Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Urbanismo
 
O Município tem como responsabilidade estratégica a promoção da política de ordenamento do território e de urbanismo, tendo como finalidade salvaguardar e valorizar as potencialidades do território, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das gerações atuais e vindouras.
 
xxPlaneamento territorial
 

No domínio do planeamento territorial, a revisão do Plano Diretor Municipal é uma prioridade do Município, na medida em que este plano estabelece a estratégia de desenvolvimento territorial, o modelo de organização espacial do território concelhio, o regime de uso do solo e a respetiva execução e programação.

Em 2014, foram executados os seguintes trabalhos, no âmbito da conclusão da proposta final do plano.

 
Principais medidas no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal, em 2014

- Contratualização de serviços externos especializados para a prestação de serviços de adaptação da proposta de revisão do Plano Diretor Municipal à nova cartografia e legislação em vigor, aprovada por deliberação da Câmara Municipal em 6 de março.

- Tratamento, quantificação e conclusão da proposta Final da Reserva Agrícola Nacional - fundamentação dos pedidos de exclusão da RAN bruta e realização de reuniões de trabalho com a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte, tendo em vista a preparação da obtenção do parecer final desta entidade. Posteriormente procedeu-se à elaboração do relatório Final da Reserva Agrícola Nacional (RAN).

- Conclusão das plantas para a Reserva Ecológica Nacional e delimitação dos sistemas a integrar o nível 1 da Estrutura Ecológica Municipal (EEM), neles se incluindo a delimitação dos espaços naturais relacionados com as galerias ripícolas e a atualização dos leitos dos cursos de água, que integrarão a planta de Servidões e Restrições de Utilidade Pública, e elaboração das plantas de nível 1, 2 e 3.

- Aferição das áreas percorridas por incêndio e análise de conflitos de perigosidade de incêndio florestal com a proposta dos perímetros urbanos e elaboração das respetivas fichas de conflitos da Perigosidade com a proposta de Ordenamento e carta de Condicionantes.

- Atualizações das Plantas e do Relatório decorrentes da classificação de valores patrimoniais, em articulação com a Direção Regional de Cultura do Norte.

- Atualização da proposta de Ordenamento do Território.

- Atualização e adaptação das Plantas de Condicionantes, de Estrutura Ecológica, de Hierarquia Viária e de Rede Viária Classificada à cartografia ETRS89, bem como das Plantas de Situação Existente, de Rede Viária Classificada, de Mobilidade e Acessibilidades e de Enquadramento Regional.

- Atualização das UOPG´s (Unidades Operativas de Planeamento e Gestão) e programação das mesmas.

- Atualização do Regulamento, em harmonia com a proposta de Ordenamento, a Estrutura Ecológica Municipal, os Recursos Geológicos e os Valores Patrimoniais Edificados, Arqueológicos e Naturais.

- Elaboração dos relatórios de infraestruturas Hidráulicas, das infraestruturas de Mobilidade e Acessibilidades e Transportes e dos respetivos programa de execução.

- Realização, em 14 de julho de 2014, da reunião com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

- Realização da 4ª Reunião da Comissão de Acompanhamento, em 16 de dezembro de 2014, que aprovou a emissão do parecer final, permitindo que a Câmara Municipal possa dar sequência ao processo de revisão do PDM, através da abertura dos procedimentos de discussão pública.

- Reunião de concertação, em 16 de dezembro de 2014, com o Instituto de Conservação da Natureza e Floresta.

 
Acompanhamento de projetos estruturantes com impacto no território concelhio

No domínio do urbanismo e do ordenamento do território, uma das principais preocupações da Câmara Municipal em 2014 foi o acompanhamento sistemático dos projetos estruturantes da responsabilidade da Administração Central do Estado, com impacto no território concelhio, nomeadamente dos seguintes:

- Rede Nacional de Transporte de Energia Elétrica. Eixo entre Vila do Conde e a rede elétrica espanhola;

- Plano de Ação de Redução de Ruído das Estradas Nacionais, designadamente da EN 14 e da ER 206;

- Rede de Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, que abordou a situação da variante à EN 14;
 
xxReabilitação urbana
 
O Município, considerando a pertinência atual da reabilitação urbana no contexto das políticas de ordenamento do território e de promoção do desenvolvimento e competitividade urbanos, quer ao nível municipal, mas particularmente, no quadro nacional, definiu como prioridade de ação neste domínio promover uma abordagem estratégica global sobre reabilitação urbana para a rede de centros urbanos do concelho.
 
Principais medidas no âmbito da reabilitação urbana, em 2014

- Elaboração do levantamento do estado de conservação dos edifícios no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

- Emissão de parecer prévio favorável, para a abertura de procedimento adequado, à celebração do contrato de aquisição de serviços de assessoria técnica ao processo de delimitação da Área de Reabilitação Urbana do centro urbano da cidade de Vila Nova de Famalicão e à elaboração do respetivo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana, de acordo com a deliberação da Câmara Municipal de 28 de agosto de 2014.

