Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Orçamento da Despesa por Orgânica
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Resumo do Plano Plurianual de Investimentos
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Proposta Anexa

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Uma gestão para a sustentabilidade
 

A promoção de um modelo social mais sustentável é um dos maiores desafios que se colocam à administração pública autárquica. Um desenvolvimento que implica uma gestão cuidada e equilibrada de todos os recursos da autarquia e uma planificação estratégica que assegure desenvolvimento e progresso com preservação e valorização dos recursos existentes. Isto significa que o foco de atenção da administração autárquica tem de estar centrado no imediato sem estar desfocado do futuro, com uma estratégia definida para o presente, mas enquadrada numa planificação de médio e longo prazo. Quer isto dizer que precisamos de responder às necessidades de hoje, sem colocar em causa os recursos para as gerações de amanhã.

Por isso, em 2020, queremos dar prioridade estratégica ao reforço da promoção de políticas públicas municipais que contribuam para o desenvolvimento sustentável do território.

Fomentaremos a reabilitação urbana e implementaremos as diversas medidas inseridas no nosso Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. Vamos investir na modernização das infraestruturas ambientais e na promoção de uma aposta forte na educação formal e informal dos nossos cidadãos, sobretudo das gerações mais novas de famalicenses, com forte pendor para a participação e sensibilização cívica e ambiental.

Promoveremos a mobilidade sustentável no território, englobando a qualificação da rede viária e o reforço de condições que promovam um maior uso dos transportes coletivos e dos modos suaves de mobilidade. Promoveremos a eficiência energética, procurando diminuir significativamente a nossa pegada ecológica.

Promoveremos uma economia local mais sustentável, valorizando os produtos endógenos e divulgando os pequenos produtores através da abertura do novo Mercado Municipal.

Em 2020 prosseguiremos a nossa aposta na prossecução das políticas que promovam a coesão e a inclusão social, com programas de apoio às classes sociais mais desfavorecidas, tanto de forma direta, através dos mais variados programas municipais, como de forma indireta através do apoio às instituições concelhias que desenvolvem trabalho social.

Também será dada especial atenção à governança do território, baseada no envolvimento dos diversos agentes da comunidade, considerando-os como parceiros da maior relevância na promoção de um concelho cada vez mais coeso e sustentável.

Acreditamos em Vila Nova de Famalicão e nos famalicenses. Assumimos que está verdadeiramente ao nosso alcance consolidar Vila Nova de Famalicão como um território cada vez mais moderno, inclusivo, sustentável e inteligente, dotado de uma governança eficiente e participativa, capaz de acolher todos e de a todos oferecer a oportunidade de uma vida digna e feliz.

Vila Nova de Famalicão, 22 de outubro de 2019.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Paulo Cunha, Dr.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.famalicao.pt | camaramunicipal@famalicao.pt