Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Atualidade e Educação e Cultura e Turismo
Dia Internacional dos Museus com perto de meia centena de atividades
    30-04-2019
    Conhecer os Museus de Famalicão à boleia de automóveis clássicos, numa viagem pelo tempo, onde o presente se confunde com o passado, é apenas uma das propostas do vasto programa da Rede de Museus de Famalicão para celebrar o Dia Internacional de Museus que se assinala a 18 de maio. A iniciativa decorre no sábado (18 de maio) e no domingo (19 de maio) pelas 10h00 e pelas 15h00 e propõe vários percursos museológicos.

    Se pretender fazer a viagem a pedalar há também um passeio de bicicleta que propõe uma visita “de duas rodas aos museus”. A iniciativa decorre no domingo (dia 19) pelas 9h00 e tem como objetivo aliar a cultura ao desporto convidando os desportistas a visitar e conhecer os Museus de Famalicão. Para isso, estão organizados três roteiros com diferentes níveis de dificuldade, curta, média e longa distância. Ambas as iniciativas são de inscrição gratuita, com informações no site do município.
    Não há dúvida que o papel dos museus na sociedade tem vindo a alterar-se, convertendo-se em eixos culturais que funcionam como plataformas onde a criatividade se combina com o conhecimento e onde os visitantes podem criar, compartilhar e interagir. Neste sentido, o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus 2019 é “Os museus como eixos culturais: O futuro das tradições”.
    Em Vila Nova de Famalicão o programa arranca no dia 16 e decorre até domingo, dia 19 com quase meia centena de atividades distribuídas pelas 13 estruturas que compõem a Rede de Museus de Famalicão.
    A abrir, destaque para a conferência “Ser Museu”, numa parceria entre a Rede de Museus, o ICOM – Portugal e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP-DCTP / CITCEM) e que pretende refletir sobre o conceito de museu e partilhar o resultado do Projeto Ser MuSeu que contribuiu para (re)pensar as missões das 13 unidades museológicas da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. A iniciativa conta com as presenças do Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, de um membro da Direção do ICOM – Portugal, José Gameiro, e da representante da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Alice Semedo. A conferência vai decorrer na sala da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho, pelas 17h30. Às 19h15, será lançado o vídeo “Ser Museu”. A entrada é gratuita (sujeita à lotação da Sala).
    Até dia 19, são inúmeras as atividades que vão animar os museus do concelho, desde teatro, cinema workshops, exposições, concertos, lançamentos de livros e muitas outras iniciativas.

    NOITE EUROPEIA DOS MUSEUS COM MUITO RITMO E ANIMAÇÃO
    Referencia ainda para a Noite Europeia dos Museus, que decorre de sábado para domingo. No Museu Bernardino Machado revive-se as danças que animavam os salões de Nova Iorque ao som de Big Bands nos anos 30 e 40, com o Baile Lindy Hop, numa parceria com o Eixo do Jazz.
    Entretanto, na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, os alunos da Escola Conde S. Cosme são convidados a participar num conjunto de atividades e a pernoitar no Museu.
    Refira-se que a Rede de Museus de Famalicão é constituída por treze estruturas: Casa de camilo, Museu Bernardino Machado, Centro Português do Surrealismo, Museu Nacional Ferroviário, Museu da Industria Têxtil, Fundação Castro Alves, Museu do Automóvel, Museu da Guerra Colonial, Casa-Museu Soledade Malvar, Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, Museu da Confraria de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe, Museu de Arte Sacra da Igreja de São Tiago de Antas e Museu Cívico e Religioso de Mouquim.
    O programa completo pode ser consultado aqui!
16/05/2019 Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão
Imagens: ZOOM OUT
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
1026 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse