Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Educação
 
A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade coesa e solidária. Considerando que uma cidade educativa não é só a escola, mas a comunidade que a envolve, o Município tem empreendido uma aposta estratégica na educação, nomeadamente na promoção da igualdade de oportunidades e na aprendizagem ao longo da vida.
 
xxCooperação institucional na área da educação e conhecimento
 
Conselho Municipal de Educação

Em 26 de fevereiro de 2014, realizou-se a tomada de posse do Conselho Municipal de Educação para o mandato de 2014 a 2017. Realizaram-se mais duas reuniões ordinárias, nos dias 21 de maio e 1 de outubro, nas quais foram abordados assuntos como o Projeto Educativo Local, Regulamento Municipal de Apoio à Educação, o Plano de Transportes Escolares e a recolha de contributos para o Plano Estratégico 2014-2025.

Atribuição de apoios a instituições na área da educação e conhecimento

O Município promoveu uma estreita cooperação com os estabelecimentos de ensino e outras entidades que atuam na área da educação e do conhecimento, criando condições para dinamizarem projetos que contribuam para o desenvolvimento educativo da comunidade.

Projeto Educativo Local

No ano de 2014 a Câmara Municipal deu um importante passo no desenvolvimento dos trabalhos de construção do Projeto Educativo Local.

Considerando a importância que este documento estratégico assume para o Município, houve necessidade de estabelecer uma parceria com a Universidade de Coimbra para conferir cientificidade a este importante projeto. A sua construção desenvolve-se em estreita e direta colaboração com a Câmara Municipal, que articula o trabalho com os restantes agentes e parceiros educativos do território.

Neste sentido, a Câmara Municipal, na sua reunião de 6 de março de 2014, deliberou emitir parecer prévio favorável à celebração do contrato para a realização do Projeto Educativo Local, bem como convidar a Universidade de Coimbra para assessorar a elaboração do projeto atrás referenciado, uma vez que é por todos reconhecido o trabalho relevante que têm vindo a fazer no âmbito do planeamento estratégico.

Neste contexto, e após várias reuniões de trabalho com esta equipa, procedeu- se à realização do diagnóstico da rede educativa de Vila Nova de Famalicão, através de inquéritos por questionário e da recolha de dados estatísticos.

Paralelamente a esta recolha foram, também, efetuadas diligências junto da DGEstE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares), da DGEEC (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência) e da ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional), tendo em vista o fornecimento de outros dados estatísticos que viessem completar e caracterizar, de uma forma mais pormenorizada, a atual rede educativa concelhia e sua evolução nos últimos anos.

Efetuada a recolha de todos estes dados, procedeu-se à sistematização da informação, traduzida na construção de base de dados, tratamento e análise estatística.

No final de 2014 encerrou-se, assim, a recolha de dados estatísticos relevantes para a construção do diagnóstico da rede, dados esses que servirão de base à construção do Projeto Educativo Local e, simultaneamente, à revisão da Carta Educativa do Município.
 
xxPromoção da aprendizagem ao longo da vida
 
Rede Local de Educação e Formação

Pioneira no nosso País, com resultados validados e reconhecidos a nível nacional, a Rede Local de Educação e Formação de Vila Nova de Famalicão tem contribuído para uma melhor articulação entre entidades de formação profissional e entidades do sistema educativo.

Agrega 32 entidades, públicas e privadas não lucrativas, proporcionando diagnósticos comuns de necessidades formativas, ofertas concertadas de educação e formação, uniformidade na definição de objetivos e metas a alcançar.

Tendo como finalidade promover uma atuação conjunta e concertada nos domínios da educação e da qualificação escolar e profissional da população, numa perspetiva de formação, ao longo da vida, os resultados da rede têm sido encorajadores, demonstrados, por exemplo, pela procura das vias profissionalizantes que, atualmente representam cerca de 55% da escolha dos alunos famalicenses no ensino secundário.

Estes resultados são fruto, essencialmente, de uma aposta estratégica de todos os parceiros da Rede Local de Educação e Formação, num ensino profissionalizante, de ligação direta ao setor económico e empresarial. Devido aos bons resultados, elogiados a nível nacional, foi possível a aprovação de praticamente toda a oferta formativa local por parte das estruturais competentes do Ministério da Educação e Ciência.

Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP)

No dia 21 de maio de 2014, em cerimónia realizada na Casa das Artes, foi apresentado o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) de Vila Nova de Famalicão.

