Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Saúde
 
Considerando que a saúde desempenha um papel relevante na promoção do bem-estar das pessoas, o Município tem assegurado uma atuação que visa a promoção de estilos de vida saudáveis e a melhoria da rede de cuidados de saúde, em parceria e cooperação com as instituições públicas e da sociedade civil com responsabilidades nesta área.
 
xxCooperação institucional na área da saúde
 
Conselho da Comunidade

De acordo com a legislação em vigor, o Conselho da Comunidade é o órgão consultivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Vila Nova de Famalicão.

Em 2014, este órgão teve uma reunião em 12 de novembro, na qual foi apresentada a nova Diretora do ACES. Dr.ª Diana Moreira, e efetuado a análise da situação das unidades de saúde no concelho.

Escala de turnos das farmácias no concelho. Emissão de parecer

De acordo com a legislação que regula as farmácias e o seu horário de funcionamento, a Administração Regional de Saúde do Norte solicitou à Câmara Municipal que emitisse o respetivo parecer sobre as escalas de turno para vigorar no ano de 2015 no nosso concelho.

Neste âmbito, a Câmara Municipal, na sua reunião de 16 de outubro de 2014, deliberou aprovar a escala de turnos das farmácias do concelho.
 
xxRede de cuidados de saúde
 
Descentralização de competências no domínio dos cuidados de saúde primários

Considerando que os cuidados de saúde primários desempenham um papel da maior relevância na promoção da saúde e do bem-estar social dos cidadãos, o Município de Vila Nova de Famalicão manifestou publicamente, no dia 28 de março de 2014, a sua disponibilidade para assumir competências na área da saúde, nomeadamente nos domínios das instalações e equipamentos e da gestão do pessoal administrativo e operacional, tendo como finalidade a promoção da coesão social, a melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações e a racionalização dos recursos disponíveis.

Carta dos Equipamentos de Cuidados de Saúde Primários

Na sua reunião de 10 de abril de 2014, o órgão executivo aprovou a contratualização de um protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, tendo como objetivo a elaboração de uma Carta dos Equipamentos de Cuidados de Saúde Primários do concelho e a constituição de uma comissão de análise formada por representantes do Município e da ARS do Norte.

A comissão foi formalmente constituída em 31 de outubro de 2014. No ano transato, a comissão reuniu-se em 31 de outubro e 11 de dezembro de 2014, tendo abordado assuntos conducentes ao desenvolvimento dos cuidados de saúde primários no concelho.

Encerramento das Extensões de Saúde de Arnoso Santa Maria e do Louro

Na sequência da decisão da Administração Regional de Saúde do Norte em promover o encerramento das Extensões de Saúde de Arnoso Santa Maria e do Louro, a Câmara Municipal, na sua reunião de 13 de novembro de 2014, deliberou solicitar ao Ministério da Saúde a suspensão desta decisão até à conclusão dos trabalhos da comissão de análise acima mencionada. De modo a minorar o impacto da decisão acima mencionada junto das populações, o Município tomou igualmente a iniciativa de garantir um reforço do transporte coletivo rodoviário nas ligações entre as localidades abrangidas pelas extensões de saúde de Arnoso Santa Maria e do Louro e a unidade de saúde de Nine.
 
xxPromoção da saúde comunitária
 
Em 2014, o Município, em parceria com instituições públicas e da sociedade civil, dinamizou atividades orientadas para a prevenção e promoção da saúde junto da comunidade.
 
Ações de promoção da saúde junto da população em geral, em 2014

- Comemorações do Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, mediante uma programação inteiramente dedicada ao bem-estar físico e mental, com a realização de rastreios, sessões informativas, palestras e aulas de desporto.

- Comemorações do Dia Mundial da Voz, em 16 de abril, através do concurso "Dar voz à voz". Dirigido especialmente aos comerciantes, que através do pregão desafiam o poder da voz e divulgam o seu produto, a iniciativa realizou-se no Mercado Municipal.

- Dinamização da Semana Europeia de Hemocromatose, entre os dias 2 e 8 de junho, em parceria com a Associação Portuguesa de Hemocromatose e o Instituto de Biologia Molecular e Celular. Neste âmbito, foi organizado um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar a comunidade para a prevenção da hemocromatose, como o concurso "Hemo… Quê?", que decorreu entre março e maio nas escolas do concelho, a caminhada de homenagem ao atleta olímpico António Leitão e atividades lúdicas e desportivas no Parque da Devesa.

- Dinamização da Semana Azul, resultado da articulação entre o Município, o Centro Hospitalar do Médio Ave e a associação Unidos pela Diabetes. Esta iniciativa foi formada por diversas atividades de prevenção que pretendeu sensibilizar a população para a relevância da prevenção da diabetes. No âmbito da programação, entre os dias 12 a 14 de novembro, mereceu destaque a sessão comemorativa do Dia Mundial da Diabetes, na Casa das Artes, a caminhada "Caminhar 1000 passos pelas diabetes", e a organização de rastreios gratuitos.

- Prestação de apoio logístico à organização das Jornadas de Obstetrícia, organizadas pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, nos dias 27 e 28 de novembro de 2014, que abordaram a saúde materna e infantil.

 
Promoção da saúde no contexto escolar

Em 2014, o Município, em estreita cooperação com o ACES de Vila Nova de Famalicão, as instituições de ensino e outras entidades, esteve empenhado na promoção da saúde no contexto escolar, contribuindo para o desenvolvimento de competências junto dos membros da comunidade educativa que lhe permitam melhorar o seu nível de bem-estar físico, psíquico e social.
 
Medidas de promoção da saúde no contexto escolar, em 2014

- Promoção de estilos de vida saudáveis e das competências pessoais e sociais das crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, através da dinamização do Projeto "Crescer a Brincar". (consultar programa "Educação e Conhecimento").

- Promoção de estilos de vida saudáveis dos jovens que frequentam o ensino superior, nomeadamente através da organização de uma ação de sensibilização para o consumo de álcool junto dos estudantes do ensino superior, no dia 6 de novembro, em articulação com o ACES e a Policia de Segurança Pública.

- Articulação institucional com o Agrupamento de Centros de Saúde de Vila Nova de Famalicão, nos domínios do acompanhamento das condições de segurança, higiene e saúde nos estabelecimentos de ensino e na implantação de diversos programas de promoção da saúde no contexto escolar, designadamente como por exemplo o PRESSE - Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, o PELT - Programa Escolas Livres de Tabaco, o PASSE - Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar e os programas "Sorrisos a Brilhar", "Três Às" e "Saber Beber".

- Dinamização de ações de prevenção do consumo de substâncias psicoativas.

 
Prevenção e combate às dependências. Programa de Respostas Integradas

No ano findo, foi prosseguido o Programa de Respostas Integradas de Vila Nova de Famalicão, resultado da articulação institucional entre o Município, o Centro de Solidariedade de Braga/Projeto Homem e diversas instituições inseridas na Rede Social.

Neste âmbito, foram implementadas dinamizadas ações nos domínios da prevenção, do tratamento e da reinserção.

Mereceu especial destaque o Projeto "Projetando Vida", baseado no funcionamento da Equipa de Rua, uma unidade móvel que visa o controlo dos efeitos nocivos resultantes do consumo de estupefacientes. Em 2014, a Equipa de Rua acompanhou um conjunto de 141 indivíduos como população alvo.

Além disso, o Programa de Respostas Integradas englobou o Projeto "Fénix", que tem como finalidade a reinserção social, laboral e familiar dos ex-toxicodependentes e o Projeto "Mais Vale Prevenir", ligado à prevenção primária. No âmbito do Projeto "Fénix", foram atendidos e encaminhados 62 indivíduos. No que se diz respeito ao Projeto "Mais Vale Prevenir", foram organizadas ações nos domínios da educação para a saúde e do desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos estabelecimentos de ensino.

Outras medidas na área da saúde

Em 2014, a Câmara Municipal, na sua reunião de 22 de maio, deliberou emitir parecer prévio favorável à celebração do contrato de aquisição de serviços de saúde no trabalho, pelo período de dois anos, pelo montante total estimado de despesa de 50.000,00 €, considerando que o desenvolvimento de condições de saúde no trabalho é um pilar importante para a dignificação pessoal e profissional dos trabalhadores do Município.

Além disso, o Município, em parceria com outras instituições locais, promoveu ações de promoção da saúde e o encaminhamento para respostas no domínio da saúde junto dos residentes dos conjuntos habitacionais municipais e de pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a melhoria do seu nível de qualidade de vida.
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org