O SEU LUGAR

Residentes / Cultura Rede de Museus

Museu Cívico e Religioso de Mouquim

Largo Padre Domingos Simões Abreu
4770-360 Mouquim

C: N 41° 26’17.00” | W 8° 31’22.52”

E: museu.s.tiagomouquim@gmail.com

Visitas mediante marcação.

Entrada Livre

O Museu Cívico e Religioso de Mouquim, inaugurado em 2002 pela Fábrica da Igreja Paroquial de Mouquim, encontra-se instalado no antigo salão paroquial, num edifício contíguo à Igreja.
Este espaço pretende ser mais do que apenas um museu: sua intenção é tornar-se um local onde a memória e a identidade das pessoas da freguesia de São Tiago de Mouquim possam ser preservadas e valorizadas pela própria comunidade.
O acervo museológico é constituído por uma coleção diversificada de obras e objetos de arte sacra e de etnografia, representativos do culto religioso, das atividades agrícola e industrial e dos usos e costumes da população da freguesia de São Tiago de Mouquim como esculturas, imagens, relógios, lanternas, jarras, órgãos de tubo, entre outros. Todo o acervo foi doado pelos seus habitantes, possuindo, deste modo, um simbolismo identitário impar.

Missão
Construir espaços de encontro, diálogo e união entre as pessoas, os grupos e a comunidade, a partir do olhar e da memória individual e coletiva de cada um.

Objetivos
1. Transformar a coleção visitável em museu;
2. Valorizar a memória individual e coletiva das vivências em comunidade;
3. Valorizar a coleção do museu pelo rigor técnico e profissional das práticas museológicas;
4. Derrubar barreiras físicas, sociais e intelectuais;
5. Disseminar o conhecimento proveniente da exploração das múltiplas perspetivas inerentes aos bens culturais que integram o acervo museológico.

Palavras inspiradoras
Comunidade – Memória – Encontro – Diálogo – União

Exposição

O acervo museológico é constituído por uma coleção diversificada de obras e objetos de arte sacra e de etnografia, representativos do culto religioso, das atividades agrícola e industrial e dos usos e costumes da população da freguesia como esculturas, imagens, relógios, lanternas, jarras, campainhas, dobadouras, espadelas, rocas, jugos, crucifixos, missais, documentação diversa, castiçais, maquinaria, órgãos de tubo, sinos, balanças, entre um conjunto muito diversificado de objetos.