Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

 
Cultura
 
O Município tem como prioridade política fundamental a viabilização das condições para o desenvolvimento da cultura, na sua diversidade, que é simultaneamente uma afirmação da identidade e um fator essencial de qualificação e modernidade.
 
  xxCooperação institucional na área da cultura
 
Cooperação com instituições e agentes locais na área da cultura

A valorização do papel desempenhado pelas instituições e por outros agentes locais na área da cultura tem merecido uma atenção especial do Município, que tem assegurado a disponibilização de apoios de cariz financeiro, técnico e logístico. No ano passado, mereceu ênfase o financiamento no âmbito de atividades relevantes ao desenvolvimento cultural, no montante global de 615.733,09€, e a disponibilização de apoio logístico à organização de iniciativas culturais, no valor total de 60.296,88 €.

Protocolo de cooperação. Bilhética Eletrónica em Rede e Cartão Quadrilátero Cultural

Em 11 de setembro de 2014, a Câmara Municipal deliberou a renovação do protocolo de cooperação da Bilheteira Eletrónica em Rede e do Cartão Quadrilátero Cultural, contribuindo para o fortalecimento da cooperação entre os Municípios de Barcelos, Braga, Vila Nova de Famalicão e Guimarães na área da cultura.

Rede de Museus e Monumentos do Ave

Em 25 de setembro de 2014, a Câmara Municipal aprovou a adesão do Município à Rede de Museus e Monumentos do Ave, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Ave que visa incentivar a cooperação intermunicipal na área da cultura e a articulação entre os diversos museus e monumentos do território.

Rede Cultural Studies Network

Em 31 de outubro de 2014, a Câmara Municipal aprovou a participação do Município famalicense e da Casa das Artes na Rede Cultural Studies Network, uma rede criada pelo Programa Doutoral em Estudos Culturais (Universidade de Aveiro/Universidade do Minho), que tem como objetivo a criação de sinergias das universidades e das instituições culturais e artísticas.
 
  xxPromoção e animação cultural
 
Em 2014, o Município implementou um conjunto diversificado de medidas que visaram valorizar e dinamizar a oferta cultural, designadamente através de eventos com carácter regular, contribuindo para a elevação dos níveis culturais da população e a potenciação da imagem territorial do concelho.
 
Principais atividades de promoção e animação cultural, em 2014

- Realização da Noite de Reis, no dia 4 de janeiro, no grande auditório da Casa das Artes, em articulação com as instituições e grupos ligados à música coral e polifónica.

- Dinamização da 6.ª edição do Festival de Teatro Amador Camiliano, em articulação com o GRUTACA - Grupo de Teatro Amador Camiliano, entre os dias 22 de fevereiro a 18 de maio.

- Organização do Carnaval 2014, aprovada pela Câmara Municipal em 6 de fevereiro. Mereceu destaque a dinamização da noite de Carnaval, em 3 de março, através da realização de um programa de animação de rua, em colaboração com os comerciantes dos estabelecimentos de diversão noturna da área central da cidade.

- Comemorações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, em parceria com o Núcleo de Crianças da Amnistia Internacional Portugal, o Lions Clube de Vila Nova de Famalicão e a Delegação local da Ordem dos Advogados. No âmbito das comemorações, mereceu destaque o lançamento da campanha "A Dignidade tem um Rosto", no Parque da Juventude, e a dinamização de uma venda com vários stands de artigos artesanais.

- Dinamização da 1.ª Semana da Camélia de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a Associação Portuguesa das Camélias. Esta iniciativa, que decorreu entre os dias 24 a 30 de março, teve uma vasta programação com atividades de índole cultural e ambiental. como exposições, concursos, workshops, oficinas, teatro e visitas guiadas.

- Realização de atividades culturais inseridas nas comemorações do 40.º aniversário da revolução de 25 de abril de 1974, entre os dias 24 e 27 de abril (consultar o capítulo "Presidência").

- Organização da Festa da Flor, entre os dias 9 e 12 de maio, no âmbito da qual destacou-se o desfile da Batalha das Flores e a exposição de plantas e flores.

