcionar o conhecimento da obra de Bernardino Machado, enquanto pedagogo, cientista, político e “aprendiz de filósofo”;
2. Proporcionar o conhecimento do contexto histórico em que se concretizou o objetivo anterior;
3. Proporcionar o conhecimento e debate crítico e hermenêutico dos ideosofemas fundamentais do pensamento de Bernardino Machado;
4. Compreender os factos, acontecimentos e estruturas de longa duração (nacionais, internacionais e locais) associados a estes ideosofemas;
5. Compreender, criticamente, os conceitos neles envolvidos.

Palavras inspiradoras
Liberdade – Solidariedade – Autonomia – Cidadania – Demopedia

Exposição Permanente

A exposição permanente retrata as várias facetas do Presidente da República Bernardino Machado: o Homem, o Pedagogo, o Cientista e o Político.

O Museu também disponibiliza à consulta, um dos acervos mais ricos e significativos para o estudo da história da 1.ª República, pelo facto de Bernardino Machado ser um dos vultos mais notáveis deste período histórico.

Saiba mais sobre o Museu Bernardino Machado
Visite o website