O SEU LUGAR

Residentes / Ação Social
Programas Sociais

Rede Solidária do Medicamento

Divisão de Solidariedade Social

T. 252 320 940
E. accaosocial@famalicao.pt

O Município de Vila Nova de Famalicão aderiu ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. A participação do município famalicense nesta rede solidária implementada pela Associação Dignitude implica um investimento anual na ordem dos 150 mil euros, com o financiamento de 100 euros anuais por cada beneficiário do agregado familiar, previamente sinalizado e identificado pelos serviços de Ação Social da autarquia.
O acordo de cooperação assinado entre a autarquia e a Associação Dignitude assegura ainda a comparticipação de medicamentos psicotrópicos aos utentes carenciados atendidos e sinalizados pelos Serviços de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), no âmbito do “Protocolo de Promoção da Saúde Mental”.
Os benefícios concedidos ao abrigo do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento abrangem exclusivamente os medicamentos prescritos em receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.
São potenciais beneficiários todos os agregados familiares cuja capacitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), sendo a comparticipação dada a 100% na aquisição de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde e sujeitos a receita médica.
Este programa pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento garantindo que todos os portugueses possam comprar os medicamentos comparticipados que lhes são prescritos.