- Representação do Município na 4.ª Mostra Musical do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, em Ourense (Espanha), nos dia 10 e 11 de maio, através da ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

- Dinamização de Oficinas de Bordados Tradicionais, entre fevereiro e junho, na Casa do Território, tendo como objetivos fomentar, preservar e divulgar os bordados tradicionais, através da aprendizagem e partilha de técnicas e dos vários pontos desta arte manual e característica da identidade cultural da região.

- Dinamização das Festas Antoninas, de 6 a 13 de junho, aprovada pelo órgão executivo em 22 de maio. A sua programação, dinamizada com o envolvimento de diversas instituições públicas e da sociedade civil, foi constituída por uma vasta diversidade de conteúdos e de públicos, englobando atividades culturais, lúdicas, desportivas e religiosas.

- Parceria com a companhia Teatro da Didascália na organização do primeiro festival Vaudeville Rendez-Vous, aprovada pelo órgão executivo em 3 de junho. Realizado entre os dias 4 e 12 de julho, no centro da cidade, o festival foi composto por uma estrutura programática de excelência artística, que distinguiu culturalmente o concelho, enquanto marca de inovação no domínio das artes, com atividades no âmbito das artes circenses, cabaret, teatro físico, formação, workshops e exposições de artes performativas.

- Organização da segunda edição dos Sons da Celtibéria, em 11 de julho, em Seide São Miguel.

- Organização da primeira edição do Festival de Fado a 18 e 19 de julho, no Parque da Devesa, tendo como objetivos a promoção e divulgação dos fadistas famalicenses e a descoberta de novos talentos do fado. Contou ainda com uma exposição e uma tertúlia alusivas à guitarra portuguesa.

- Dinamização do projeto Cinema Paraíso, durante o mês de julho e agosto, resultado da cooperação entre o Município e o Cineclube de Joane. A iniciativa teve lugar no Parque da Devesa e noutras localidades do concelho.

- Dinamização da Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, aprovada pelo órgão executivo em 1 de agosto. A feira, que se realizou entre 29 de agosto e 7 de setembro, contou com a presença de 112 artesãos e 8 restaurantes/tasquinhas, oriundos das mais diversas partes de todo o território nacional, tendo ainda com um programa diversificado de animação cultural.

- Organização do desfile etnográfico "Artes e Ofícios Famalicenses - Finais do século XIX e início do século XX", no dia 26 de Setembro, inserido nas festividades da Feira Grande de São Miguel (consultar o capítulo "Turismo").

- Dinamização da 3.ª edição das Raias Poéticas: Afluentes Ibero-Afro-Americanos de Arte e Pensamento, que decorreu na Casa das Artes, nos dias 24 e 25 de outubro.

- Organização da iniciativa "Mercado Assombrado", no dia 31 de outubro, que teve lugar no edifício do Mercado Municipal.

- Lançamento e dinamização do Projeto "Tardes de Outono", um projeto cultural destinado à população sénior do concelho, mais concretamente aos seniores que são utentes dos lares e de outros centros sociais do concelho.

- Desenvolvimento dos projetos "Cantares de Bem-Querer" e "Oficinas Tradicionais", com o desígnio de preservar e divulgar a identidade cultural famalicense.

- Dinamização de atividades inseridas na iniciativa "Noite do Conto e da Poesia", a qual visa a valorização do conto, da poesia e da literatura em geral junto da população.

 
  xxProteção e valorização do património cultural
 
O Município prosseguiu, em 2014, um conjunto de medidas e ações que visam a proteção valorização e divulgação do património cultural nas suas diversas dimensões.

Património arqueológico

No ano findo, o Município dinamizou um vasto conjunto de atividades, tendo como objetivo a salvaguarda e valorização do património arqueológico, como dimensão relevante da identidade histórico-cultural da comunidade.
 
Principais atividades de valorização do património arqueológico, em 2014

- Intervenção patrimonial de ações de limpeza e salvaguarda de monumentos de arte pública, através do envolvimento dos mais jovens.

- Escavações, documentação, manutenção de conservação e intervenção patrimonial nas escavações arqueológicas do concelho.

