O SEU LUGAR
Atualidade

Famalicão assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

27-11-2023

O Município de Famalicão vai assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado anualmente a 25 de novembro, com a realização de uma tertúlia, na próxima segunda-feira, dia 27, sobre Violência Interpessoal, com a participação de vários especialistas da área.

A iniciativa arranca às 9h00, terá lugar na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e inclui a apresentação do “Manual do Agressor: da Prevenção à Identificação da Violência”.

A tertúlia, aberta ao público, contará com a intervenção de Madalena Sofia Oliveira, especialista na área psicossocial forense (área da vitimologia) e docente no Instituto Superior de Serviço Social do Porto, no Instituto Universitário de Ciências da Saúde - CESPU e na Universidade da Maia, que irá falar sobre “Violência em Contexto Geral”, às 10h00. Seguir-se-á uma sessão de partilha de políticas e práticas públicas de municípios da CIM do Ave, pelas 10h30.

A apresentação do Manual do Agressor terá lugar às 11h00 e contará com o contributo de Rui Abrunhosa, Diretor-Geral da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

Refira-se que o “Manual do Agressor: da Prevenção à Identificação da Violência” foi concebido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com instituições locais e nacionais ligadas à área da educação, solidariedade social, segurança e justiça. Tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a prevenção e identificação dos agressores de modo a contribuir para uma intervenção mais eficaz, bem como, a abertura de discussão e orientação para a intervenção na prevenção e encaminhamento destes casos.

9770 leituras