- Organização de eventos orientados para a sensibilização da comunidade e dos atores institucionais sobre a reabilitação urbana, no âmbito da Semana do Crescimento Inteligente da iniciativa "Famalicão Visão'25 - 25 ideias de futuro". Neste sentido, foi promovida uma série de iniciativas, designadamente as seguintes:

- A iniciativa "Se as paredes falassem…". À semelhança do que ocorreu noutras cidades, foi lançado o desafio de pedir aos cidadãos que identificassem os edifícios devolutos ou desaproveitados na cidade.

- Organização do Concurso de fotografia "Flash-Urbe, Reabilitação Urbana", aprovada por deliberação da Câmara Municipal de 16 de outubro de 2014. O concurso teve como objetivos promover a consciencialização para a relevância da reabilitação urbana, reunir um espólio de fotografias capazes de traduzir o estado atual dos edifícios do centro urbano, criar um centro documental que permita definir critérios de atuação e completar a inventariação da base de dados do património edificado.

- Dinamização da iniciativa "Bar da moda, reabilitar está na moda", apresentou-se sob a forma de palestras informais, em que a arquitetura e engenharia se aliaram em torno da reabilitação urbana. Este evento pretendeu chamar a atenção para a degradação progressiva das estruturas urbanas, dos edifícios e dos espaços exteriores.

- Organização de visitas ao Hotel Garantia no âmbito da iniciativa "Reabilitar é uma garantia!", que pretendeu chamar a atenção para os edifícios devolutos no centro da cidade.

- Organização de uma sessão sobre a reabilitação urbana, no dia 30 de setembro de 2014, no âmbito da iniciativa "3.as Técnicas", referida no presente capítulo.

- Delimitação da Área de Reabilitação Urbana do centro urbano da cidade de Vila Nova de Famalicão, aprovada pela Câmara Municipal, na sua reunião de 18 de dezembro de 2014.

 
xxProjetos de cooperação intermunicipal e transnacional
 
Cooperação no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Ave

No ano findo, o Município cooperou com a Comunidade Intermunicipal do Ave e a Agência de Energia do Ave na realização da Matriz Energética e da Sustentabilidade Climática do Ave, através do apoio na recolha e gestão de informação os consumos energéticos a nível local, bem como no processo de elaboração do Plano de Ação de Energia Sustentável.

Cooperação no âmbito da Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero

No âmbito da Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero, as principais atividades de 2014 foram a elaboração do Relatório Estratégico do "Estudo de mobilidade e acessibilidades no quadrilátero" e do Estudo de Modelo Funcional, Jurídico e de Viabilidade Económica e Financeira do Centro Inteligente de Gestão da Mobilidade.

Cooperação no âmbito do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular

Em 2014, foram feitas reuniões com vista à melhoria do relatório de diagnóstico do plano de ação Famalicão Sustentável - Agenda 21 Local, em parceria com a Agência de Ecologia Urbana do Eixo Atlântico.

Projeto ParkAtlantic

Este projeto, tem como objetivo principal potenciar o contributo valioso dos parques urbanos na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, em cooperação com os seguintes parceiros europeus: Município de Santiago de Compostela (Espanha), a Mid-West Regional Authority (cidade de Limerik, Irlanda), a Communauté d' Aglomeération du Pau-Pyrénées e o Município de Angers (França).
Principais medidas no âmbito do Projeto ParkAtlantic, em 2014

- Participação no seminário internacional sobre a Valorização dos Ecossistemas na Estrutura Verde da Cidade, que teve lugar na cidade francesa de Angers, nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2014.

- Atribuição de apoio financeiro de 22.250,00 € à ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, para a comparticipação das despesas da 2.ª fase do Projeto ParKatlantic - Parques Atlânticos, relativa à parte não financiada pelo FEDER, através do Programa INTERREG - Espaço Atlântico, aprovada pela Câmara Municipal em 20 de fevereiro de 2014.

- Realização, em parceria com a ADRAVE, da conferência subordinada ao tema "O Valor económico dos serviços prestados pelos espaços verdes: a integração das perspetivas económica, social e ambiental", que teve lugar na Casa das Artes, no dia 18 de julho de 2014.

- Elaboração e apresentação do estudo do valor económico dos serviços dos ecossistemas promovidos pelo Parque da Devesa, que quantificou os serviços de suporte, produção, regulação e culturais que o parque fornece à população. Este estudo foi inserido no estudo sobre o Valor Económico dos Parques Urbanos e dos Espaços Verdes do Atlântico.

 
xxOutros assuntos na área do urbanismo e do ordenamento do território
 
Iniciativa "Sábados nos Paços de Concelho"

Com o intuito de dar a conhecer e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de valorização do património e dando um claro sinal de aproximação da administração pública aos cidadãos, técnicos do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística e da Divisão de Cultura e Turismo asseguraram promoção de visitas guiadas ao edifício dos Paços do Concelho e aos respetivos jardins, nos primeiros sábados de cada mês, da parte da manhã. Esta iniciativa decorreu até junho de 2014.

Portal Geográfico

Em fevereiro de 2014, foi disponibilizado o Portal Geográfico do Município de Vila Nova de Famalicão, tendo como objetivo proporcionar a todos os cidadãos e a todas as entidades públicas ou privadas que necessitam de aceder a informação de base territorial, a possibilidade de visualizar, pesquisar e explorar informação geográfica relativa ao território do nosso concelho.

Inaplicabilidade do Código Regulamentar de Atividades Particulares, Espaço Público e Urbanização a construções erigidas sem controlo prévio anteriores a 2003

Na sua reunião de 6 de março de 2014, a Câmara Municipal deliberou sobre a inaplicabilidade das disposições legais constantes dos artigos 35.º a 44.º do Código Regulamentar de Atividades Particulares, Espaço Público e Urbanização às construções erigidas sem controlo prévio anteriores a 2003, comprovadamente existentes pelo levantamento aerofotográfico de agosto de 2003, desde que as mesmas cumpram todas as outras normas legais e regulamentares aplicáveis.

"3.ªs Técnicas"

Em maio de 2014, o Município lançou a iniciativa "3.as Técnicas", que visa a valorização das boas práticas do ordenamento do território junto dos serviços municipais, de técnicos externos e dos cidadãos em geral. Nos dias 20 de maio, 1 de julho e 30 de setembro de 2014, realizaram-se sessões que abordaram o Portal Geográfico, a legislação sobre o Licenciamento Zero e a Reabilitação Urbana, respetivamente.

Alteração dos limites territoriais

O Município, através do Departamento de Ordenamento e Gestão Urbanística, tem assegurado o acompanhamento e o apoio técnico na definição dos limites territoriais entre freguesias.

Neste âmbito, tem sido objeto de acompanhamento o processo de alteração dos limites territoriais entre Ribeirão e Lousado, cujos órgãos representativos tem pugnado a retificação dos seus limites administrativos definidos pelo Instituto Geográfico Português e posteriormente pela Direção Geral do Território, nas várias versões da Carta Administrativa Oficial de Portugal.

Considerando que os órgãos representativos das Freguesias de Ribeirão e Lousado estão de acordo com a alteração acima referida e a fixação de limites administrativos é da competência exclusiva da Assembleia da República, a Câmara Municipal, na sua reunião de 8 de julho, deliberou emitir parecer favorável sobre o Projeto de Lei nº 617/XII, relativo à-alteração dos limites territoriais.

Neste domínio específico, merece igualmente menção o acompanhamento do processo de retificação dos limites administrativos entre as freguesias de Joane e de Airão Santa Maria (Guimarães), bem como do processo de retificação, dos limites administrativos entre as freguesias de Delães, Oliveira São Mateus, Bairro e União das Freguesias de Ruivães e Novais.

Estudos e projetos na área da mobilidade

Considerando que as questões da mobilidade têm efeitos sobre o desenvolvimento do território e a qualidade de vida das pessoas, o Município tem dado uma especial atenção à definição de estudos e projetos que englobem o ordenamento do território e a mobilidade. Em 2014, mereceram destaque a cooperação com Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero no domínio da mobilidade, referida no presente capítulo, a participação no XI Congresso Ibérico "A Bicicleta e a Cidade", a apresentação da 1.ª fase do projeto da rede ciclável urbana e a conclusão dos projetos de execução do Eixo 1 - Ciclovia da Estação e do Eixo 2 - Ciclovia das Escolas (consultar o capítulo "Mobilidade").

Declarações de interesse municipal

Em 2014, a Câmara Municipal aprovou um conjunto de declarações de interesse municipal, tendo em vista contribuir para o desenvolvimento económico do concelho (consultar o capítulo "Economia e Empreendedorismo"). Além disso, o órgão executivo aprovou a emissão de declarações de interesse municipal conducentes à concretização de projetos promovidos por instituições que atuam na área educativa e social:

- Declaração de interesse municipal da construção de um bloco de balneários e arrelvamento com relva sintética num campo de jogos, de apoio a complexo escolar de Riba de Ave, requerida pela Didáxis - Cooperativa de Ensino, CRL (deliberação de 18 de abril de 2014);

- Construção de um lar de terceira idade, sito em Cavalões, da União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, tendo em vista a concretização de um lar de terceira idade, requerida pela entidade Pratinha, Unipessoal, Lda. (deliberação de 8 de maio de 2014);

- Ampliação da área de construção do empreendimento social destinado a Jardim de Infância já existente, sito em Gavião, requerida pela Mais Plural - Cooperativa de Solidariedade Social de Apoio a Crianças, Jovens e Idosos, C.R.L. (deliberação de 8 de julho de 2014).
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org