O SEU LUGAR
Reabilitação Urbana

Reabilitação do edifício Serafim e Esperança Oliveira no centro de Famalicão recebeu Menção Honrosa

17-06-2021
A reabilitação do edifício Serafim e Esperança Oliveira, localizado na rua Lourenço da Silva, na União de Freguesias de Antas e Abade de Vermoim, foi distinguida com uma Menção Honrosa no âmbito da segunda edição do Prémio Januário Godinho, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e que foi entregue esta segunda-feira, nos Paços do Concelho. O projeto de arquitetura foi da responsabilidade do Atelier 15 arquitectura, Lda., sendo co-autores os arquitetos Sérgio Fernandez e Alexandre Alves Costa. A obra foi executada por Construções Silvério & Filhos, Lda. e promovida por Vítor Serafim Pereira Oliveira.

O prémio foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que considerou a intervenção sobre o património edificado, seja ele classificado ou corrente com valor, fundamental para a salvaguarda da memória coletiva.

São objetivos do Prémio Januário Godinho, diligenciar a salvaguarda e valorização do património e, também, promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores que assente nas boas práticas de reabilitação de edifícios.

A atribuição da Menção Honrosa premiou, sobretudo, o trabalho de restauro operado na fachada deste edifício. A fachada é composta por um conjunto de elementos que foram devidamente tratados e que, no caso dos elementos cerâmicos, tiveram o acompanhamento de um técnico de conservação e restauro. Por estes motivos, entendeu-se que este esforço deveria ser reconhecido e, portanto, ser-lhe atribuída uma Menção Honrosa.

As candidaturas à 3.ª edição do prémio Januário Godinho encontram-se a decorrer, terminando o prazo de entrega este mês de junho
33968 leituras