Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Segurança
Proteção Civil
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
VOLUNTARIADO
Promover a cidadania ativa e solidária.
 
O Município tem como prioridade a promoção e a implementação de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do voluntariado como expressão do exercício livre de uma cidadania ativa e solidária.
 
Cooperação institucional na área do voluntariado

O Município esteve fortemente empenhado no reforço da cooperação entre as diversas entidades que possam contribuir para a valorização do voluntariado.
 

Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área do voluntariado, em 2016

- Cooperação com as entidades participantes nas Comissões Sociais Inter-Freguesias, tendo como finalidade conhecer os parceiros e potenciar as ações de voluntariado a nível local.

- Organização de recolhas de bens para as pessoas em situação social vulnerável. O Município tem como uma das suas principais respostas sociais a Loja Social, que visa dar resposta às necessidades básicas das pessoas socialmente mais vulneráveis, mediante a recolha de diferentes bens doados por particulares ou instituições. Como tal, realizaram-se diversas recolhas no sentido de angariação de alimentos e de produtos de higiene em hipermercados e supermercados, com o envolvimento dos voluntários.

- Deliberação da Câmara Municipal de 7 de abril, que aprovou a celebração de um protocolo de cooperação entre o Município e a ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, tendo como objetivo primordial o lançamento de uma rede de empresas ou instituições potenciais aderentes ao Cartão do Voluntário Municipal e Cartão Sénior Feliz, comprometendo-se a referida associação empresarial a divulgar a iniciativa junto das empresas ou instituições do concelho, assim como a articular com os seus associados a adesão ao projeto, que se consubstanciará na atribuição de descontos e na disponibilização de produtos e serviços aos voluntários que integrem o Banco Local de Voluntariado e aos utilizadores do Cartão Sénior Feliz.

 
Promoção e divulgação do voluntariado

Em 2016, o Município esteve empenhado na promoção de condições para o reforço do compromisso da sociedade com o voluntariado.
 

Principais medidas no âmbito da promoção e divulgação do voluntariado, em 2016

- Participação de voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado nos seguintes eventos promovidos ou apoiados pelo Município, nomeadamente o Festival Vaudeville Rendez-Vous, entre os dias 15 a 23 de julho (consultar o capítulo "Cultura") e as comemorações do Dia dos Avós, em 26 de julho (consultar os capítulos "Família" e "Solidariedade Social"), entre outros.

- Promoção do voluntariado no âmbito do programa de participação e envolvimento "Famalicão Visão'25 - Marcas de futuro". De entre as atividades programadas, mereceram destaque a Rua do Encontro e a Maratona do Voluntariado. A Rua do Encontro, no dia 23 de setembro, contou com a presença de perto de uma centena de pessoas com deficiência, oriundas de diversas instituições do concelho e cujo propósito foi sensibilizá-las para o voluntariado, incentivando-as a uma participação mais ativa na sociedade. Desta atividade resultou uma fotorreportagem, que foi apresentada durante a Maratona do Voluntariado, que teve lugar na Casa das Artes, no dia 15 de outubro.

- Comemorações do Dia Internacional do Voluntário, que tiveram lugar no Café Concerto da Casa das Artes, em 5 de dezembro. Entre outras atividades, as comemorações englobaram a apresentação pública de novas medidas de apoio ao voluntariado, nomeadamente o novo Cartão do Voluntário, associado ao Banco Municipal de Voluntariado.

- Estabelecimento da ligação entre a oferta e a procura de oportunidades de voluntariado existentes a nível local, através da divulgação, do acolhimento de voluntários e do seu enquadramento em projetos e iniciativas promovidas pelas instituições locais.

 
Formação no âmbito do voluntariado

O Município tem dado uma relevância ao desenvolvimento da formação, contribuindo deste modo para a capacitação do desempenho qualitativo dos voluntários.
 

Principais medidas no âmbito da formação na área do voluntariado, em 2016

- Dinamização dos cursos de simbologia grupal "Chega de MAS!" e "O mundo gira, nós giramos com ele!", em parceria com a PASEC.

- Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural.

- Realização de ações de formação inicial, nos dias 14 de abril, 21 de abril, 24 de maio e 26 de novembro.

- Organização de uma ação de formação sobre idosos, em 26 de novembro, no âmbito do Projeto Palavras e Afetos, que visa a melhoria da qualidade de vida da população com 65 ou mais anos, que vivem em situação de isolamento social.

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org