Freguesias Reabilitação da zona envolvente ao Mosteiro é “obra do século” em Oliveira Santa Maria Reabilitação Urbana Área arbórea do centro de Famalicão mais do que duplica Desporto Construção do Centro de Atletismo arranca no início de 2021 Cultura e Turismo Bienal de Pintura do Eixo Atlântico COVID-19 Cemitério Municipal encerra nos dias 31 de outubro e 1 de novembroReabilitação Urbana Famalicenses com mais de dois mil lugares de estacionamento gratuito na cidadeCultura e Turismo Autarcas e membros da comunidade famalicense promoveram ação de limpeza em S. Miguel-o-Anjo Empreendedorismo e Inovação Nova incubadora Famalicão Made IN estimula a sustentabilidadeSegurança e Proteção Civil Famalicão ativou Plano Municipal de Emergência de Proteção CivilAmbiente Interrupções no abastecimento de águaCâmara Reunião municipal de 22/10 com transmissão em diretoEducação IPCA aposta forte em FamalicãoFreguesias União das Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei mostra trabalho feito e lança projetos para o futuroCultura e Turismo Famalicão abre Torre Literária com Louvor e Simplificação da Literatura PortuguesaEducação Biblioteca Municipal cria serviço de consulta e leitura de jornais em formato digitalReabilitação Urbana AVISO TRÂNSITO Espaços Públicos da Área Central da Cidade Mobilidade / ReabilitaçãoAção Social “Todos por Todos” continua a apoiar famílias Reabilitação Urbana Famalicão começa a construir a Cidade do FuturoEconomia Concursos para ocupação dos espaços comerciais do novo Mercado Municipal decorrem até 29 de outubroDesporto Treinos do “Famalicão em Forma” chegam às freguesiasCultura e Turismo Festival de Artes BINNAR está de regresso a FamalicãoEmpreendedorismo e Inovação Um regresso ao passado que é futuroDesporto Já se batem bolas no novo Complexo de Ténis de FamalicãoEducação Contabilidade e Gestão crescem na Lusíada de Famalicão
O SEU LUGAR

Visitantes / Experiências Animação Turística e Eventos


Festas Antoninas

Data
Junho

Local
Ruas da cidade

É no coração do Minho, em Vila Nova de Famalicão, que, todos os anos em Junho, se cumpre uma das maiores e mais animadas romarias do país. As Festas Antoninas, em honra do Santo Casamenteiro, mobilizam todo o concelho e chamam à cidade milhares de turistas.

Vivem-se as tradições populares mais profundas, com a descoberta e o reencontro de costumes, sentimentos e sabores ancestrais. Pelas ruas, os aromas dos manjericos confundem-se com os da sardinha assada na brasa e das fêveras de porco. Come-se o Caldo Verde e bebe-se o vinho tinto do pipo. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há música, bailaricos e arraiais populares. Os rapazes compram um manjerico para oferecer à namorada com uma quadra popular sempre original e, por vezes, brejeira ou jocosa. A festa faz-se na rua e todos são convidados.

As marchas populares são um dos pontos altos das festas.Todos os anos um grandioso desfile alegórico atravessa o centro da cidade até ao estádio Municipal, espalhando cor, alegria e vivacidade pelas ruas, numa animada e saudável disputa entre as diversas associações do concelho. Mas em Famalicão, as Antoninas também são das crianças, e são elas que protagonizam um dos momentos mais bonitos e encantadores do evento, com as Marchas Infantis.

A música é também um dos pontos fortes das festas de Vila Nova de Famalicão, com a presença de grandes nomes da música nacional. As Rusgas Populares, as Fogueiras e as Cascatas de Santo António são outros dos momentos tradicionais do evento, aos quais se juntam as cerimónias religiosas com destaque para a distribuição do Pão de Santo António. Uma esplêndida sessão de fogo-de-artifício costuma encerrar as festividades iluminando e ecoando pelo céu, sendo apreciado até vários quilómetros de distância.

Mensagem do Presidente

Famalicão é o lugar das Antoninas

As Antoninas são as festas de Famalicão e dos famalicenses. São a homenagem de um povo a Santo António, casamenteiro e protetor dos pobres, mas são também o grande momento de afirmação da identidade e do orgulho da nossa terra e das nossas gentes.

As Antoninas são de Famalicão!
Para celebrar este grande acontecimento preparamos um vasto programa onde a tradição se conjuga com a novidade e os costumes ancestrais são revividos em harmonia com as tendências das novas gerações.

As Marchas Antoninas e as Rusgas mantêm o esplendor tradicional, espalhando cor e alegria pelas ruas da cidade, numa grande festa popular. A vertente religiosa é vivida com serenidade e respeito, com a distribuição do Pão de Santo António e a Procissão Solene, entre outros momentos.
Miguel Araújo e David Fonseca são as grandes atrações musicais, mas a animação faz-se nas ruas com os saltos às fogueiras, as petiscadas, os arraiais e o divertimento típico de um povo orgulhoso das suas tradições, que faz a festa livremente em toda a cidade.

Espero que as Antoninas 2019 sejam mais um motivo de orgulho para todos os Famalicenses e um evento atrativo para os milhares de turistas que nos visitam.

Paulo Cunha
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

Marchas Antoninas 2019