O CQEP tem como missão informar, orientar e encaminhar adultos e jovens maiores de 15 anos para ofertas de formação, com vista à obtenção de uma qualificação escolar e profissional. Além disso, certifica as competências escolares ou profissionais, com base nas experiências adquiridas ao longo da vida.

O modelo de funcionamento e organização do CQEP, inovador e reconhecido a nível nacional, integra todas as entidades concelhias de educação e formação da Rede Local de Educação e Formação, com sede localizada no Município e pólos nos estabelecimentos de ensino (regime de itinerância), através de uma estratégia tendente a maximizar e potenciar as estruturas de parcerias existentes no concelho, por forma a melhor garantir a sustentabilidade das diversas ações, resultados e objetivos.
 
Principais medidas no âmbito do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), 2014

- Realização de reuniões de preparação e operacionalização do modelo de organização e funcionamento com as entidades da Rede Local de Educação e Formação, de janeiro a maio de 2014

- Adesão do Município à Carta de Princípios da Rede de Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional da Comunidade Intermunicipal do Ave, aprovada por deliberação camarária de 28 de agosto de 2014.

- Recolha, tratamento e divulgação sistemática da informação sobre as ofertas de qualificação para jovens e adultos.

- Conceção de uma plataforma online para a divulgação da oferta formativa.

- Realização da mostra da oferta formativa e educativa do ensino secundário, pós-secundário e superior.

- Organização de ações de divulgação da oferta formativa junto da população.

- Prestação de serviço de informação, orientação e encaminhamento a adultos.

- Promoção de intervenção vocacional junto dos jovens.

- Desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.

- Realização de ações de capacitação dos técnicos do CQEP e das entidades parceiras.

 
xxPlano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola
 

O Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola enquadra um conjunto de programas e medidas que têm como finalidade comum a prossecução de elevados padrões académicos, mediante o envolvimento dos diversos agentes educativos.

 
Principais medidas inseridas no Plano Municipal de Melhoria e Eficácia da Escola, em 2014

- Cooperação com os Agrupamentos de Escolas no âmbito da melhoria dos padrões de eficácia e qualidade das escolas, em parceria com o Observatório de Melhoria e Eficácia da Escola, englobando a prestação de apoio técnico e científico na elaboração, implementação, monitorização e avaliação dos Planos de Melhoria da Escola e o desenvolvimento da formação. Neste domínio específico, foram promovidas ações de formação destinadas a docentes e não docentes.

- Projeto Litteratus, que visa promover níveis elevados de compreensão leitora e o desenvolvimento dos processos inerentes à leitura e à escrita como ferramentas do conhecimento. Em 2014, foi prosseguida a sua implementação. No âmbito do projeto, foi realizada uma oficina de formação para dois grupos de docentes que lecionam nos 3.º e 4.º ano.

- Projeto Concelhio de Intervenção Vocacional, que envolve a articulação conjunta e concertada das ações de intervenção vocacional realizadas nos diversos estabelecimentos de ensino, englobando o desenvolvimento de materiais de apoio à informação e orientação do comportamento vocacional dos alunos da região e respetivos encarregados de educação, a sensibilização para a oferta atual do ensino profissional, e a criação de um manual concelhio sobre o processo de intervenção psicológica vocacional, denominado por Programa "Eu Pertenço ao Meu Futuro.

- Modelo Concelhio de Sinalização e Intervenção de Menores em Risco, que tem como objetivo constituir um instrumento de trabalho útil para todos os profissionais dos estabelecimentos de ensino, nas situações de crianças e jovens em risco e, desta forma, promover orientações que facilitem os canais de sinalização e comunicação entre as diversas instituições com responsabilidades na proteção de direitos das crianças e jovens.

- Projeto Concelhio de Educação Parental, que visa apoiar os pais no desenvolvimento de uma parentalidade positiva. Em 2014, foram realizadas duas ações de capacitação do projeto, com a participação de 50 docentes. Foram também promovidas um conjunto de ações, nomeadamente, atividades coletivas, aconselhamento individual e oferta de participação em programas de educação parental (horário pós-laboral).

- Projeto Crescer a Brincar, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das competências pessoais e sociais. Ao longo do ano 2014, envolveu cerca de 5.280 alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Foram realizadas atividades de animação educativa junto dos alunos participantes, de forma a reforçar o trabalho desenvolvido pelos Professores na sala de aula. Outro aspeto relevante foi a dinamização da encenação "A montanha dos Gansos Selvagens", pelos alunos do curso de Animação Sociocultural da Escola Profissional CIOR.

- Promoção da educação para o empreendedorismo, que visa incentivar na comunidade educativa competências e atitudes empreendedoras, numa aposta clara no futuro das crianças e dos jovens. No ano findo, mereceram destaque a formalização do protocolo da Rede Famalicão Empreende, em 24 de fevereiro de 2014, a implementação do programa "Ter Ideias para Mudar o Mundo", da Associação Coração Delta, na sequência da deliberação camararia de 8 de maio de 2014, o concurso "O Meu Projeto é Empreendedor" e o prosseguimento do Projeto "A Empresa na Escola", que visa a partilha de práticas e conhecimentos entre o tecido empresarial e as escolas (consultar o capítulo "Economia e Empreendedorismo").

- Projeto "Famalicão Inclusivo", que tem como finalidade promover a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais, nomeadamente crianças e jovens. Em 2014, mereceu destaque a organização de quatro ações de formação destinadas a docentes, técnicos e pessoal não docente, em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão. As ações de formação abordaram os temas "NEE: Medidas Educativas e Material de Apoio", "NEE: Avaliação e Intervenção - Que Percursos Educativos?", "Dificuldades Especificas de Aprendizagem/Dislexia" e "Ajudar a Ser - Crianças Com Necessidades Educativas Especiais". No âmbito do -Projeto "Famalicão Inclusivo", foi prosseguida a cooperação interinstitucional e assinalado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (consultar o capítulo "Solidariedade Social").

 
xxAção social escolar
 
Regulamento Municipal de Apoio à Educação

A Câmara Municipal, na sua reunião de 24 de abril de 2014, deliberou a aprovação do Regulamento Municipal de Apoio à Educação, que agrega as disposições regulamentares nos seguintes domínios: funcionamento, organização e gestão da componente de apoio à família e apoios económicos nos estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar da rede pública do Município; concessão de apoios económicos aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico dos estabelecimentos de ensino do Município; concessão de apoios nos estudos aos alunos do ensino superior, através da atribuição de bolsas de estudo.

Transportes escolares

Na sua reunião de 3 de junho de 2014, a Câmara Municipal aprovou o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2014/2015, que prevê o montante total de 2.159.377,80 €, sendo 317.476,20 € a comparticipação dos alunos do ensino secundário e 1.841.901,60 € a comparticipação do Município com a rede de transportes escolares.

Promoção da alimentação saudável no contexto escolar

O Município tem como prioridade a promoção da alimentação saudável de todas as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, em estreita articulação com os estabelecimentos de ensino e outras entidades locais.

O apoio do Município em matéria de alimentação engloba o fornecimento de refeições gratuitas ou comparticipadas, através da rede de refeitórios escolares, e a distribuição de fruta.

No ano letivo 2013/2014, o Município investiu cerca de 823.000,00 € em refeições para os alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

Como é sabido, Vila Nova de Famalicão foi um dos primeiros Municípios que aderiu ao programa do regime de fruta escolar, alargando-o, também, à educação pré-escolar. No ano letivo 2014/2015, com o objetivo de reforçar os hábitos alimentares saudáveis, passou a distribuir mais uma peça de fruta por semana, no total de três. Assim, para o ano letivo 2014/2015, prevê-se a distribuição de 673.530 géneros alimentícios de frutas, durante 41 semanas para a educação pré-escolar e 33 semanas para o 1.º ciclo do ensino básico, para um universo de cerca de 6.600 alunos, com um valor estimado de 107.764,80 €.

Disponibilização de manuais escolares

Na sua reunião de 28 de agosto de 2014, a Câmara Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente da Câmara Municipal, de 8 de agosto de 2014, relativo à adjudicação do fornecimento dos manuais escolares à empresa Otimtécnica, Lda., pelo valor de 231.355,41 €, acrescido de IVA.

Em dia 15 de setembro de 2014, teve lugar a cerimónia de entrega simbólica dos manuais escolares aos alunos que frequentam a Escola Básica do Mosteiro, em Oliveira Santa Maria.

Com o início do ano letivo, constatou-se que os manuais adjudicados não se revelaram suficientes, em virtude das transferências e inscrições de novos alunos. Por conseguinte, o órgão executivo, na reunião de 16 de outubro de 2014, aprovou a adjudicação da 2.ª fase do fornecimento dos manuais escolares à Ohmtécnica - Representações de Marcas, Lda., no valor global de 3.436,11 €, acrescido de IVA.

Atribuição de auxílios económicos para material escolar

Uma das medidas previstas no Regulamento Municipal de Apoio à Educação é o apoio à aquisição de material escolar dos alunos que frequentam as escolas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública e estejam posicionados nos escalões 1 e 2 do abono de família. Assim, a Câmara Municipal, em 18 de dezembro de 2014, deliberou proceder ao pagamento dos auxílios económicos para material escolar, no valor global de 4.927,00 €, relativo ao ano letivo 2014/2015.
 
xxOutras medidas na área da educação
 
Quinzena da Educação

Entre os dias 23 de abril e 10 de maio de 2014, o Município dinamizou a Quinzena da Educação, que visa promover e valorizar o trabalho realizado pelos diversos parceiros da rede de educação e formação do concelho. A sua programação englobou diversas iniciativas, destacando-se as seguintes: Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura 2014 - Final Distrital de Braga, em 23 de abril, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e na Casa das Artes; a 6.ª Mostra de Teatro Escolar, nos dias 28, 29, 30 de abril e 1 de maio, na Casa das Artes; 2.as Jornadas Municipais de Educação, com o tema "Governo Local de Educação", em 2 de meio, no Centro de Estudos Camilianos; a Mostra da Oferta Educativa e Formativa do Concelho, nos dias 5 a 10 de maio, na Casa do Território, o 1.º Seminário Nacional de Educação e Desenvolvimento Humano, em 8 de maio, na Casa das Artes; o 1.º Encontro Regional de Clubes da Floresta, em 9 de maio, nas instalações do Centro de Estudos e Atividades Ambientais, no Parque da Devesa.

Animação educativa

Em 2014, foram promovidas um conjunto diversificado de atividades que visaram o envolvimento da comunidade educativa local, favorecendo a consolidação de uma escola inclusiva e ligada à sociedade e o desenvolvimento das competências pessoais e sociais das crianças.

Neste domínio, destacaram-se as seguintes atividades: Cantar os Reis, em 6 de janeiro; Carnaval Infantil (28 de fevereiro); Comemorações do Dia Mundial da Criança (1 de junho); Marchas Antoninas Infantis (9 de junho).
 
xxRede de serviços educativos do Município
 

Em 2014, a Câmara Municipal deu uma especial atenção à valorização e á qualificação da rede dos serviços educativos do Município, considerando o seu papel na formação de públicos e consequentemente na democratização da educação e do conhecimento.

Centro de Estudos e Atividades Ambientais

Em 2014, o Centro de Estudos e Atividades Ambientais dinamizou diversas atividades, tendo como objetivos educar e consciencializar a comunidade educativa para a relevância de uma cidadania sustentável.

 
Principais atividades do Centro de Estudos e Atividades Ambientais, em 2014

- Dinamização das oficinas de serviço educativo e da exposição "Jardim das Camélias", no âmbito da Semana da Camélia (consultar o capítulo "Cultura").

- Organização do 1.º Encontro Regional de Clubes da Floresta, em 9 de maio, no âmbito da programação da Quinzena da Educação, referida no presente capítulo.

- Desenvolvimento e colaboração em atividades de consciencialização ambiental e cidadania, em parceria com os lobitos do Agrupamento de Escuteiros de Santo Adrião.

- Colaboração com o Projeto BGreen - Ecological Film Festival, promovido pela Oficina - Escola Profissional, do Colégio das Caldinhas, nomeadamente na realização de oficinas de sensibilização ambiental, tendo como público-alvo as gerações mais jovens.

- Realização de oficinas de aprendizagem ambiental e a apresentação de um catálogo que expõe 20 pontos de interesse ambiental e cultural a visitar o Parque da Devesa, sob o título de Roteiros no Parque, no âmbito das comemorações do 2.º aniversário da inauguração do Parque da Devesa.

- Desenvolvimento de iniciativas que visaram incentivar o conhecimento do património natural e ecológico local, designadamente do Parque da Devesa.

- Dinamização de sessões temáticas sobre a agricultura biológica e a alimentação saudável.

- Dinamização de oficinas de reciclagem de papel nas diversas instituições educativas do concelho.

- Dinamização de ações de educação ambiental, direcionadas essencialmente a instituições educativas e de solidariedade social, sobre os temas floresta, animais, terra, resíduos. Exclusivamente no Parque da Devesa, realizou-se a atividade Percursos interpretativos, valorizando as espécies de fauna e flora existentes.

- Projeção de filmes sobre temas ambientais (Filme Verde).

- Organização de atividades comemorativas das principais datas do ano com relevância ambiental.

- Promoção de atividades experimentais e criativas destinadas aos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito do Projeto Crescer com Ciência.

 

 
xxRede Municipal de Leitura Pública
 
A Rede Municipal de Leitura Pública, que integra a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e os Pólos, tem como missão a promoção da cultura, da educação e do conhecimento. Em 2013, destaca-se os números estatísticos da Rede Municipal de Leitura Pública, tendo alcançado os 75.000 utilizadores e os 20.734 utentes do serviço educativo.
 
Principais atividades da Rede Municipal de Leitura Pública, em 2013

- Comemorações do centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Embora as comemorações do centenário da Biblioteca Municipal tenham iniciado em outubro de 2012, o programa das comemorações terminou no dia 5 de outubro de 2013. Durante o ano 2013, o programa contou com as seguintes iniciativas:

- No dia 1 de março, realizou-se na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco uma Mesa Redonda subordinada ao tema "A República e as Bibliotecas";

- No dia 24 de abril, foi organizada uma conferência dedicada à história das bibliotecas itinerantes em Portugal, intitulada "Da Gulbenkian aos Bibliomóveis", inserida no Encontro de Bibliotecas Itinerantes;

- No dia 18 de maio realizou-se o lançamento do Boletim Cultural 6/7, III Série, seguindo-se uma palestra dedicada aos "Autores Locais e à Política de Edição Municipal";

- Nos dias 18 e 19 de maio, realizou-se uma "Mostra de Publicações Municipais", onde estiveram representadas as publicações municipais de vários Municípios vizinhos;

- No dia 5 de outubro, teve lugar a entrega de cartões de leitor e de livros aos bebés nascidos na maternidade do Centro Hospitalar do Médio Ave e o descerramento de uma placa alusiva ao centenário;

- Durante o primeiro semestre do ano, realizaram-se diversas feiras do livro e mesas redondas subordinadas ao tema "Estratégias para a promoção da leitura", na Biblioteca Municipal e Polos.

- Organização da IV Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão, resultado da parceria com as bibliotecas escolares. A Semana da Leitura teve lugar entre os dias 4 e 8 de março, tendo um vasto programa de atividades, como por exemplo encontros com escritores, espetáculos, visitas guiadas, fóruns de leitura, sessões de cinema, exposições, feiras do livro e concursos de leitura.

- Organização da Maratona da Biblioteca, tendo como finalidade a celebração do Dia Mundial da Livro e dos Direitos de Autor. A programação da iniciativa, que teve lugar entre os dias 18 a 24 de abril, englobou um conjunto diversificado de atividades culturais, das quais destaca-se a Feira do Livro, o espetáculo "O segredo da caixa", pela Fértil-Associação Cultural, o Encontro de Bibliomóveis e a conferência "Da Gulbenkian aos Bibliomóveis" (atividades inseridas no programa de comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco), apresentações de livros e espetáculos.

- Dinamização da Biblioteca de Jardim "Jardim Com Livros". Entre os dias 2 a 12 de julho de 2013, o Bibliomóvel esteve no Parque da Devesa, oferecendo ao público uma diversidade de leituras e de atividades de animação complementares.

- Dinamização do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho. Assim, no dia 18 de setembro, realizou-se na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco a cerimónia de entrega do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho à Professora Doutora Rosa Maria Martelo, pela obra "O cinema da poesia". No âmbito da promoção e divulgação da vida e obra do ensaísta, foi lançado um espetáculo de teatro itinerante, resultado de uma parceria entre o Município e a associação cultural Fértil.

- Transferência de instalações do Polo de Joane. No dia 24 de setembro de 2013, o Polo de Joane mudou-se para o Complexo Desportivo Municipal de Joane. As novas instalações são compostas pelas secções de fundo geral para adultos, infanto juvenil, de periódicos e pelas áreas dos audiovisuais e multimédia. Os serviços disponibilizados são a consulta presencial, o empréstimo domiciliário e o serviço educativo.

- Organização do VI Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares, com o tema "A Bibliotecas e as literacias do séc. XXI". Organizado durante os dias 6 e 7 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, este encontro contou com um vasto programa que abordou diversas temáticas.

- Dinamização do projeto "A Mala de Histórias", que visa proporcionar o contacto com os livros por parte dos utentes do Serviço de Pediatria, da Unidade de Vila Nova de Famalicão, do Centro Hospitalar do Médio Ave.

- Dinamização do projeto Espaço S(énior). Com a intensão de afirmar a Biblioteca Municipal como um espaço de referência para a ocupação dos tempos livres dos seniores, e tirando desse espaço proveito para aprofundar conhecimentos e estabelecer novas formas de contacto com a arte, a cultura e a informação, o ESPAÇO S(énior) pretende atrair e promover novos hábitos junto desta faixa etária.

- Dinamização da Bebéteca. Este projeto tem como missão motivar, precocemente, as crianças para a linguagem oral e escrita de forma harmoniosa, envolvendo os bebés no contato com o livro, através da leitura de histórias em voz alta, da exploração de imagens e do manuseamento dos livros.

- Coordenação e gestão do Banco de Livros Escolares. Este projeto pretendeu envolver e sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de reutilização dos manuais escolares usados, para a sua correta utilização e, consequentemente, para as boas práticas em matéria de responsabilidade social e ambiental. Em 2013, o Banco de Livros Escolares recebeu 3.883 doações e ajudou 224 famílias, com o empréstimo de mais de 1.300 manuais escolares. Em 2013, os Agrupamentos de Escolas e a Cruz Vermelha de Oliveira de S. Mateus tornaram-se parceiros do projeto.

- Coordenação e gestão do Livraria Municipal. Desde o dia 29 de julho de 2013, que Vila Nova de Famalicão dispõe de uma livraria municipal, localizada no edifício da Casa do Território, que disponibiliza as publicações editadas pelo Município e artigos promocionais sobre o concelho.

- Consolidação do Catálogo Coletivo das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão. Assim, depois de se ter concluído a catalogação informatizada do fundo documental existente nos Pólos e no Bibliomóvel, durante o ano de 2013 concluiu-se a catalogação das monografias e das publicações periódicas do Espólio Eduardo Prado Coelho. Iniciou-se, também, em 2013 a catalogação das Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo do ensino básico. Dos espólios particulares existentes na Biblioteca Municipal, foi possível avançar com a catalogação do Espólio Dr. Nuno Simões e das publicações periódicas do Fundo Local.

 
Promoção da educação patrimonial

Considerando que Vila Nova de Famalicão é um concelho com uma forte identidade, o Município promoveu um conjunto de medidas que visaram potenciar o conhecimento da história do nosso concelho, nomeadamente o Projeto " Viagens pelo Património Cultural… À Descoberta" e a dinamização dos serviços educativos no Arquivo Municipal Alberto Sampaio e nos museus municipais (consultar o capítulo "Cultura").
 
xxRede Municipal de Leitura Pública
 
A Rede Municipal de Leitura Pública, que integra a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e os Pólos, tem como missão a promoção do livro e da leitura junto de públicos de todas as idades, contribuindo para a democratização da educação, da cultura e do conhecimento. Em 2014, destaca-se os números estatísticos da Rede Municipal de Leitura Pública, tendo alcançado os 72.000 utilizadores e os 15.978 utentes do serviço educativo e cultural.
 
Principais atividades da Rede Municipal de Leitura Pública, em 2014

- Dinamização da Antena de Informação Europeia do Vale do Ave, inaugurada em 21 de fevereiro de 2014. Resultado de um protocolo entre o Município e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a Antena de Informação Europeia, localizada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, é um espaço aberto à consulta dos cidadãos que faculta acesso facilitado à informação sobre a União Europeia.

- Organização da 5.ª Semana da Leitura das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão. Resultado da articulação entre a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a Rede de Bibliotecas Escolares, a iniciativa, que teve lugar entre os dias 10 e 15 de março, teve como tema a Língua Portuguesa, pretendendo celebrar os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos. No âmbito da sua programação, mereceu destaque os encontros com escritores, a exposição de Pintura "Escritores de Língua Portuguesa", o atelier "A Lenda da Sombra", a oficina "Ilustração Pequenina"; a oficina de música corporal "Caixa de Sons"; a Feira do Livro; as Horas do Conto; as sessões de cinema e a participação das rádios locais "Cidade Hoje" e "Digital".

- Dinamização da iniciativa "Abril, livros mil", que visou a celebração do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A programação da iniciativa, que teve lugar nos dias 2, 3 e 23 de abril, englobou um conjunto de atividades culturais, das quais destacamos, a apresentação do livro "O velho a preto e branco na aldeia das cores", de Pedro Bessa e a sessão de contos visuais com as projeções dos contos: A ovelhinha que veio para jantar, de Steve Smallman e "A maior flor do mundo", de José Saramago. O dia 23 de abril de 2014 ficou reservado para a realização da final distrital do Concurso Nacional de Leitura, cuja organização coube ao Município famalicense, por convite do Plano Nacional de Leitura e da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Este concurso anual é uma iniciativa de âmbito nacional que envolve alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com o objetivo principal de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral. Assim, no dia 23 de abril de 2014, dia em que também se comemorou o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, cerca de 300 concorrentes, em representação de 78 escolas de todo o Distrito de Braga, prestaram as provas escritas na Biblioteca Municipal e as provas orais na Casa das Artes. Da realização deste evento saíram dois vencedores de cada ciclo de ensino que seguiram para a Final Nacional.

- Dinamização da Biblioteca de Jardim "Tardes Com Livros". Entre os dias 1 e 11 de julho de 2014, o Bibliomóvel esteve presente no Parque da Juventude, em pleno coração da cidade, oferecendo ao público uma diversidade de leituras e de atividades de animação complementares. Esta extensão da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco tem permitido afirmar-se como um espaço de leitura não convencional, e mais próximo dos cidadãos.

- Dinamização do Banco de Livros Escolares de Vila Nova de Famalicão, cuja coordenação e gestão foi confiada à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. Até ao início do ano letivo 2014/2015, estimou-se que tinham sido doados 2.030 manuais válidos para empréstimo, o que significa um aumento superior a 60 por cento face à campanha de 2013. No início do presente ano letivo, foram doados cerca de 2.800 livros, que pelo facto de não serem reutilizáveis no nosso sistema educativo foram doados a instituições dos países africanos de língua oficial portuguesa.

- Promoção do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho. No seguimento da parceria instituída em 2009, entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores, para a criação e atribuição do prémio atrás referido, realizou-se a 31 de outubro de 2014, mais uma edição deste galardão literário, que foi entregue ao filósofo José Gil. - Dinamização do Projeto "A Mala de Histórias", um projeto de cultura solidária, com o qual se pretende promover o livro como um companheiro no processo de reabilitação e restabelecimento dos doentes internados do serviço de pediatria, do Centro Hospitalar do Médio Ave, momentos de contacto com os livros e as histórias. No âmbito desta iniciativa, uma técnica de animação de leitura da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco visitou, uma vez por mês, as crianças internadas no Centro Hospitalar do Médio Ave.

- Dinamização do Projeto Bebéteca, que pretende incentivar o gosto pela leitura e pelo livro transformando-o num objeto do quotidiano dos bebés. As sessões da Bebéteca, que decorreram durante o ano 2014, realizaram-se em sessões mensais, destinadas às famílias e às instituições do concelho. As temáticas abordadas durante o ano 2014 foram: janeiro, "Letrinhas no inverno"; fevereiro, "Letrinhas com cor"; março, "Letrinhas para o pai"; abril, "Letrinhas na biblioteca"; maio, "Letrinhas para a mãe"; junho, "Letrinhas e a família"; outubro, "Panda grande e panda pequeno"; novembro, "O pequeno azul e o pequeno amarelo"; dezembro, "Nasceu o menino Jesus".

- Desenvolvimento do Projeto Espaço S(énior), que pretende atrair novos leitores para a Rede Municipal de Leitura Pública e promover novos hábitos junto desta faixa etária. Durante o ano 2014, o projeto incluiu diversas atividades, tais como: Sessões de cinema; workshop "Pr@TIC Informática", subordinado ao tema "Portal das finanças"; workshop "Hortas de Varanda",; Tertúlia "Saúde na 3ª Idade"; sessão de contos "Contadores de histórias"; workshop de fotografia e a atividade "Cantares populares", em articulação com a Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense.

- Organização de feiras do livro. Assim, no período de 7 a 17 de março, foi possível realizar uma feira do livro da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e outra no Polo de Riba de Ave, no período de 5 a 17 de maio, realizou-se uma outra edição no Polo de Joane e, finalmente, de 10 de novembro a 6 de dezembro mais uma edição na Biblioteca Municipal. A organização destas feiras do livro contaram com o apoio dos livreiros locais e, para além das mais variadas representações do mercado editorial, com um vasto programa de animação que incluiu lançamentos de livros, encontros com escritores e exposições.

- Dinamização do Serviço Educativo e Cultural, através de uma programação diversificada que visou fomentar um espírito de fidelização dos diferentes públicos, apresentando para isso, propostas de trabalho concretas. Neste âmbito, foram dinamizadas um vasto conjunto de atividades correntes, dirigidas ao público escolar, como por exemplo as horas do conto "Contos às quartas", as sessões de cinema "Filmes há muitos!", as bebétecas "Letrinhas para bebés", as oficinas "Quero ser bibliotecário" e "Artistas de palmo e meio" e ainda os programas para famílias "Acontece aos sábados"; os encontros com os escritores; as apresentações de livros, ações de formação e eventos de teatro e música.

- Organização do processo de criação de uma biblioteca digital, exclusivamente dedicada ao tema da Oposição Democrática em Vila Nova de Famalicão, contribuindo a preservação da memória cultural do concelho.

- Consolidação do Catálogo Coletivo das Bibliotecas de Vila Nova de Famalicão, permitindo um importante e significativo melhoramento nas atividades e serviços que a Rede municipal de Leitura Pública presta à sua comunidade.

- Promoção do destaque mensal "Escritores Famalicenses do séc. XIX e XX". Durante o ano 2014, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco realizou, mensalmente, uma mostra documental com o objetivo de dar dados biográficos e bibliográficos de alguns dos ilustres escritores famalicenses.

- Dinamização de exposições temporárias na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e nos Pólos.

 
xxArquivo Municipal Alberto Sampaio
 
No ano de 2014, o Arquivo Municipal Alberto Sampaio promoveu um conjunto diversificado de medidas e atividades com a finalidade de assegurar a salvaguardar e a difusão do património arquivístico do Município.
 
Principais atividades do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, em 2014

- Realização de homenagem póstuma a José Casimiro da Silva, uma das principais personalidades do século XX no concelho, no dia 3 de maio, através de uma sessão solene, que teve lugar no Auditório Senador Sousa Fernandes, sito na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco. No âmbito da sessão, foi inaugurada a exposição biográfica "José Casimiro da Silva; um jornalista famalicense", que reflete o seu percurso enquanto jornalista e cidadão famalicense ao serviço da comunidade, nomeadamente ao nível da sua intervenção na política local e em diversas instituições e associações. A mostra esteve patente na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco até ao final do mês de maio, tornando-se depois itinerante.

- Lançamento do livro "A Imprensa Periódica Famalicense nos séculos XIX e XX", editado pela Húmus, em articulação com o Município. O livro "A Imprensa Periódica Famalicense nos Séculos XIX e XX", da autoria de Eng.ª Emília Nóvoa Faria, é prefaciado por José Tengarrinha, um dos principais especialistas no domínio da história da imprensa portuguesa. A investigação reúne 124 títulos de periódicos famalicenses, distribuídos por diversas categorias: jornais, revistas, boletins, números únicos, folhas de propaganda e anais.

- Organização da mesa redonda "A Imprensa Regional: o legado de José Casimiro da Silva", no dia 30 de maio de 2014, que teve como objetivo a reflexão sobre a história e a atual situação da imprensa regional.

- Realização da exposição "Famalicão: vila/cidade", de Fernando Marques, entre os dias 8 de julho a 1 de agosto de 2014, na qual é feita uma abordagem artística do percurso histórico de Vila Nova de Famalicão enquanto centro urbano.

- Organização do workshop de reflexão intitulado "Bibliotecas e Arquivos: contributos para a memória local", no dia 19 de setembro de 2014. Esta iniciativa inserida no programa "Famalicão Visão'25 - 25 ideias para o Futuro", pretendeu ser um espaço de reflexão sobre a relevância das bibliotecas e dos arquivos na preservação e divulgação da história local.

- Comemorações do dia do patrono do Arquivo Municipal Alberto Sampaio no dia 1 de dezembro de 2014, assinalando o 106.º aniversário do seu falecimento, na Casa de Boamense, situada em Cabeçudos. Na sessão evocativa da sua memória, nas instalações do Arquivo Municipal, foi exibido o documentário televisivo "Alberto Sampaio, o Homem e a Obra". Em seguida, houve espaço de diálogo com o público presente, centrado na figura do homenageado. A sessão encerrou com o sorteio de um exemplar da Fotobiografia de Alberto Sampaio - A Paixão das Origens, uma edição da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.

- Lançamento da iniciativa "Vamos brincar aos jornalistas", dirigida aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico, que tem como objetivos promover o contacto com publicações periódicas, explicando as particularidades respeitantes à composição de um jornal, bem como divulgar a figura de José Casimiro da Silva, jornalista e diretor do "Estrela do Minho" e "Estrela da Manhã", jornais que marcaram a história da imprensa periódica famalicense no século XX.

- Projeção periódica do filme "Famalicão", de Manoel de Oliveira, a partir do mês de setembro. Este filme retrata Vila Nova de Famalicão na década de 1940.

- Disponibilização na Internet de vária documentação dos fundos da Câmara Municipal e da Administração do Concelho.

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org