- Apoio no diagnóstico e intervenção de conservação nas Alminhas da Senhora da Boa Fortuna (Cavalões) e em peças do Museu de Arte Sacra da Lapa, Casa-Museu Soledade Malvar, Casa-Museu Camilo Castelo Branco e Museu Bernardino Machado.

- Organização de atividades de manutenção e salvaguarda das estações arqueológicas, assim como a inventariação e estudo dos respetivos espólios resultantes das escavações já realizadas.

- Dinamização de palestras no âmbito arqueológico como "Como se descobrem os vestígios arqueológicos?""; "Vestígios Arqueológicos da Idade Média no Concelho de Vila Nova de Famalicão" e "Os romanos no concelho de Vila Nova de Famalicão".

- Dinamização de serviços educativos do Gabinete de Arqueologia como "Viagens pelo Património - À descoberta"; "Arqueobrinca, A Identidade Perdida/Bolada por um domínio/Guerreiro por um dia"; "A Peça do mês"; "Pão de Bolota"; "Pão Romano"; "Pão Medieval"; "Como se faz uma escavação arqueológica?"; "Réplicas de Gesso".

- Desenvolvimento da atividade "Arqueologia destaca…"que visa a promoção e divulgação de 12 peças arqueológicas, em reserva, através do seu estudo e posterior exibição mensal, na Casa do Território e no Portal da Arqueologia de Vila Nova de Famalicão.

 
Património etnográfico e folclórico

No âmbito do património etnográfico e folclórico, o Município promoveu ações de formação destinada aos membros dos grupos folclóricos famalicenses e ao público em geral.

Além disso, no dia 13 de setembro de 2014, teve lugar o espetáculo "Vivências de Famalicão", que conjugou uma simbiose entre as tradições e as técnicas de palco - os cantares nas fainas agrícolas e as danças festivas das romarias - elementos de coesão social e da identidade cultural da comunidade local.

Outras atividades de valorização do património cultural

Em 2014, o Município promoveu diversas atividades de salvaguarda, valorização, estudo e divulgação do património cultural do concelho, nas suas mais diversas expressões.
 
Outras atividades relevantes de valorização do património cultural, em 2014

- Manutenção e atualização do inventário existente, através da digitalização e inserção em base de dados (In Patrimonium Premium: conjunta com o Gabinete de Arqueologia) de toda a realidade envolvente aos imóveis inventariados.

- Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no dia 17 de abril, na qual mereceu destaque o lançamento da plataforma FAMALICÃO ID: Sistema Integrado de Gestão e Informação de Bens Culturais, que permite aos cidadãos a pesquisa de toda a informação relativa a bens culturais localizados na área administrativa do concelho.

- Dinamização a nível local das Jornadas Europeias do Património. Mediante um conjunto de atividades no Museu da Indústria Têxtil e no Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado, o Município assocou-se às Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da União Europeia, cujo tema em 2014 foi "Património, sempre uma descoberta", que teve como objetivo sensibilizar as populações para a importância da salvaguarda do património.

- Colaboração no ciclo de 4 conferências: "Conhecer o Território: Reflexões partilhadas no Parque da Devesa".

- Prestação de apoio técnico a diversas entidades, mediante a disponibilização de informação histórica; cartográfica; bibliográfica e fotográfica relativa a bens patrimoniais, assim como a realização de procedimentos do inventário.

 
  xxMuseus
 
Em 2014, o Município prosseguiu a sua aposta na modernização e dinamização dos museus locais, potenciando o seu papel na salvaguarda da memória coletiva e na promoção do desenvolvimento cultural da comunidade.

Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão

O Município prosseguiu a sua posta na valorização da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão enquanto estrutura de planeamento e gestão da estratégia museológica e dos recursos.
 
Principais atividades da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, em 2014

- Comemorações do Dia Internacional dos Museus, nos dias 16, 17 e 18 de maio, tendo como tema "Museus, coleções geram conexões", de acordo com as orientações definidas pelo ICOM - Internacional Council of Museums. Foi levada a cabo uma programação diversificada, onde se incluíram visitas orientadas, ciclos de cinema e documentários, oficinas temáticas, apresentações de livros, exposições, jornadas, encontros, teatro, uma feira urbana, concertos, pedy papers e rali papers. A Noite dos Museus também se destacou especialmente com um recital no Museu da Escola de Cerâmica da Fundação Castro Alves, a apresentação do livro "Representações do Feminino na obra de Camilo Castelo Branco", no Centro de Estudos Camilianos, a apresentação do IV Tomo do 3.º Volume das Obras e Bernardino Machado - Política (1914) e as Conferências da Primavera do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave adstritas ao tema "Sindicalismo no Final do Estado Novo. Mereceu também particular destaque a Encontro Ibérico de Fãs da Lego, no Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado.

- Implementação do projeto de sinalética relativa aos museus locais, de modo a proporcionar aos munícipes e turistas que visitam o nosso concelho uma orientação mais correta da localização das estruturas museológicas.

- Adesão à Rede de Museus e Monumentos da NUT III Ave e á respetiva Carta de Princípios, de acordo com a deliberação camarária de 28 de setembro de 2014, referida no texto "Cooperação institucional na área da cultura."

- Realização de um ciclo de conferências dirigido aos colaboradores dos museus da rede, que abordaram temas como a documentação de gestão de coleções, conservação, gestão e qualidade nos museus e nos seus serviços educativos.

- Realização de reuniões periódicas, de modo a incentivar a cooperação e o intercâmbio entre as os museus.

 
Valorização dos museus municipais

Em 2014, foi prosseguido o empenho na valorização das estruturas museológicas, bem como na qualidade e diversificação da oferta das atividades destinadas aos diferentes públicos.

Casa-Museu de Camilo/Centro de Estudos Camilianos
 
Principais atividades da Casa-Museu de Camilo e do Centro de Estudos Camilianos, em 2014

- Desenvolvimento das ações contempladas no projeto "Escritores a Norte", no âmbito do protocolo celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Vila Nova de Famalicão.

- Organização do 150º aniversário da fixação de residência de Camilo Castelo Branco em São Miguel de Seide, que compreendeu a realização dos primeiros Encontros Camilianos de São Miguel de Seide, reposição do busto do escritor no Largo Camilo Castelo Branco e a inauguração da exposição Espaços da vida e da ficção camilianas.

- Organização de várias atividades lúdico-pedagógicas no âmbito do serviço educativo de maneira a proporcionar aos alunos do ensino não superior, seniores e público em geral, um conhecimento da biografia, da obra, do período oitocentista e da moradia do escritor em são Miguel de Seide.

- Apresentação e edição das obras "Representações do feminino em Camilo Castelo Branco", inserido na Coleção Estudos Camilianos (n.º 9) e "E o Morgado não quer casar!", em resultado do Ateliê Escrita Criativa.

- Dinamização do ciclo Um Livro, Um Filme, como principal objetivo criar espaços de debate e de reflexão sobre as múltiplas relações entre o cinema e a literatura, através da presença de personalidades prestigiadas da sociedade portuguesa.

- Valorização das sessões de Noites de Insónia - Comunidade de Leitores da Casa de Camilo, através das quais se promove a divulgação e a fruição do texto literário do escritor.

- Organização da Caminhada Camiliana, no dia 10 de junho, inserida na programação das Festas Antoninas.

- Dinamização da iniciativa "Cine Esplanada", realizada durante 4 noites do mês de julho, um excelente contributo de estreitamento da relação entre o museu e a comunidade local e de maior interesse no conjunto da programação de cinema concelhia.

- Dinamização do Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores. No dia 25 de novembro de 2014, no Palácio das Galveias, em Lisboa, teve lugar a cerimónia de entrega do referido prémio ao escritor Mário de Carvalho. A opção de entrega em Lisboa visou potenciar o prémio como pilar de valorização da obra camiliana junto de públicos mais amplos.

- Dinamização das exposições temporárias: Palavras Objeto (transite de 2013 até 30 de janeiro 2014), Amor de Perdição - Pinturas de Ilda David (14 de março a 29 de junho), Amor de Perdição - Reprodução e ilustrações (desde 16 de maio), Mostra de material promocional da Casa de Camilo (de 22 de julho a 19 de setembro), Espaços da vida e da ficção camilianas (desde 11 de outubro).

- Promoção da itinerância de exposições alusivas à vida e obra de Camilo junto de instituições culturais e educativas.

- Edição de material promocional do museu alusivas à vida e obra de Camilo.

- Dinamização do Trilho da Cangosta, entre as localidades de Seide São Miguel e Landim.

 
Visitas à Casa-Museu de Camilo e ao Centro de Estudos Camilianos (2014)
 
Casa-Museu
Centro de Estudos Camilianos
7.650
13.092
 
Museu Bernardino Machado
 
Principais atividades do Museu Bernardino Machado, em 2014

- Dinamização do ciclo de oito conferências "Ideias e Práticas do Colonialismo Português", através dos subtemas: "Vivências de Angola nos finais da Colonização"; "O Pensamento e a Ação Colonial de Paiva Couceiro"; "As Ideias Colonialistas de Aires de Ornelas"; "De Goa a Luanda. Pensamento e Ação de Norton de Matos"; "As ideias colonialistas de Brito Camacho"; "A ideia colonial em José de Macedo: descentralização e autonomia"; "Armindo Monteiro - O Estado Novo e a Mística do Império"; "As Ideias Colonialistas de Marcello Caetano".

- Dinamização da 17.ª edição dos Encontros de Outono, nos dias 28 e 29 de novembro de 2014, no pequeno auditório da Casa das Artes, com o tema "Colonialismo, Guerra Colonial e Descolonização (dos fins do séc. XIX ao último quartel do séc. XX)".

- Realização das seguintes exposições temporárias: "Exposição de Pintura: Depois de um Longo Olhar" (de janeiro a fevereiro); "Exposição Fotográfica: Trabalhos Vencedores da III Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão" (março); "Exposição Fotográfica: O 25 de Abril e o Poder Local" (abril e maio); "Bernardino Machado na Caricatura" (junho); "Bernardino Machado e a 1ª Grande Guerra" (julho a Setembro); "Exposição Conexis - Cerâmica Pintada - Fundação Castro Alves" (7 a 31 agosto); "Mentes Geniais - Descobertas Extraordinárias" (outubro e novembro); "A Grande Guerra e a Literatura" (desde 2 de dezembro).

- Realização de exposições itinerantes e de atividades inseridas nos serviços educativos, relativos à vida e obra de Bernardino Machado.

- Edição da obra "Obras de Bernardino Machado-Política (1914)", IV Tomo, 3.º volume.

 
Visitas ao Museu Bernardino Machado (2014)
 
Exposição Permanente
Exposições Temporárias
Entradas Museu
Visitantes individuais
Visitas guiadas
Total
1028
1452
2480
3764
5632
 
Museu da Indústria Têxtil
 
Principais atividades do Museu da Indústria Têxtil, em 2014

- Dinamização, em colaboração com a Editora Santilhana Portugal, de uma ação de formação destinada aos professores do concelho, no âmbito da celebração do 25.º aniversário desta editora em Portugal.

- Realização da 6.ª edição das Conferências da Primavera, com a temática "O Sindicalismo Durante o Estado Novo".

- Organização da realização da exposição "As eleições de 1971 no Sindicato Têxtil de Delães" e o concerto de música R & B de Nathália Caccioli, entre outras iniciativas, inseridas na programação comemorativa do Dia Internacional dos Museus.

- Estabelecimento da parceria com a D-Side Academy, academia de recrutamento e formação de modelos para moda, fotografia e escola de atores do Porto, tendo o Museu da Indústria Têxtil sido palco de um casting regional e de um curso de formação.

- Realização da edição 2014 das Jornadas Europeias do Património, com uma programação dedicada com exposições, música e ateliês diversos.

- Dinamização da parceria com o Porto Fashion Week através da apresentação da exposição de fotografia de moda "Fashion People", entre setembro a dezembro de 2014.

- Acolhimento de um curso de formação promovido pelo Sindicato Têxtil do Minho e Trás-Os-Montes, em dezembro de 2014.

- Dinamização de atividades educativas, designadamente da iniciativa "Tecer a Brincar" e de visitas guiadas.

 

 
Visitas ao Museu da Indústria Têxtil (2014)
 
Ano
Número de visitantes
2014

4.036

 
Casa-Museu Soledade Malvar
 
Principais atividades da Casa-Museu Soledade Malvar, em 2014

- Organização de atividades de conservação e restauro do acervo patrimonial da Casa-Museu Soledade Malvar.

- Realização de exposições temporárias de artistas e criadores locais, como: exposição de presépios da Casa ao Lado com o tema "Casa a Cima"; exposição de candeeiros do arquiteto Diogo Silva com o tema "Candeeiros criativos"; exposição de pintura do artista Humberto Santos com o tema "Gestos poéticos"; exposição de pintura da artista Elisa Cardoso com o tema "Mulher"; exposição de fotografia e escultura da artista Angelina Silva com o tema "Fait Divers"; exposição de pintura do artista Daniel Dewasmes com o tema "Pintura pictural"; exposição de pintura da Associação de Professores Novo Rumo com o tema "Geonze"; exposição de pintura da artista Teresa Vilar com o tema "Um novo Mundo no teu Olhar"; exposição de Cartoon de José Sarmento com o tema "cartoon"; exposição de Pintura de Sílvia Carreira com o tema "Falsas Perspetivas, n.º 4"; exposição de artesanato de Rui Jorge com o tema "Natal na Aldeia".

- Colaboração na organização e divulgação das peças de arte e artesanato da escola de artes plásticas "A Casa ao Lado".

- Colaboração na organização e divulgação no projeto "2014 Arte Postal - Quem és tu… Famalicão?", inserida no programa "Famalicão Visão'25 - 25 ideias de futuro".

- Dinamização de atividades inseridas nos serviços educativos, como "Pintura e desenho"; "Oficinas de expressões artísticas - Origami; "Workshop Serigrafia" e "Oficina das artes manuais - Postais de papel e Fantoches".

 
Visitas ao Museu da Indústria Têxtil (2014)
 
Ano
Número de visitantes
2014

2.469

 
Museu Nacional Ferroviário - Núcleos de Lousado e Nine
 
Principais atividades do Museu Nacional Ferroviário - Núcleos de Lousado e Nine, em 2014

- Comemorações do 10.º aniversário da modernização das linhas ferroviárias Porto- Guimarães e Porto-Braga, em articulação com a CP - Comboios de Portugal.

- Dinamização da vinda do Comboio Presidencial a Vila Nova de Famalicão, em 27 de março de 2014. Resultado da cooperação entre o Município e a Fundação Museu Nacional Ferroviário, esta deslocação, a primeira ao Norte após o seu restauro, teve uma grande repercussão a nível nacional, promovendo a sensibilização para a proteção do património ferroviário.

- Organização do Encontro de Comboios em Lego, no âmbito do Dia Internacional dos Museus.

- Organização de um conjunto de atividades inseridas nas comemorações das Jornadas Europeias do Património, entre os dias 26 a 28 de setembro, nomeadamente a dinamização de um encontro de modelismo ferroviário, da exposição de miniaturas em barro de António Feijó e do concerto de música, bem como a abertura ao público do núcleo museológico de Nine.

- Comemorações do 158.º aniversário da implantação do caminho de ferro em Portugal, em 2 de novembro de 2014, no âmbito das quais teve lugar a mostra fotográfica "A Vida Ferroviária em Lousado", em colaboração com a Casa do Povo de Lousado, a abertura ao público do núcleo de Nine, um recital musical, um encontro de modelismo ferroviário, entre outras atividades.

- Organização e dinamização de 10 Encontros de Ferromodelismo, em colaboração com o Grupo de Ferromodelistas do Porto.

- Dinamização do Carnaval, exposições e outras atividades culturais, em articulação com a Junta de Freguesia de Lousado e outras instituições da comunidade local.

- Realização de atividades educativas, como por exemplo visitas guiadas e ateliês temáticos.

 
Visitas ao Museu Nacional Ferroviário (2014)
 
Ano
Número de visitantes
2014

13.968

 
  xxCasa das Artes
 
O Município tem promovido a valorização da Casa das Artes como equipamento de excelência que tem como principais objetivos a criação e apresentação de projetos artísticos e culturais, dos vários géneros, segundo padrões de excelência artística e técnica, e a promoção do contacto regular dos públicos com as artes de espetáculo.

Para além das iniciativas nas suas instalações, a Casa das Artes tem como responsabilidade a gestão e a dinamização do Anfiteatro do Parque da Devesa e do Centro de Criação das Lameiras, este último em parceria com o Externato Delfim Ferreira.

Em 2014 consolidou-se a cooperação entre a Casa das Artes as entidades locais, tendo em vista consolidar a democratização do acesso à fruição e criação culturais.
 
Principais eventos programados pela Casa das Artes nas instalações e noutras localidades do concelho
 

Data

Espetáculo

Tipo

Local

17 de janeiro

Concerto do Grupo Casa de Esmeriz

Música

Casa das Artes

18 de janeiro

Concerto Cass McCombs

Música

Casa das Artes

20 de janeiro

“Rush – Duelo de Rivais”

Cinema

Casa das Artes

23, 24 e 25 de janeiro

Diálogo na Sombra

Teatro

Casa das Artes

25 de janeiro

Guilherme & Alquimistas

Música

Casa das Artes

31 de janeiro

Rodrigo Leão

Música

Casa das Artes

15 de fevereiro

Os Idiotas

Teatro

Casa das Artes

21 de fevereiro

Para Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida

Música

Casa das Artes

22 de fevereiro

JP Simões

Música

Casa das Artes

27 de fevereiro

Diana

Cinema

Casa das Artes

28 de fevereiro

Camané

Música

Casa das Artes

7 e 8 de março

Camila

Teatro

Casa das Artes

8 de março

Tralhas Melódicas

Música

Casa das Artes

12 de março

Auto da Barca do Inferno

Teatro

Casa das Artes

13 de março

Ópus I

Teatro

Bairro

14 de março

Ópus I

Teatro

Casa das Artes

14 e 15 de março

Rui Veloso Trio

Música

Casa das Artes

20 e 21 de março

One Man Alone

Teatro

Casa das Artes

22 de março

The Trap

Dança

Casa das Artes

24 de março

Capitão Philips

Cinema

Casa das Artes

29 de março

A Elegante Melancolia de Crepúsculo

Teatro

Casa das Artes

3 de abril

Ópus 6

Teatro

Ribeirão

4 de abril

Ópus 6

Teatro

Casa das Artes

4 e 10 de abril

Quebra Nózes

Teatro

Casa das Artes

5 de abril

We Trust + Orquestra Artave

Música

Casa das Artes

11 de abril

Peter Hook & The Light

Música

Casa das Artes

14 de abril

O Reino do Gelo

Cinema

Casa das Artes

15 de abril

Sobre a Culpa

Teatro

Casa das Artes

16 de abril

Concerto de Páscoa

Música

Vila Nova de Famalicão

24 de abril

Abril no País de Abril

Música

Casa das Artes

26 de abril

Soundmaker

Música

Casa das Artes

26 e 27 de abril

Uma Semente Real

Dança

Casa das Artes

28 de abril

Patinho Feio

Teatro

Esmeriz/Cabeçudos

29 de abril

Patinho Feio

Teatro

Lousado

30 de abril

Patinho Feio

Teatro

Louro

6 e 10 de maio

Memorial do Convento

Teatro

Casa das Artes

9 de maio

Multiplex

Dança

Casa das Artes

14 de maio

Patinho Feio

Teatro

Joane

15 de maio

Patinho Feio

Teatro

Carreira

19 de maio

Gravidade

Cinema

Casa das Artes

21 de maio

Patinho Feio

Teatro

Landim

23 e 24 de maio

Ode Marítima

Teatro

Casa das Artes

24 de maio

Helena Fernandes

Música

Casa das Artes

28 de maio

Patinho Feio

Teatro

Nine

31 de maio

Tiago Bettencourt

Música

Casa das Artes

31 de maio

No Dj’s

Música

Casa das Artes

1 de junho

Patinho Feio

Teatro

Casa das Artes

5 de junho

Ópus 7

Teatro

Gondifelos

6 de junho

Ópus 7

Teatro

Casa das Artes

6 e 7 de junho

As Preciosas Ridículas

Teatro

Casa das Artes

11 de junho

Patinho Feio

Teatro

Antas

12 de junho

Patinho Feio

Teatro

Ribeirão

16 de junho

Um Quente Agosto

Cinema

Casa das Artes

18 de junho

Patinho Feio

Teatro

Arnoso Sta. Maria

19 de junho

Patinho Feio

Teatro

Riba D`Ave

21 de junho

Duas Óperas de Temática Ibérica

Teatro

Casa das Artes

28 de junho

40 e então?

Teatro

Casa das Artes

7 a 13 de julho

Edge

Dança

Casa das Artes/

Parque da Devesa

16 e 17 de julho

Só mais uma, Mamã

Teatro

Casa das Artes

18 e 19 de julho

No Exit

Teatro

Casa das Artes

25, 26 e 27 de julho

Alceste

Teatro

Casa das Artes

3 e 4 outubro

Bandoleiros Cabaret

Teatro

Casa das Artes

8, 9 e 10 de outubro

Tribos

Teatro

Casa das Artes

11 de outubro

Concerto Wadada Leo Smith e Anthony Davis

Música

Casa das Artes

17 de outubro

A Sagração da Primavera de Olga Roriz

Dança

Casa das Artes

25 de outubro

Noiserv

Música

Casa das Artes

27 de outubro

Autografia, Um Retrato de Mário Cesariny

Cinema

Casa das Artes

28 de outubro

Nada Tenho de Meu

Cinema

Casa das Artes

29 de outubro

José Pilar

Cinema

Casa das Artes

30 de outubro

Ópus 2

Teatro

Joane

31 de Outubro

Ópus 2

Teatro

Casa das Artes

1 de novembro

Concerto de Glauco

Música

Casa das Artes

6, 7 e 8 de novembro

Quotidiano

Teatro

Casa das Artes

8 de novembro

The CityZens

Música

Casa das Artes

14 de novembro

Romeu e Julieta

Dança

Casa das Artes

18 de novembro

Patinho Feio

Teatro

Seide São Miguel

20 de novembro

Patinho Feio

Teatro

Vermoim

22 de novembro

Concerto de Violino e Piano

Música

Casa das Artes

22 de novembro

Gobi Bear

Música

Casa das Artes

29 de novembro

Clã

Música

Casa das Artes

4 de dezembro

Bailado “Lago dos Cisnes”

Dança

Casa das Artes

12 de dezembro

Carminho

Música

Casa das Artes

13 de dezembro

Dear Telephone

Música

Casa das Artes

 
 
N.º Espectáculos
N.º de Sessões
Espectadores
Teatro
44
83
13.442
Dança
10
16
2.957
Música
29
31
20.925
Cinema
79
79
8.221
Outros Eventos
169
468
39.561
Exposições
10
10
1.930
Visitas guiadas
4
4
71
Total
345
691
87.107
 
Principais eventos no Anfiteatro do Parque da Devesa
 
Data
Evento
Tipo
9 de julho
Mariana Tengner Barros - Dance Against The Machine - Edge
Dança
12 de julho
Pedro Abrunhosa e Comité Caviar
Música
16 de julho
"Golpada Americana"
Cinema
23 de julho
"Wolverine"
Cinema
30 de julho
"Gravidade"
Cinema
6 de agosto
"A Gaiola Dourada"
Cinema
13 de agosto
"Marretas Procuram-se"
Cinema
20 de agosto
"Noé"
Cinema
27 de agosto
"Blue Jasmine"
Cinema
29 de setembro
GNR
Música
 
N.º Espectáculos
N.º de Sessões
Espectadores
Dança
1
1
400
Música
2
2
14.000
Cinema
7
7
5.000
Total
10
10
19.400
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org