O SEU LUGAR
Solidariedade

“Guardas” de palmo e meio apelam à prevenção dos maus tratos na infância na Feira Semanal de Joane

15-04-2024

Mais de uma dezena de crianças e jovens da Associação Teatro Construção percorreram a Feira Semanal de Joane, no passado sábado, dia 13 de abril, numa ação de sensibilização para a prevenção dos maus tratos na infância, em coordenação com a GNR - Guarda Nacional Republicana.

“É pela voz dos mais novos que a transmissão desta importante mensagem tem mais força” comenta o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que também se associou à iniciativa.

“Todas as crianças merecem crescer num lar em que são acarinhadas e respeitadas. Infelizmente, ainda se verificam situações de maus tratos, daí a importância de apelar à mudança, sensibilizando a nossa comunidade para a prevenção e denúncia destas situações que deixam mazelas, especialmente psicológicas, difíceis de reparar”, refere o edil.

A ação de sensibilização foi desenvolvida no âmbito do "Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, que está a ser assinalado pela CPCJ - Vila Nova de Famalicão em parceria com a autarquia famalicense, com o objetivo de consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção dos maus tratos a crianças e jovens.

Recorde-se que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

459 leituras