Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Sumário Executivo
Visão Estratégica e Agendas Estratégicas de Desenvolvimento
 
 
Programas de Actuação
1ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
2ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
3ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
4ª Agenda Estratégica de Desenvolvimento - Agenda Estratégica para a Governança
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Orçamento da Despesa por Orgânica
Quadro Plurianual de Programação Orçamental
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Resumo do Plano Plurianual de Investimentos
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Proposta Anexa

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Uma gestão para o presente e para o futuro
 

Chegou a hora de abrir Famalicão ao mundo! Depois de anos de um histórico investimento infraestrutural, que permitiu a melhoria de condições de satisfação das necessidades básicas das populações, e depois de um trabalho intenso de afirmação do nosso concelho no plano nacional é chegada a hora de avançarmos para a internacionalização do nosso município. Queremos abrir Vila Nova de Famalicão ao mundo e trazer o mundo até Vila Nova de Famalicão, tirando partido das oportunidades abertas pela globalização e pela nossa circunstância europeia, explorando, em benefício do nosso crescimento e desenvolvimento coletivo, a crescente facilidade de circulação de informação e de mobilidade de pessoas. A aposta na internacionalização do concelho é uma das notas dominantes do programa eleitoral que apresentamos aos famalicenses, que incluiu a criação do pelouro da Internacionalização, e, depois de estruturado o programa Diplomacia Urbana para a Internacionalização de Vila Nova de Famalicão, é agora tempo de avançarmos para a concretização dos programas transversais estruturados, comportando diversas ações ao nível da capacitação, do acolhimento, das redes e projetos e do reconhecimento internacional.

O desafio permanente de construir Vila Nova de Famalicão faz-se pela via da inovação da gestão autárquica, como é exemplo esta nossa aposta na projeção de Vila Nova de Famalicão no mundo, mas também pelo exercício sério, responsável e arrojado nas áreas clássicas e incontornáveis da gestão autárquica.

A área da Educação permanecerá como uma pedra basilar do nosso exercício e vai absorver uma boa fatia do nosso investimento por via da realização criteriosa de obras no parque escolar e do apetrechamento tecnológico das nossas escolas, mas também pelo desenvolvimento de um vasto e multifacetado conjunto de medidas que garantem a igualdade de condições e de oportunidades para todos os alunos de Famalicão. Esta é também uma grande aposta nas famílias famalicenses para que nada lhes falte na educação dos seus filhos. Por isso, vamos reforçar a componente de apoio à família através, por exemplo, do reforço do programa de prolongamento de horários no ensino pré-escolar, da ação social escolar, da afetação de recursos humanos de apoio à educação, de medidas que visam a promoção equitativa do sucesso escolar e do alargamento da gratuitidade de passes escolares aos alunos do ensino secundário.

A dimensão da Família merecerá inclusivamente a criação de um gabinete municipal que funcionará como uma plataforma de informação e de ajuda concreta em vários domínios.

Na Cultura, vamos manter e reforçar a nossa aposta numa autêntica democratização cultural alastrando os eventos e manifestações culturais aos vários cantos do concelho.

No Desporto, a mesma coisa. Ampliar e cuidar o nosso parque desportivo, organizar e apoiar eventos ecléticos em todo o concelho.

No Ambiente, vamos manter o investimento nas redes de abastecimento de água e de saneamento básico, nas ações de pedagogia ambiental e nas medidas que diminuam a nossa pegada ecológica em defesa do meio ambiente.

A Ação Social continuará presente com a intensidade e transversalidade que for necessária, como tem acontecido nos últimos anos em Vila Nova de Famalicão. É a área mais elástica em termos de exercício ao longo do ano, estando sempre presente nas ações de todos os outros domínios municipais e adaptando-se às exigências das circunstâncias. Como sempre disse, não há em Famalicão uma verba específica para a ação social. Dentro do que for possível, é o que for preciso.

Uma referência particular também para a área da Mobilidade que vai merecer uma atenção cuidada da nossa parte, através da melhoria da rede de transportes públicos e da evolução para novos conceitos, como o transporte a pedido e transporte empresarial, e do desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidades, que inclui ações ao nível da segurança e do fomento de condições para a utilização crescente do transporte individual amigo do ambiente e da cidade.

Estes são exemplos de um ano à medida das nossas ambições e possibilidades e em sintonia com os compromissos que assumimos com os famalicenses. Com rigor e responsabilidade, ambição, inovação e arrojo.

Vila Nova de Famalicão, 25 de outubro de 2018.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Paulo Cunha, Dr.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org