Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Empreendedorismo e Inovação e Câmara
Famalicão está nomeado para Município do Ano 2019
    24-10-2019
    O município de Vila Nova de Famalicão é um dos finalistas da 6ª edição do “Município do Ano – Portugal 2019″, uma iniciativa da Universidade do Minho, promovida através da plataforma UM-Cidades. Famalicão está nomeado na categoria ”Norte”, para os municípios com “mais de 20 mil habitantes” com o “Famalicão Visão 25 – Comunidade do Futuro”, um projeto que pretende fornecer uma visão integrada de desenvolvimento e ser orientador das energias e aspirações dos agentes e instituições do concelho (pessoas) para o desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental. Implementado pela Câmara Municipal, o projeto pretende ainda ser uma ferramenta para todos os agentes locais, proporcionador do alinhamento das diversas intervenções no território, e ter um papel ativador e fertilizador da ação e da iniciativa dos atores no território.

    Na mesma categoria, estão nomeados os municípios de Bragança (Brigantia Ecopark), Esposende (Projeto Estratégico municipal para o bem-estar animal) e Ponte de Lima (Festival Internacional de Jardins).

    Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, “a nomeação do municipio para este prémio é por si só uma excelente notícia, tendo em conta o prestigio e o valor da instituição que o atribuiu, a Universidade do Minho”. Para além disso, a inclusão do nome de Famalicão nesta lista é “um sinal que mostra que estamos no bom caminho e reforça a nossa motivação para continuarmos a afirmar Vila Nova de Famalicão como um dos maiores e mais dinâmicos municípios do país”.

    Refira-se que em 2016, o municipio famalicense arrecadou o prémio de Município do Ano 2016 da Região Norte. O galardão foi devido ao desenvolvimento do programa Famalicão Made IN que valoriza e promove a genética empreendedora do concelho.

    A iniciativa da UM visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

    A cerimónia de entrega dos Prémios Municípios do Ano - Portugal 2019 realiza-se no próximo dia 15 de novembro, às 15h45, no Mosteiro de Arouca, em Arouca. Esta sexta edição contou com 51 candidaturas, estando nomeados projetos de 37 municípios para nove categorias regionais, a categoria intermunicipal e para o grande prémio final. Na sessão vão intervir a presidente do município anfitrião, Margarida Belém, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e o coordenador da UM-Cidades, Paulo Pereira. A cerimónia será antecedida pela mesa redonda “Desenvolvimento Sustentável do Território”.

    Recorde-se que a iniciativa foi ganha em 2014 pelo município de Lisboa (projeto "Há Vida na Mouraria"), em 2015 por Vila do Bispo (projeto “Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza”), em 2016 pelo Fundão (projeto “Academias de Código”), em 2017 por Guimarães (projeto “Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães”) e em 2018 por Arouca (projeto “Arouca - Geoparque Mundial da UNESCO”). O site oficial é www.umcidades.uminho.pt.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1595 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse