Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Uma visão para o nosso futuro comum
 

No dia 30 de julho de 2014, foi formalizado entre o Estado Português e a Comissão Europeia o Acordo de Parceria, designado Portugal 2020, que enquadra as políticas, os investimentos e as prioridades de financiamento fundamentais para promover o desenvolvimento do nosso País.

Os Municípios têm um papel da maior relevância no esforço coletivo de concretização deste novo ciclo de aplicação dos fundos comunitários.

Desde logo, ao nível do conhecimento mais próximo e integrado das realidades locais, contribuindo para que as estratégias a adotar territorialmente sejam efetivamente ajustadas às potencialidades e aos problemas das diversas comunidades que constituem o nosso País.

Sendo um dos concelhos mais importantes do nosso País, Vila Nova de Famalicão não pode passar ao lado dessa janela de oportunidades proporcionada pelo Portugal 2020.

Neste sentido, o Município tomou a opção de promover a definição do Plano Estratégico 2014-2025, que foi denominado de "Visão'25".

Porventura, mais do que nunca, Vila Nova de Famalicão precisa de planear o seu futuro e dispor de um referencial estratégico que permita ao Município, em estreita articulação com os demais agentes da comunidade, prosseguir o desenvolvimento do nosso concelho.

A "Visão'25" foi um processo de decisão no qual o protagonista por excelência foi o cidadão.

Optamos por um modelo participativo, mas estruturado, de encontrar uma visão estratégica para o nosso concelho.

Como resultado da participação ativa e generosa dos cidadãos, foi possível formular uma visão estratégica global, sólida e mobilizadora para o nosso futuro comum: fazer de Vila Nova de Famalicão uma comunidade tecnoindustrial global, num território verde multifuncional.

Ao longo do ano de 2014, o Município desenvolveu um grande empenho para consolidar o nosso concelho como território cada vez mais próspero, sustentável e inclusivo, com mais oportunidades de qualidade de vida e mais atrativo para os agentes económicos.

Promovemos Vila Nova de Famalicão como um concelho inovador e competitivo, capaz de gerar emprego e riqueza, através de políticas que visaram criar condições favoráveis ao empreendedorismo e ao investimento, merecendo destaque o programa Famalicão Made IN.

Promovemos Vila Nova de Famalicão como um concelho inclusivo e solidário, mediante um conjunto diversificado de políticas municipais que promoveram o acesso efetivo aos direitos sociais de cidadania e a resolução dos problemas dos nossos concidadãos que vivem numa situação mais vulnerável.

Promovemos uma governação assente nos valores da responsabilidade e da proximidade, assegurando a gestão criteriosa dos recursos, a qualificação dos serviços públicos e a participação dos cidadãos e das instituições locais.

Entendemos que o desenvolvimento do nosso concelho não depende unicamente da capacidade empreendedora e inovadora do Município, mas também do envolvimento ativo dos cidadãos, das Freguesias, das empresas e das instituições da sociedade civil.

Queremos consolidar Vila Nova de Famalicão como uma comunidade na qual todos tenham oportunidades justas e equitativas de melhorar a sua vida. Tudo isto está ao nosso alcance, agora que podemos olhar com mais esperança e confiança para o futuro.



Vila Nova de Famalicão, 16 de março de 2015.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Paulo Cunha, Dr.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org