Família
 
O Município tem promovido uma política transversal e global para a promoção da família, considerando que esta é um espaço privilegiado da realização da pessoa humana e da solidariedade entre gerações.

Fórum Comunitário "Organizações Familiarmente Responsáveis"

No dia 3 de fevereiro de 2014, o Município, em parceria com a Associação Nacional para a Ação Familiar, organizou o Fórum Comunitário "Organizações Familiarmente Responsáveis", que teve lugar na Casa do Território, no Parque da Devesa, que teve como objetivo refletir sobre o papel das organizações familiarmente responsáveis.

Projeto "Maio: Mês da Família"

Em maio de 2014, o Município promoveu a iniciativa "Maio: Mês da Família", que teve como finalidade ampliar e valorizar o papel fundamental da família na sociedade, mediante a disponibilização de uma programação ampla e diversificada, direcionada para todas as faixas etárias, incentivando a intergeracionalidade, e para todos os segmentos da população.

Neste sentido, foram organizadas diversas atividades, com a parceria e a colaboração de instituições locais.
 
Principais ações no âmbito do Projeto "Maio: Mês da Família", em 2014

- Dinamização do Concurso de Fotografia "Foto de Família", que visou incentivar a criatividade das famílias e a partilha dos momentos de vivência familiar junto da comunidade. No dia 31 de maio de 2014, teve lugar a cerimónia de entrega dos prémios do concurso, na Fundação Cupertino de Miranda.

- Realização de oficinas de expressões e de ateliês temáticos, com a colaboração nos Serviços Educativos do Centro de Estudos e Atividades Ambientais.

- Organização das palestras Duas de Treta sobre novos desafios da atualidade, na Casa da Juventude, tendo sido abordados temas como as drogas sintéticas, os distúrbios alimentares, a sexualidade na adolescência e a educação.

- Dinamização do "Workshop: O que é isto da Genealogia?", no dia 15 de maio de 2014, Dia Internacional da Família, no Museu Bernardino Machado.

- Realização da cerimónia de homenagem às mães das famílias numerosas, no dia 18 de maio de 2014, na Casa das Artes, durante a qual foram distinguidas as mães que tiveram mais filhos das localidades do concelho.

- Organização de ação de sensibilização "Prevenção Alimentar e Comportamental", em 20 de maio de 2014, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em parceria com a associação Europacolon Portugal.

- Dinamização do ateliê "Arqueologia e o Pão Romano - Histórias ao Sabor do Tempo", em 22 de maio, no Centro de Dia "Nascer do Sol" (Mogege), resultado da articulação entre o pelouro da Família e o Gabinete de Arqueologia.

 
Promoção da igualdade do género

A promoção efetiva da Igualdade entre mulheres e homens é uma responsabilidade dos poderes públicos e dos diversos agentes da sociedade civil, desempenhando um papel valioso na valorização da dignidade da pessoa humana.

Na sequência do protocolo de cooperação contratualizado com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Câmara Municipal pretende adotar um Plano Municipal para a Igualdade entre Mulheres e Homens, que tem como finalidade convocar a sociedade civil para o compromisso de assegurar a igualdade de género em todos os domínios da esfera pública local.

Parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto. Estudo "Viver bem com mais idade - do contexto familiar ao apoio institucional"


Na sua reunião de 16 de outubro de 2014, a Câmara Municipal aprovou a carta de parceria entre o Município e a Escola Superior de Enfermagem do Porto, que visa a concretização de estudo denominado "Viver bem com mais idade - do contexto familiar ao apoio institucional".

Este projeto de investigação, cuja implementação tem contado com a cooperação das Freguesias do concelho e de cidadãos voluntários formados para o efeito, pretende contribuir para uma maior qualidade de vida dos cidadãos maiores de 65 anos, num ambiente sustentável, amigável e com segurança em meio familiar ou institucional.