Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Juventude e Educação e Cultura e Turismo
Gala final do Ymotion vai premiar melhor curta-metragem jovem e homenagear Beatriz Batarda
    04-11-2019
    A atriz portuguesa Beatriz Batarda, que em 2018 completou 25 anos de carreira, vai ser homenageada na gala final do Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que vai realizar-se este sábado, 9 de novembro, pelas 21h30, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide. Esta noite irá decorrer um concerto com entrada gratuita da banda que dá voz às músicas do filme “Variações”.

    “Este ano o Ymotion presta homenagem à mais premiada atriz portuguesa da sua geração, Beatriz Batarda. Estrela de obras como “Sangue de Meu Sangue”, “Alice” ou “Comboio Noturno para Lisboa”, a atriz é também a fundadora do grupo teatral Arena. Mais do que uma atriz, Beatriz Batarda é a luz de um certo cinema português”, refere a propósito Rui Pedro Tendinha, crítico de cinema e comissário do festival de curtas metragens promovido pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Famalicão.

    Sábado é também o dia em que vai ser conhecida melhor curta-metragem a concurso. Ao todo foram selecionados 44 os filmes para a competição, de um total de 172 candidaturas submetidas e avaliadas.
    A maratona do cinema jovem já arrancou com a exibição dos filmes finalistas. Até à próxima quinta-feira, o público vai ter a oportunidade de conhecer os filmes a concurso, numa mostra que decorre entre a Casa da Juventude, a Casa de Esmeriz e a Associação Teatro Construção, em Joane, e ao longo da qual decorrerão as votações para o vencedor do “Prémio do Público” (350 euros).

    As restantes categorias – Grande Prémio Joaquim de Almeida (2500 euros), Prémio Escolas Secundárias (750 euros), Prémio Melhor Documentário (750 euros), Prémio Melhor Animação (600 euros), Melhor Elenco, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Argumento (250 euros) – serão sujeitas à avaliação final do júri do Ymotion, composto pelo argumentista Tiago R. Santos, a atriz Soraia Chaves, o ilustrador Pedro Mota Teixeira, o humorista Nuno Markl, os jornalistas Vitor Moura e Tiago Fernando Alves e a realizadora e atriz Inês Sá Frias.

    Mas até à sessão de encerramento do Ymotion muito se vai falar de cinema em Famalicão.

    No dia 8, o Centro de Estudos Camilianos recebe a Mostra do Novíssimo Cinema Português comissariada por Rui Pedro Tendinha e onde serão exibidas e comentadas “quatro pérolas da curta-metragem” da produtora “Bando à Parte” (14h30) e os filmes vencedores do 30.º Festival Internacional de Curtas de São Paulo (21h30).

    Refira-se que desde o seu arranque, em 2015, o Ymotion homenageou já António Pedro Vasconcelos, Joaquim de Almeida, Rita Blanco e Lúcia Moniz.
    A entrada para todas as sessões e para o concerto é gratuita, mas limitada à capacidade das salas.

    Organizado pelo pelouro da Juventude da Câmara de Famalicão, o Ymotion é dirigido aos jovens entre os 12 e os 35 anos e assume-se cada vez mais como uma verdadeira plataforma de incentivo ao novo cinema nacional.

    Toda a informação sobre o festival em www.ymotion.org.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
308 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse