Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Mobilidade
 
O Município tem apostado no desenvolvimento de condições que visam a melhoria da mobilidade sustentável e o reforço da qualidade de vida dos cidadãos.

Promoção dos modos suaves de mobilidade

O desenvolvimento da mobilidade urbana passa pela promoção de modos mais suaves, nomeadamente a mobilidade ciclável e pedonal.

No dia 22 de setembro de 2014, Dia Europeu sem Carros e no âmbito da estratégia do Município para a implementação de uma rede ciclável urbana, foi apresentado o projeto da 1.ª fase da rede que compreende a ligação entre o Parque 1.º de Maio e o Parque da Devesa.

Recorde-se que este processo iniciou-se em 2012, com a definição de uma rede de 6 ciclovias principais no território da cidade.

Em 2014, também foram concluídos os projetos de execução do Eixo 1 (Ciclovia da Estação) e do Eixo 2 (Ciclovia das Escolas).

Estes dois eixos da rede de ciclovias enquadram-se na estratégia para a implementação de uma rede clicável na cidade de Vila Nova de Famalicão, respeitando as prioridades aí definidas e tendo como estratégia global de incremento da utilização da bicicleta como modo de transporte urbano, ligando entre si pontos relevantes do sistema urbano, designadamente, a estação ferroviária, o Parque da Devesa e a zona escolar a sul da Avenida 25 de Abril.

Passe Sénior Feliz

Através do Passe Sénior Feliz, o Município pretende incrementar a qualidade de vida dos cidadãos maiores de 65 anos e/ou dos reformados, através do aumento da mobilidade deles na rede de transportes coletivos.

Em 2014, mereceram destaque as seguintes medidas:

- A adjudicação do serviço de transporte de passageiros no âmbito do Passe Sénior Feliz à empresa TUF - Transportes Urbanos de Famalicão, Lda., no montante global de 192.456,00 €, acrescido de IVA, conforme a deliberação camarária de 28 de agosto;

- A antecipação do horário para as 8h30, permitindo aos portadores do Passe Sénior Feliz alargar o número de carreiras de transportes que podem utilizar nas suas deslocações pelo concelho, bem como atribuição de preços reduzidos nas deslocações às cidades da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, durante os meses de Verão, entre junho e setembro (consultar o capítulo "Solidariedade Social).

Modernização das instalações do Centro Coordenador de Transportes

No domínio da mobilidade, uma das principais apostas da Câmara Municipal foi a modernização das instalações do Centro Coordenador de Transportes, tendo em vista a melhoria qualitativa das suas condições de funcionamento e de atendimento aos cidadãos.

Neste âmbito, mereceu destaque a remodelação do espaço para o Balcão Passe Sénior no Centro Coordenador de Transportes e a alteração de cais e reforço de pavimento do referido Centro Coordenador.

Lançamento do procedimento de restrição dos horários de funcionamento de estabelecimentos situados na Alameda Luís de Camões, Rua Luís Barroso e Rua D. Fernando II


A Alameda Luís de Camões, a Rua Luís Barroso e a Rua D. Fernando II, situadas na área central da cidade, caraterizam-se como uma zona mista, de habitação, comércio e serviços, onde é predominante o fim habitacional. Apesar das diversas diligências efetuadas, têm sido recorrentes as reclamações sobre o funcionamento de determinados estabelecimentos aí localizados, devido ao ruído proveniente do seu funcionamento e desrespeito do horário legalmente fixado.

Considerando que a Câmara Municipal tem competência para, com fundamento em razões de segurança ou de proteção da qualidade de vida dos cidadãos, restringir o horário de funcionamento apenas relativamente a estabelecimentos situados em certas zonas ou a certos estabelecimentos, o órgão executivo, na sua reunião de 18 de dezembro de 2014, deliberou iniciar o procedimento visando a restrição do horário de funcionamento dos estabelecimentos de bebidas e/ou de restauração, sitos na Alameda Luís de Camões, Rua Luís Barroso e Rua D. Fernando II, da cidade de Vila Nova de Famalicão, com a designação Brother's Caffé Bar, Matriz Caffé e M Café, nos termos do Código Regulamentar de Atividades Particulares, Espaço Público e Urbanização.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org