O SEU LUGAR
Freguesias

Arcebispo de Braga preside missa inaugural do Órgão Histórico da Igreja de Gondifelos

07-07-2021
O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, irá presidir a missa que marca a inauguração do órgão histórico da Igreja Paroquial de Gondifelos, no dia 11 de julho pelas 15h00. Logo após a eucaristia, haverá um concerto com órgão e canto protagonizado pelo organista português Daniel Oliveira e a soprano suíça Nathalie D`Ornano.

O órgão histórico foi construído pelo organeiro Augusto Joaquim Claro, no ano estimado de 1904/5, um artista influenciado pela organaria romântica europeia, que construiu e remodelou inúmeros órgãos em Portugal, inclusive tratando-se do primeiro organeiro a introduzir a pedaleira nos órgãos portugueses. A intervenção de restauro do órgão da Paróquia de Gondifelos demorou aproximadamente um ano e ficou a cargo da JMS Organaria, empresa especializada na construção de tubos de palheta para órgãos e no restauro de instrumentos históricos, tendo contado com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão.

É de referir que a JMS Organaria já efetuou o restauro de três órgãos históricos do concelho de Vila Nova de Famalicão, entre eles, o de Ribeirão, de Telhado e de Gondifelos.
30572 leituras