Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Órgão do século XIX recuperado em Famalicão
11-09-2019
No dia 21 de setembro realiza-se na igreja de Telhado, em Vila Nova de Famalicão, pelas 21h00, o concerto inaugural do último órgão de tubos construído pelo organeiro Manuel de Sá Couto, em 1836, e que foi recentemente restaurado pela empresa JMS Organaria. Rosana Orsini (soprano) e Marco Brescia (órgão) são os convidados deste concerto inaugural. A entrada é livre.
O restauro que durou cerca de sete meses e implicou um investimento total de 20 mil euros permitiu dotar o órgão da sua traça original, depois de ter sido completamente adulterado com os restauros realizados ainda no seculo passado.
“Depois de um trabalho bastante minucioso conseguimos recuperar a tinta original, o teclado também foi restituído à forma original. Todas as partes mecânicas foram revistas e foi feita a harmonização de origem tal como o construtor havia feito na época”, explica Joaquim Silva da JMS Organaria, adiantando que se “trata de um órgão histórico e de caraterísticas únicas”.
Terá sido, muito provavelmente o último órgão construído Manuel de Sá Couto.
O restauro contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que atribuiu um subsídio no valor de nove mil euros.
O concerto inaugural contará com as presenças do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, entre outras personalidades do concelho.


    Receber Notícias
 
 
Imprimir  
1330 leituras
 
|<   <<   1  2  3  4  5  6  7   >>   >|
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2019 | handmade by brainhouse