Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura e Turismo
Caminhada revive momentos da vida e obra de Camilo Castelo Branco
    10-06-2010
    Mais de três centenas de pessoas desafiaram a chuva e participaram, esta quinta-feira, na Caminhada Camiliana, uma iniciativa promovida pela Casa de Camilo, que se insere nas Antoninas 2010. Com o objectivo de “envolver o grande romancista de Seide nas festas concelhias”, como explicou o vereador da Cultura da autarquia famalicense, Paulo Cunha, a caminhada recorda o trajecto percorrido, tantas vezes, por Camilo Castelo Branco, entre a estação de caminhos-de-ferro, em Vila Nova de Famalicão e a sua casa, em S. Miguel de Seide, numa extensão de mais de sete quilómetros.

    A animação e a boa-disposição marcam inevitavelmente a iniciativa que, de ano para ano, atrai mais famalicenses. Pelo caminho, os participantes são surpreendidos com vários momentos teatrais e cantares ao desafio, que recordam diversas obras camilianas, com destaque para a peça o exorcismo retirada do livro “O Lobisomem”.

    Camilo Castelo Branco e a Ana Plácido não faltaram à caminhada e a acompanhá-los estiveram inúmeras personagens ressuscitadas dos livros, como a Marta de Prazins (A brasileira de Prazins), a Maria Moisés (Novelas do Minho) a Mariana e o João da Eira, (O Lobisomem), o Cego de Landim (Novelas do Minho), entre muitas outras. Também não faltaram a charrete, que transportava o escritor, e o burro com as malas e pertences.
    De resto, de acordo com Paulo Cunha, “o desejo da organização é que todos os participantes se vistam à época, revivendo a história e mantendo viva a memória de Camilo Castelo Branco, numa lição para as gerações mais novas”.

    A chegada à Casa de Camilo foi vivida com grande alegria, seguindo-se uma animada tarde de comes e bebes, jogos tradicionais e cantares ao desafio.

    Refira-se que a iniciativa organizada pelo pelouro da cultura da autarquia famalicense conta com a colaboração da comissão de festas, da Casa-Museu de Camilo, do Grupo Recreativo Caminheiros da Montanha (Grucamo), do Grupo de Teatro Amador Camiliano (Grutaca) e da empresa Carnes Primor.

    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
2073 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse