O SEU LUGAR

Localização priveligiada

Com uma localização privilegiada no noroeste português, entre o Porto e a Galiza (Espanha), o Município de Vila Nova de Famalicão é a porta de entrada do Minho para quem vem do Sul, e a última referência do Minho para quem vem do Norte de Portugal Continental e Galiza. A sua localização privilegiada motivou, desde tempos ancestrais, a passagem e fixação de povos e civilizações que deixaram marcas das suas riquezas e culturas no território até aos dias de hoje.

O município é limitado a norte pelo município de Braga, a leste por Guimarães, a sul por Santo Tirso e Trofa, a oeste por Vila do Conde e Póvoa de Varzim e a noroeste por Barcelos. O concelho de Famalicão é servido atualmente por uma moderna rede de acessibilidades, acolhendo um dos mais importantes cruzamentos de autoestradas do país – A3 (Porto – Vigo) e A7 (Guimarães – Póvoa de Varzim), bem como um serviço de transportes ferroviários com ligações directas a Braga, Guimarães, Porto, Vigo, Coimbra, Lisboa e Algarve.

A cidade fica a 20 minutos do aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro e do Porto de Mar de Leixões e a cerca de uma hora da Galiza e do Aeroporto de Vigo.

A sua localização privilegiada confere-lhe o estatuto de charneira no cruzamento de caminhos, motivando desde tempos ancestrais a passagem e presença de povos e civilizações que, por aqui, deixaram marcas das suas riquezas e culturas.