Agenda Municipal / Diversos Flora & Fauna

Sex 03 e Sáb 04 Jun
Joane | FAUNA / Teatro da Didascália - 14h30 e 19h00

ENTRADA GRATUITA | Direção do projeto: Teatro da Didascália | Coordenação científica: Cristiana Vieira e Helena Hespanhol / Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto | Especialistas botânicos: Cristiana Vieira e Helena Hespanhol (Flora), José Manuel Grosso (Insetos), Raquel Ribeiro (Anfíbios e Répteis), Ricardo Lopes (Aves) | Comunidade local envolvida: ACIP/ Casa da Villa | Espetáculo programado: L'APRÈS-MIDI DE DEUX SPORTIFS, de Ricardo Machado | Agradecimentos: Francisco Pessegueiro

Flora & Fauna retomou o contacto com os jovens que participaram no Todos somos Paisagem, um projeto experimental que juntou a botânica, as artes visuais e performativas. Pretendeu-se aprofundar a experiência com o alargamento da vertente científica a mais três grupos taxonómicos (além da Flora, a Fauna de Insectos, Aves, Anfíbios e Répteis), fazendo observação e reconhecimento de espécies existentes no entorno da sede do Teatro da Didascália (antiga vacaria da Quinta da Bemposta, em Joane). Este espaço de pesquisa foi também de intervenção, seja na promoção do habitat das espécies (construção de casulos, comedouros, postos de observação), seja na apresentação de obras performativas.

A apresentação final com os participantes será dirigida a público escolar (sexta, 3 de junho) e no sábado, 4 de junho, teremos a estreia de “Poros” de Naiana Padial, a artista que convidada que acompanhou todo o projeto, e a apresentação da peça “L'APRÈS-MIDI DE DEUX SPORTIFS” de Ricardo Machado, numa adaptação ao espaço exterior do fAUNA. É neste fim de tarde de sábado que convidamos o público a vir com tempo, farnel e uma manta. Entre os dois espetáculos terão a possibilidade de ver e ouvir flora e fauna do nosso espaço compondo a sua sagração da Primavera, em tempos em que precisamos tanto reencontrar as estações do ano e os ciclos que regem a natureza.

3 JUN - sessão reservada a público escolar
14h30 - Apresentação flora & fauna + Apresentação espetáculo “Poros”, de Naiana Padial

4 JUN - público geral
19h - “Poros”, de Naiana Padial
20-21h Piquenique - Convidamos o público a trazer uma manta e a sua cesta com farnel. Junte-se a nós para um grande piquenique no nosso jardim!
21h - “L'après midi de deux sportifs”, de Ricardo Machado

1705 leituras