Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Roteiro da Inovação e Educação e Freguesias
Projeto educativo inovador preenche tardes com dança, teatro, andebol e artes plásticas em Requião
    18-03-2019
    A música começa e num doce balanço as crianças seguem ao ritmo dos acordes para a frente e para trás em sintonia com os seus pares. Aqui não há pés de chumbo! As danças de salão são uma das atividades preferidas das crianças da Escola Básica de Requião, em Vila Nova de Famalicão, que têm todas as tardes da semana reservadas para o divertimento e brincadeira. Para além da dança, há teatro, artes plásticas e andebol. Estas atividades de enriquecimento escolar, pouco comuns, são escolhidas a dedo e geridas pela associação de pais, em articulação com o corpo docente e junta de freguesia e proporcionadas por associações do concelho.

    E se estas atividades são um estimulo e uma motivação para os mais novos, na Escola Básica de Requião há um outro fator de peso que tem vindo a conquistar as crianças, mas também os pais e professores. Aqui, as manhãs são de aprendizagem e trabalho e as tardes são de divertimento e brincadeira com as atividades extraordinárias. Conjugados os dois fatores, o resultado é um projeto educativo diferenciador que permite às crianças uma maior rentabilidade do tempo para estudar e a frequência de atividades únicas e fantásticas.

    O novo método foi adotado no início do ano letivo depois da comunidade educativa, direção da escola, junta de freguesia e associação de pais, com o apoio da câmara municipal, ter sentido a necessidade de criar um projeto diferenciador naquele contexto específico, proporcionando às crianças novos estímulos.

    “Decidimos regressar às origens”, ao tempo em que a escola e o estudo ocupava só uma parte do dia, deixando o restante livre. “De manhã, as crianças estão mais despertas e concentradas para aprender, sabendo já que vão preencher a tarde de forma lúdica e divertida, com atividades que os animam e enriquecem. Também podem ir para casa se o pretenderem”, explicou a presidente da Associação de Pais, Maria Antónia.

    O balanço é “extraordinariamente positivo”. “Muito melhor do que esperávamos, muitos meninos que resistiam à escola, vêm hoje mais contentes e motivados”, acrescentou a responsável. Também a coordenadora da escola, Margarida Moreno salientou que “as crianças estão muito mais felizes e é para isso que todos trabalhamos”, sublinhando que o projeto resulta da “união de esforços de toda a comunidade educativa”.

    O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, teceu rasgados elogios ao projeto, salientando que se “trata de um projeto que marca pela diferença, onde a dimensão informal tem espaço sem perda da componente letiva ou de conteúdos, com atividades muito enriquecedoras, o que é muito positivo”.

    Neste âmbito, o autarca desafiou as escolas do concelho a fazer diferente, indo de encontro às necessidades e gostos das crianças, não replicando o modelo da escola de Requião, mas encontrando outros projetos marcantes que se afirmem pela diferença. Por outro lado, Paulo Cunha mostrou-se muito satisfeito com o envolvimento das associações locais, na oferta das atividades extracurriculares. “É bom ver as nossas escolas a arriscar em novos modelos, mas sem aventureirismos, antes devidamente preparados e seguros dos benefícios”.

    Refira-se que é a Associação de Pais que gere as atividades extra curriculares, no âmbito de um protocolo celebrado com a Câmara municipal e com o agrupamento assegurando a transferência de verbas e a sustentabilidade financeira das atividades diferenciadoras oferecidas às crianças.
15/03/2019 Projeto educativo inovador preenche tardes com dança, teatro, andebol e artes plásticas em Requião.
Imagens: FAMA TV
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
580 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse