Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Igualdade
Segurança
Proteção Civil
Internacionalização
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Percurso seguro e coletivo
 

Quando apresentamos aos famalicenses o Quadro de Referência Estratégico da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão e respetivo Orçamento para 2018 asseguramos que tínhamos sido fiéis a nós próprios e aos nossos compromissos na elaboração do documento. Essa preocupação de base esteve tão presente na origem do processo como ao longo dos 365 dias de desenvolvimento do plano. Encaramos a administração pública autárquica como um desafio constante de responsabilidade porque só dessa forma conseguiremos estar à altura de prestar contas aos famalicenses com a certeza do dever cumprido. Os resultados que o presente Relatório de Gestão e Prestação de Contas revelam não são uma surpresa e essa é a melhor notícia que podemos extrair dos documentos. O elevado índice de cumprimento das atividades propostas e da execução orçamental, tanto pelo lado da receita como da despesa, a par da diminuição da dívida do município, revelam que a nossa planificação foi criteriosa e racional e que a nossa ação foi condizente com a ambição da planificação.

Estamos, por isso, satisfeitos, com o resultado da nossa atividade. Porque cumprimos, mas sobretudo porque temos consciência de que tudo o que fizemos representou um contributo para o desenvolvimento sustentado do nosso concelho, para a afirmação do nosso território, para a qualidade de vida dos famalicenses e para a nossa coesão comunitária. Foi precisamente para este resultado que direcionamos agulhas e foi para este resultado que trabalhámos. Vila Nova de Famalicão não se faz num ano, vai-se fazendo todos os dias e todos os anos. Se mantivermos este nível de programação e de execução ao longo dos anos só podemos sentir-nos orgulhosos do nosso trabalho e resultados.

O ano de 2018 representou, por isso, um bom ano para a geração atual de famalicenses, mas também um bom ano para as gerações vindouras. Porque é também de construir o futuro que se trata a nossa atividade.

Quando apostamos na descentralização cultural, no desenvolvimento infraestrutural, numa política de gestão autárquica partilhada e consensualizada, em boas políticas de democratização cultural, desportiva e social, quando defendemos o nosso meio ambiente, quando promovemos medidas de apoio às famílias e às várias gerações de famalicenses, é no hoje e no amanhã que estamos a pensar.

Sentimos que a nossa ambição é a de todos os famalicenses. Com efeito, a capacidade demonstrada nos diversos domínios da vida coletiva, aponta para a prevalência crescente na nossa comunidade de uma cultura generalizada de iniciativa e responsabilidade, de inovação e qualidade, de exigência e criatividade, ao nível dos territórios mais desenvolvidos da Europa e do mundo.

Esta capacidade tem tido consequências práticas e duradouras, na consolidação da competitividade do tecido económico, na promoção da coesão social, na valorização do território e no estabelecimento de uma rede de conexões que nos afirma, motiva e orgulha.

Os resultados que Vila Nova de Famalicão tem conseguido a cada ano que passa são também bons por força da construção desta comunidade orgulhosa e comprometida com o seu presente e futuro. Os resultados municipais que este documento revela são também reflexo desta dinâmica coletiva que vamos continuar a cultivar e a reforçar todos os dias.

Porque Vila Nova de Famalicão é o Nosso Lugar.



Vila Nova de Famalicão, 25 de março de 2019.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Paulo Cunha, Dr.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.famalicao.pt | camaramunicipal@famalicao.pt