Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Missa solene e distribuição do Pão de Santo António passam para a Praça D. Maria II
    28-05-2019
    A missa solene em honra de Santo António e a distribuição do Pão Bento, dois dos momentos mais simbólicos das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão, que decorrem no dia 13 de junho, vão realizar-se, este ano, na Praça D. Maria II, num espaço aberto, amplo e com maior acessibilidade para todas as pessoas.

    A Capela de Santo António, situada na rua Alves Roçadas, há muito que se revelava pequena para acolher os milhares de pessoas que todos os anos assistem a estas cerimónias religiosas, verdadeiras referências da vivência coletiva.

    Na Praça D. Maria II haverá lugar para toda a gente, sendo que será criado um espaço para pessoas com mobilidade reduzida.

    Esta é uma das principais novidades do programa das Festas Antoninas que arrancam no próximo dia 7 de junho em Vila Nova de Famalicão, com um programa intenso com cerca de meia centena de iniciativas e atividades, entre costumes seculares e novidades contemporâneas.

    São sete dias de festa abençoada pelo Santo António e marcada por inúmeras propostas culturais e desportivas que vão de encontro às várias gerações de famalicenses e aos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

    Os concertos de entrada livre são um dos atrativos mais fortes da programação, David Fonseca atua a 9 de junho e Miguel Araújo a 11, na Praça D. Maria II, mas o que torna as Antoninas únicas e grandiosas é a forma genuína como que se revivem as tradições ancestrais e identitárias deste povo, com iniciativas como as marchas, o desfile etnográfico, os arraiais, a sardinhada e os saltos às fogueiras, entre outras.

    Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “as Antoninas são as festas de Famalicão e dos famalicenses. São a homenagem de um povo a Santo António, casamenteiro e protetor dos pobres, mas são também o grande momento de afirmação da identidade e do orgulho da nossa terra e das nossas gentes.”
28/05/2019 Festas Antoninas 2019
Imagens: ZOOM OUT
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
734 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse