O SEU LUGAR
Ambiente

Famalicão associa-se este sábado à Hora do Planeta

19-03-2024

Vila Nova de Famalicão volta a associar-se este sábado, dia 23, à maior e mais importante hora pelo Planeta. O município volta a juntar-se ao apagão mundial da Hora do Planeta, iniciativa simbólica promovida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em parceria com a World Wide Fund For Nature (WWF), com o objetivo de sensibilizar e alertar a população para os efeitos da crise climática.

Entre as 20h30 e as 21h30 deste sábado, e à semelhança do que acontecerá em várias cidades mundiais, Famalicão vai proporcionar um momento único de contemplação desligando as luzes de alguns dos locais e monumentos mais emblemáticos da cidade.

Nos Paços do Concelho, a iniciativa ficará também marcada pela realização de uma oficina de construção de lanternas sustentáveis, entre as 19h30 e as 21h30, destinada a todas as famílias com crianças a partir dos 4 anos. Nesta oficina, os participantes começarão por experimentar o funcionamento de um circuito elétrico simples e manipular os seus componentes. Com todos os materiais a postos e os saberes adquiridos, vão depois construir lanternas sustentáveis, a partir de resíduos sólidos urbanos recolhidos e trazidos das suas casas (copos de iogurte e rolos de papel higiénico).

Refira-se que a Hora do Planeta nasceu em 2007, em Sydney, Austrália, como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas.

1184 leituras