O SEU LUGAR
Empreendedorismo e Inovação

Famalicão promoveu workshop no âmbito projeto europeu JustGreen

24-06-2021
Decorreu na semana passada, em formato online, o primeiro workshop promovido no âmbito do projeto Europeu “Social Economy For a JustGreen Transition” do programa COSME – Missões de Economia Social”, organizado pelo município de Vila Nova de Famalicão. A iniciativa que contou com a participação de um conjunto de parceiros locais como o Centro Social e Cultural S. Pedro de Bairro, Centro Social e Paroquial de Ribeirão, Centro Social de Calendário, Engenho, CIOR e REFOOD Famalicão, teve como objetivo a partilha de exemplos de boas práticas. Com o trabalho realizado, o projeto pretende desenvolver material que possa levar ao aparecimento de projetos e fundamentar ideias para implementação de novas políticas locais, com o objetivo de impulsionar a transição da economia social para uma economia mais verde e uma sociedade mais justa.

Refira-se que o município de Famalicão é coordenador do projeto europeu “JustGreen” no âmbito da candidatura ao programa COSME - Missões de Economia Social 2020, até Janeiro de 2022.

O projeto "JustGreen" promove o intercâmbio de conhecimento entre instituições privadas da economia social e instituições públicas, com o foco na transição verde e digital das organizações da economia social, em 3 linhas de ação: Fomentar circuitos curtos de distribuição de alimentos e potenciar o desenvolvimento sustentável e local, das organizações sociais; promover economia circular dos recursos materiais e imateriais, nas organizações sociais e promover a descarbonização da economia social e desenvolver projetos de inovação social, ao nível da digitalização, para responder a necessidades sociais.

O Município de Famalicão está a liderar e coordenar os trabalhos deste consórcio, que reúne mais 4 países, nomeadamente a Polónia, através do município de Swietochlowice, localizado a sul da Polónia, Voivodia da Silésia; Itália, através do município de Mozzo, norte de Itália, perto de Bergamo; Hungria, através do município de Terézváros, 6º distrito de Budapeste e Bélgica através da ENSIE - Rede europeia de empresas de integração social que reúne 21 países da Europa.

O desenvolvimento do projeto prevê a organização de 3 workshops, para partilha de conhecimento e de boas práticas entre as organizações sociais de Famalicão e das cidades parceiras.
35701 leituras