Agenda Municipal / Exposições Acidentes da sombra e da luz, de Ilda David'

Até 8 Jan
Programa Galeria Municipal

Entrada gratuita | Horário: Terça - Sexta das 10h00 - 17h30; Sábado - Domingo: 10h00 - 12h30 e 14h30 - 17h30 e encerra às segundas e feriados.

Das coisas simples emanam as sensações intensas, e apoderam-se da nossa sensibilidade. Ilda David’ tem desenvolvido um trabalho de pintura que nos impele à contemplação. Um trabalho desenvolvido com uma sensibilidade muito cuidada, num percurso que traz para o seio da sua pintura, leituras, iconografias, passeios pela natureza numa atenção apurada aos elementos mais simples. A natureza vem sendo uma presença no seu trabalho, de uma forma meditada, numa relação estreita com os textos dos autores que formam a sua família de afectos e sensibilidades.
Nas deambulações pelos livros vive com intensidade as revelações que neles se ocultam e pela pintura procura desvendar as sensibilidades ali suspendidas.
As obras que agora se apresentam estreitam laços com a leitura do livro “As águas estreitas” de Julien Gracq e permitem-nos um passeio pelo campo, pelo interior da natureza, onde cada cor, cada aroma, cada brisa, cada reflexo ganham uma dimensão particular. Alvitra-se uma entrega demorada e contemplativa. São tão misteriosos os “acidentes da sombra e da luz”, que revelam a verdade das nossas sensações.

Ilda David ’
Nasce em 1955 em Benavente. Vive e trabalha em Lisboa. Frequentou o curso de Pintura entre 1976-981 na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Além da pintura, tem-se dedicado também à ilustração de livros em colaboração com muitos dos melhores poetas portugueses. Numa iniciativa de José Tolentino Mendonça, ilustrou uma nova edição, em oito volumes, da primeira tradução da Bíblia para língua portuguesa, traduzida por João Ferreira Annes d’Almeida, publicada pela Assírio & Alvim, 2006. Em 2012 ilustrou livros de Camilo Castelo Branco, Maria Velho da Costa e Manuel António Pina.


2292 leituras