O SEU LUGAR
Atualidade

Regulamento do Mercado Municipal em discussão pública

02-03-2020
Foi publicado, nesta segunda-feira, 2 de março, em Diário da República, o projeto de Regulamento do novo Mercado Municipal. O documento encontra-se agora à disposição do público, pelo período de 30 dias, para consulta pública e para recolha de sugestões, nos serviços de atendimento ao público do município durante as horas normais de expediente e no portal oficial do município. Os interessados em participar devem dirigir, por escrito, as suas sugestões à Câmara Municipal, até 1 de abril.

Refira-se que as obras do novo Mercado Municipal arrancaram em julho de 2019, com um custo total de 3,9 milhões de euros e com financiamento FEDER de 3,1 milhões de euros.

De acordo com a memória descritiva do projeto da autoria da equipa de arquitetura da Câmara Municipal, a intervenção visa a recuperação e valorização do caracter arquitetónico do edifício existente e ao mesmo tempo na criação de um novo corpo (Pala) que cumprirá por um lado a função de abrigo do terrado (mercado permanente e cíclico) e por outro a função de uma nova frente urbana para a Avenida Marechal Humberto Delgado e Praça Mouzinho de Albuquerque.

O recinto será dividido em várias zonas, com espaço para o mercado permanente com usos como talhos, peixarias, frutarias e flores; com espaço para o mercado cíclico que servirá para os pequenos produtores que fazem a venda eventual dos seus produtos, mas também para eventos como showcookings. Haverá ainda espaços para a restauração com esplanadas cobertas e ao ar livre, um espaço ajardinado com espelhos de agua e zonas de estar e um edifício de apoio.
113403 leituras