Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Orçamento da Despesa por Orgânica
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Resumo do Plano Plurianual de Investimentos
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Proposta Anexa

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

 
Agenda Estratégia para o Desenvolvimento Inteligente
 
Os recursos endógenos de Vila Nova de Famalicão manifestam-se na sua forte atratividade como território de excelência para viver, trabalhar, investir e visitar.

A Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente está articulada como o Programa-Estrela "Famalicão Made IN", cujo propósito é promover Vila Nova de Famalicão como território empreendedor, industrial e exportador, alavancando para um novo limiar de excelência e inovação tecno-industrial.

Consequentemente, a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente abrange as políticas que tem como finalidade fomentar o desenvolvimento socioeconómico do território, mediante a modernização e a diversificação e a modernização das estruturas económicas, a criação de emprego, o bem-estar da população e o aprofundamento da internacionalização.
 
ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO
Promover o desenvolvimento socioeconómico do território.
 
O Município conferirá um lugar central à promoção do desenvolvimento socioeconómico do concelho, através da consolidação do crescimento económico sustentável e equitativo e da geração de emprego de qualidade, que permita o pleno aproveitamento do capital humano existente e o reforço da inovação e da internacionalização.
 
Prossecução do Programa Famalicão Made IN. O Programa Famalicão Made IN tem como finalidade estratégica promover uma atitude e um contexto empreendedor, de forma a atingir resultados concretos que contribuam para a melhoria da competitividade das empresas e do território e, por inerência, da qualidade de vida das pessoas. Pretende-se, assim, construir um concelho mais empreendedor e competitivo, tendo como principal motor as empresas inovadoras e sustentáveis, de valor acrescentado e geradoras de emprego.
 

Principais medidas no âmbito do Programa Famalicão Made IN, em 2020

Eixo Famalicão Made INcubar

- Desenvolvimento da Rede Famalicão Empreende como rede local das entidades de promoção e de apoio ao empreendedorismo e à inovação como pilares do desenvolvimento económico do território.

- Prestação dos serviços de apoio ao empreendedor e ao empresário, nomeadamente através do Espaço Empresa.

- Dinamização da segunda edição do concurso de ideias para novos negócios empreendedores "Jump".

- Promoção do espírito empreendedor junto dos mais jovens - concurso "O Meu Projeto é Empreendedor" dirigido aos alunos do ensino profissional.

- Dinamização dos polos de incubação.

- Participação em feiras & cimeiras especializadas de empreendedorismo.

- Consolidação dos serviços da EPAT - Apoio Técnico à Criação e Consolidação de projetos (em parceria com o IEFP), nomeadamente, o acompanhamento dos projetos aprovados (consultoria de 2 anos).

- Dinamização das empresas criadas no âmbito dos processos de incubação - 'Geração Made IN'.

Eixo Famalicão Made INvestir

- Lançamento da marca de promoção dos parques empresariais.

- Apoio ao processo de implementação de sinalética nos parques empresariais.

- Prossecução do Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal, engloba a atribuição de apoios às iniciativas empresariais, nas vertentes da isenção parcial ou parcial do IMI e do IMT, da redução até 100% do valor das taxas de licenciamento de operações urbanísticas e do acompanhamento dos procedimentos administrativos e da operação de licenciamento e para apoio no levantamento de espaços disponíveis para implementação dos projetos que venham a ser classificadas como Projeto Made 2IN nos termos do referido regulamento.

Eixo Famalicão Made INcentivar

- Participação no Roteiro da Inovação (consultar a Área de Intervenção "Governação Municipal").

- Dinamização de iniciativas que visem elevar os índices de incorporação de I&D nas empresas famalicenses, no âmbito da Rede Famalicão Empreende.

- Dinamização da infraestrutura tecnológica de apoio ao setor agroalimentar das carnes (TECMEAT).

- Desenvolvimento de instrumentos financeiros que permitam condições atrativas ao tecido empresarial famalicense.

- Atribuição de vouchers Inovação e Internacionalização às empresas, que visam impulsionar o número de novos projetos de inovação, investigação e desenvolvimento no concelho, bem como apoiar o acesso aos mercados internacionais.

- Dinamização do projeto Atlantic Food Export, que visa apoiar as PME do setor agroalimentar no acesso aos mercados internacionais.

- Dinamização dos projetos POCTEP - Empreende Makers e CoLogistics, no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP).

Eixo Famalicão INformar

- Incremento dos meios de comunicação destinados ao desenvolvimento económico do território, potenciando a comunicação bilingue (línguas portuguesa e inglesa).

- Dinamização de eventos relacionados com o empreendedorismo e com o apoio às empresas.

 
Dinamização económica da cidade e das vilas. O comércio desempenha um papel socioeconómico de especial relevância no território. Neste contexto, o Município prosseguirá o seu empenho da criação de condições que potenciem a qualificação do comércio e das demais atividades económicas na cidade e nas vilas, em cooperação com a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão e outros atores.

Desenvolvimento dos mercados e produtores locais. Neste âmbito, o Município tem como prioridade estratégica a reabilitação do Mercado Municipal, dinamizando um novo reposicionamento, assumindo-se este como ponto central visível e estruturante de um extenso circuito de curta distribuição de produtos frescos. O novo Mercado Municipal deverá posicionar-se como um lugar de trocas económicas, sociais e culturais congregador e mobilizador da identidade do concelho. Deste modo, pretende-se que o novo Mercado Municipal seja um espaço de encontro (acolhimento de práticas de encontro dos famalicenses e atração de fluxos de visitantes, alavancando o novo sistema de espaços públicos envolventes), de negócio (suporte do posicionamento coletivo de negócios alimentares e complementares, designadamente do comércio de proximidade do centro urbano) e de formação (incentivo de aprendizagens abertas e transversais sobre a produção, distribuição e consumo).
 

Principais medidas no âmbito dos mercados e produtores locais, em 2020

- Dinamização do Mercado Provisório.

- Realização de iniciativas de capacitação e qualificação dos comerciantes e vendedores para uma melhor prestação do serviço.

- Organização de ações de apoio ao surgimento de novos empreendedores associados à área da agricultura e produção local.

- Conclusão das obras de reabilitação do Mercado Municipal e reabertura do mercado requalificado.

 
TURISMO
Valorizar a oferta e a atratividade.
 
O desenvolvimento do turismo é fundamental para potenciar a estratégia de afirmação e de inovação de Vila Nova de Famalicão. Para além do contributo económico inegável, o turismo constitui também um excelente veículo para melhorar a imagem e a atratividade do território.

Neste sentido, Vila Nova de Famalicão será promovido como um destino cosmopolita e memorável, com uma diversidade de recursos patrimoniais e culturais e uma oferta gastronómica e vínica singular, para visitar, vivenciar e voltar.
 
Dinamização de parcerias. O Município assegurará a prossecução de mecanismos que facilitem a promoção da cooperação e das parcerias estratégicas com atores públicos e da sociedade civil. Neste sentido, será incrementada a cooperação com as entidades com responsabilidades na promoção turística do território, como a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Fomento da capacitação. Considerando a relevância do capital humano para a promoção turística do território, o Município promoverá ações de capacitação para técnicos, agentes locais e o público em geral.

Fomento de Informação, promoção e marketing na área turística. O Município prosseguirá o seu empenho na melhoria da imagem e da atratividade do território de Vila Nova de Famalicão como destino turístico de qualidade.
 

Principais medidas no âmbito do fomento da informação, promoção e marketing na área turística, em 2020

- Conceção, produção e distribuição de materiais promocionais.

- Participação em feiras.

- Dinamização de ações promocionais dos principais eventos do concelho.

 
Qualificação turística dos recursos endógenos do território. O Município está empenhado na qualificação turística dos recursos endógenos do território, contribuído para o desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão como lugar de excelência para viver, trabalhar, investir e visitar. Neste âmbito, será prosseguida a implementação dos quatro eixos da Estratégia "Famalicão Turismo 2020": touring cultural e paisagístico; gastronomia e vinhos; turismo industrial e de negócios; animação turística e eventos.
 

Principais medidas no âmbito da qualificação turística dos recursos endógenos do território, em 2020

Eixo de touring cultural e paisagístico

- Dinamização da Rota de Camilo Castelo Branco, abrangendo a capacitação e qualificação da oferta e a realização de ações de promoção e divulgação.

- Implementação da Rota da Indústria/Turismo Industrial.

Eixo de gastronomia e vinhos

- Fomento da Gastronomia tradicional e criativa - Roteiro de Restaurantes e especialidades gastronómicas

- Iniciativa Dias à Mesa, ao longo do ano, que visa potenciar a riqueza e a diversidade típica do território.

Eixo de turismo industrial e de negócios

- Implementação de circuitos pelo território/turismo industrial

- Implementação de visitas empresariais e de negócios.

Eixo de animação turística e eventos

- Promoção de eventos de relevância, que potenciem a identidade cultural como atrativo turístico, nomeadamente os seguintes:

- Carnaval (consultar as Áreas de Intervenção "Educação e Conhecimento" e "Cultura").

- Festa de Maio - Flores & Trocas, no início do mês de maio, um evento que recria duas tradições ancestrais do concelho: a Festa da Flor e a Feira das Trocas (consultar a Área de Intervenção "Cultura").

- Festas Antoninas (consultar a Área de Intervenção "Cultura").

- Feira Grande de São Miguel, no final de setembro, que evoca a atribuição do foral de D. Sancho I (1205), que ordenou a realização da feira de Vila Nova de Famalicão.

- Realização de iniciativas que potenciem a afirmação de Vila Nova de Famalicão na quadra natalícia.

- Cooperação na sociedade civil na promoção das Solenidades da Semana Santa e do turismo religioso em geral.

 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.famalicao.pt | camaramunicipal@famalicao.pt