Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
 
VOLUNTARIADO
Promover a cidadania ativa e solidária.
 
O Município tem como prioridade a promoção e a implementação de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do voluntariado como expressão do exercício livre de uma cidadania ativa e solidária.
 
Cooperação institucional na área do voluntariado

O Município esteve fortemente empenhado no reforço da cooperação entre as diversas entidades que possam contribuir para a valorização do voluntariado.
 

Principais medidas no âmbito da cooperação institucional na área do voluntariado, em 2016

- Cooperação com as entidades participantes nas Comissões Sociais Inter-Freguesias, tendo como finalidade conhecer os parceiros e potenciar as ações de voluntariado a nível local.

- Organização de recolhas de bens para as pessoas em situação social vulnerável. O Município tem como uma das suas principais respostas sociais a Loja Social, que visa dar resposta às necessidades básicas das pessoas socialmente mais vulneráveis, mediante a recolha de diferentes bens doados por particulares ou instituições. Como tal, realizaram-se diversas recolhas no sentido de angariação de alimentos e de produtos de higiene em hipermercados e supermercados, com o envolvimento dos voluntários.

- Deliberação da Câmara Municipal de 7 de abril, que aprovou a celebração de um protocolo de cooperação entre o Município e a ACIF - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão, tendo como objetivo primordial o lançamento de uma rede de empresas ou instituições potenciais aderentes ao Cartão do Voluntário Municipal e Cartão Sénior Feliz, comprometendo-se a referida associação empresarial a divulgar a iniciativa junto das empresas ou instituições do concelho, assim como a articular com os seus associados a adesão ao projeto, que se consubstanciará na atribuição de descontos e na disponibilização de produtos e serviços aos voluntários que integrem o Banco Local de Voluntariado e aos utilizadores do Cartão Sénior Feliz.

 
Promoção e divulgação do voluntariado

Em 2016, o Município esteve empenhado na promoção de condições para o reforço do compromisso da sociedade com o voluntariado.
 

Principais medidas no âmbito da promoção e divulgação do voluntariado, em 2016

- Participação de voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado nos seguintes eventos promovidos ou apoiados pelo Município, nomeadamente o Festival Vaudeville Rendez-Vous, entre os dias 15 a 23 de julho (consultar o capítulo "Cultura") e as comemorações do Dia dos Avós, em 26 de julho (consultar os capítulos "Família" e "Solidariedade Social"), entre outros.

- Promoção do voluntariado no âmbito do programa de participação e envolvimento "Famalicão Visão'25 - Marcas de futuro". De entre as atividades programadas, mereceram destaque a Rua do Encontro e a Maratona do Voluntariado. A Rua do Encontro, no dia 23 de setembro, contou com a presença de perto de uma centena de pessoas com deficiência, oriundas de diversas instituições do concelho e cujo propósito foi sensibilizá-las para o voluntariado, incentivando-as a uma participação mais ativa na sociedade. Desta atividade resultou uma fotorreportagem, que foi apresentada durante a Maratona do Voluntariado, que teve lugar na Casa das Artes, no dia 15 de outubro.

- Comemorações do Dia Internacional do Voluntário, que tiveram lugar no Café Concerto da Casa das Artes, em 5 de dezembro. Entre outras atividades, as comemorações englobaram a apresentação pública de novas medidas de apoio ao voluntariado, nomeadamente o novo Cartão do Voluntário, associado ao Banco Municipal de Voluntariado.

- Estabelecimento da ligação entre a oferta e a procura de oportunidades de voluntariado existentes a nível local, através da divulgação, do acolhimento de voluntários e do seu enquadramento em projetos e iniciativas promovidas pelas instituições locais.

 
Formação no âmbito do voluntariado

O Município tem dado uma relevância ao desenvolvimento da formação, contribuindo deste modo para a capacitação do desempenho qualitativo dos voluntários.
 

Principais medidas no âmbito da formação na área do voluntariado, em 2016

- Dinamização dos cursos de simbologia grupal "Chega de MAS!" e "O mundo gira, nós giramos com ele!", em parceria com a PASEC.

- Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural.

- Realização de ações de formação inicial, nos dias 14 de abril, 21 de abril, 24 de maio e 26 de novembro.

- Organização de uma ação de formação sobre idosos, em 26 de novembro, no âmbito do Projeto Palavras e Afetos, que visa a melhoria da qualidade de vida da população com 65 ou mais anos, que vivem em situação de isolamento social.