Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Educação e Cultura e Turismo
Candidaturas para estágio de instrumentistas jovens decorre até 24 de julho
    16-07-2019
    O município de Vila Nova de Famalicão vai promover entre 2 e 7 de setembro a I Edição do JOF - Jovem Orquestra de Famalicão, um estágio de orquestra sinfónica de curta duração dirigido a jovens instrumentistas oriundos do concelho ou com formação pré-universitária em Vila Nova de Famalicão. Os interessados – que podem receber um prémio de participação até aos 550 euros, dependendo da formação, idade e local de residência – devem efetuar a sua candidatura até 24 de julho, no link
    O número de vagas está limitado aos 65 participantes, sendo distribuídos pelos instrumentos de cordas (22 violinos; 8 violas; 6 violoncelos; 4 contrabaixos e 1 harpa); sopro (3 flautas; 2 oboés; 2 clarinetes; 2 fagotes; 5 trompas; 2 trompetes; 2 trombones tenor; 1 trombone baixo e 1 tuba) e 4 instrumentos de percussão.

    Os participantes estarão ainda organizados em categoria por ordem preferencial, sendo que na categoria A estão os instrumentistas profissionais com menos de 30 anos de idade; na categoria B os instrumentistas em formação no ensino superior (bacharelato/licenciatura ou mestrado) e na categoria C os músicos em formação pré-universitária no ensino profissional ou artístico especializado, a residir ou estudar no concelho de Vila Nova de Famalicão.

    De acordo com o regulamento, os instrumentistas serão apoiados com um prémio de participação que irá depender da categoria em que se inserem, sendo que os que estão inseridos nas categorias A e B recebem 250 euros aos quais acrescem 200 ou 300 euros, se residirem fora de Portugal ou da Europa. Os que se inserem na categoria C recebem 100 euros. Para além disso, o município irá assegurar refeições previstas no Plano de Estágio e transportes.

    O estágio irá integrar ensaios de orquestra e dois concertos, no dia 6 de setembro, na igreja de Delães e no 7 de setembro, no Parque da Devesa. O maestro convidado será o famalicense José Eduardo Gomes, que é atualmente maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica da FEUP e do Coro do Círculo Portuense de Ópera. Recentemente foi laureado com o 2º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos, na categoria de Direção de Orquestra, tendo obtido igualmente o Prémio da Orquestra.

    Para além dos participantes selecionados, a organização poderá convidar outros instrumentistas sempre que se revele necessário para a eficácia do estágio ou para o equilíbrio artístico da orquestra.

    O estágio terá ainda uma direção artística que será constituída, para além do maestro convidado, por representantes das Escolas com ensino profissional e especializado da música no concelho, nomeadamente o CCM – Centro de Cultura Musical, aArtEduca – Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão e a ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

    É da competência da Direção Artística do Estágio selecionar e aprovar as candidaturas, e propor à organização a contratação de outros músicos instrumentistas, quando se justificar.

    Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, esta iniciativa tem como objetivos “responder a características únicas do território de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente a existência de um forte e dinâmico ecossistema cultural associado ao ensino artístico especializado e ao ensino profissional de música”. “Sabendo que muitos destes alunos têm prosseguido estudos e carreiras profissionais por outras instituições em Portugal e por toda a Europa, o estágio procura valorizar estes jovens músicos, em formação e em atividade profissional, promovendo o diálogo intercultural entre Famalicão e a sua Diáspora, estabelecendo pontes entre o ensino artístico proporcionado na região e o ensino superior”, acrescenta o autarca.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1527 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse