Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Família
 
O Município tem promovido uma política transversal e global para a promoção da família, considerando que esta é um espaço privilegiado da realização da pessoa humana e da solidariedade entre gerações.

Fórum Comunitário "Organizações Familiarmente Responsáveis"

No dia 3 de fevereiro de 2014, o Município, em parceria com a Associação Nacional para a Ação Familiar, organizou o Fórum Comunitário "Organizações Familiarmente Responsáveis", que teve lugar na Casa do Território, no Parque da Devesa, que teve como objetivo refletir sobre o papel das organizações familiarmente responsáveis.

Projeto "Maio: Mês da Família"

Em maio de 2014, o Município promoveu a iniciativa "Maio: Mês da Família", que teve como finalidade ampliar e valorizar o papel fundamental da família na sociedade, mediante a disponibilização de uma programação ampla e diversificada, direcionada para todas as faixas etárias, incentivando a intergeracionalidade, e para todos os segmentos da população.

Neste sentido, foram organizadas diversas atividades, com a parceria e a colaboração de instituições locais.
 
Principais ações no âmbito do Projeto "Maio: Mês da Família", em 2014

- Dinamização do Concurso de Fotografia "Foto de Família", que visou incentivar a criatividade das famílias e a partilha dos momentos de vivência familiar junto da comunidade. No dia 31 de maio de 2014, teve lugar a cerimónia de entrega dos prémios do concurso, na Fundação Cupertino de Miranda.

- Realização de oficinas de expressões e de ateliês temáticos, com a colaboração nos Serviços Educativos do Centro de Estudos e Atividades Ambientais.

- Organização das palestras Duas de Treta sobre novos desafios da atualidade, na Casa da Juventude, tendo sido abordados temas como as drogas sintéticas, os distúrbios alimentares, a sexualidade na adolescência e a educação.

- Dinamização do "Workshop: O que é isto da Genealogia?", no dia 15 de maio de 2014, Dia Internacional da Família, no Museu Bernardino Machado.

- Realização da cerimónia de homenagem às mães das famílias numerosas, no dia 18 de maio de 2014, na Casa das Artes, durante a qual foram distinguidas as mães que tiveram mais filhos das localidades do concelho.

- Organização de ação de sensibilização "Prevenção Alimentar e Comportamental", em 20 de maio de 2014, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com a associação Europacolon Portugal.

- Dinamização do ateliê "Arqueologia e o Pão Romano - Histórias ao Sabor do Tempo", em 22 de maio, no Centro de Dia "Nascer do Sol" (Mogege), resultado da articulação entre o pelouro da Família e o Gabinete de Arqueologia.

 
Promoção da igualdade do género

A promoção efetiva da Igualdade entre mulheres e homens é uma responsabilidade dos poderes públicos e dos diversos agentes da sociedade civil, desempenhando um papel valioso na valorização da dignidade da pessoa humana.

Na sequência do protocolo de cooperação contratualizado com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Câmara Municipal pretende adotar um Plano Municipal para a Igualdade entre Mulheres e Homens, que tem como finalidade convocar a sociedade civil para o compromisso de assegurar a igualdade de género em todos os domínios da esfera pública local.

Parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto. Estudo "Viver bem com mais idade - do contexto familiar ao apoio institucional"


Na sua reunião de 16 de outubro de 2014, a Câmara Municipal aprovou a carta de parceria entre o Município e a Escola Superior de Enfermagem do Porto, que visa a concretização de estudo denominado "Viver bem com mais idade - do contexto familiar ao apoio institucional".

Este projeto de investigação, cuja implementação tem contado com a cooperação das Freguesias do concelho e de cidadãos voluntários formados para o efeito, pretende contribuir para uma maior qualidade de vida dos cidadãos maiores de 65 anos, num ambiente sustentável, amigável e com segurança em meio familiar ou institucional.
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org