O SEU LUGAR

Pesquisa

Pesquisa avançada

Resultado da pesquisa

Foram encontrados 17 ocorrência(s) para a(s) palavra(s) procurada(s).

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

Rua Camilo Castelo Branco, nº. 94 - 1º. Andar4760-127 V. N. FamalicãoT. 252 320 985 ou 911 996 678E. cpcjvnfamalicao@gmail.

Avisos e Editais - Saúde

Saúde Despacho Assunto: Medidas excecionais e temporárias no âmbito da infeção epidemiológica COVID-19, a adotar pelo Município de Vila Nova de FamalicãoAtendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada pela Organização Mundial de...

Violência é Crime

Não fique indiferente,entre e contacto! A Rede de Respostas à Violência Interpessoal de Vila Nova de Famalicão concerta respostas na área da violência interpessoal, possibilitando um trabalho em rede que facilita os procedimentos no encaminhamento e acompanhamento à...

Notícias
Programa Acompanhar apoia mais de 940 crianças e jovens em risco

16-02-2021

No ano letivo de 2019/2020, a taxa de sucesso educativo do programa foi de 99,36%.

Notícias
Ativado em Famalicão Gabinete de Emergência Social

24-04-2020

O Gabinete de Emergência Social de Vila Nova de Famalicão vai-se posicionar como um verdadeiro observatório do território que fornecerá ao tecido institucional famalicense um diagnóstico permanente e atualizado sobre as necessidades do concelho e dos impactos das medidas e respostas lançadas para o terreno pelas entidades oficiais do município.

Notícias
CPCJ de Famalicão é exemplo nacional na prevenção dos maus tratos infantis

29-04-2019

O trabalho desenvolvido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão na prevenção dos maus tratos infantis “é um exemplo nacional de uma boa prática”. Quem o diz é a presidente da Comissão Nacional da CPCJ, Maria Rosário Farmhouse, que se associou, esta tarde, à Operação STOP contra os maus tratos infantis, promovida pelas crianças da Escola de S. Miguel-o-Anjo, na Av. Marechal Humberto Delgado. Para a responsável nacional “no próximo encontro das Comissões de Proteção um dos bons exemplos na área da prevenção vai ser o Vila Nova de Famalicão precisamente porque tem feito um trabalho exemplar na área prevenção”. “Famalicão está de parabéns pela capacidade que tem de organizar atividades muito ativas, criativas e intensas e também inspiradoras para outras comissões, que têm vindo já a replicar esta iniciativa”.

Notícias
Mais de meio milhar de crianças fazem stop aos maus tratos na infância

03-04-2019

Mais de meio milhar de crianças provenientes de cerca de 30 escolas do primeiro ciclo de Vila Nova de Famalicão vão, durante este mês de abril, sair à rua com a farda das forças policiais da PSP e da GNR e participar em operações Stop um pouco por todo o concelho, sensibilizando os condutores para a prevenção dos maus tratos infantis e relembrando alguns dos direitos fundamentais das crianças.

Notícias
Laço azul sensibiliza para a prevenção dos maus tratos na infância

06-04-2017

O edifício dos Paços do concelho em Vila Nova de Famalicão associa-se a partir desta quinta-feira às mais de duas dezenas de escolas, associações, hospitais e outras instituições famalicenses que, durante este mês de abril, vão exibir um laço azul nas suas fachadas, como símbolo da prevenção dos maus tratos infantis. Esta é uma das iniciativas mais visíveis da campanha lançada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Notícias
Eurobairro está no terreno no combate à exclusão, ao abandono e ao insucesso escolares

12-05-2016

O município de Vila Nova de Famalicão declarou guerra à exclusão, ao abandono e ao insucesso escolares. As tropas estão reunidas e estão no terreno, combatendo em várias frentes.
Depois do lançamento de vários programas na área da educação e da solidariedade social, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, em conjunto com o secretário-geral da PASEC (Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais), Abraão Costa, apresentaram, esta quinta-feira, na Urbanização das Lameiras, mais uma arma de combate. Trata-se do projeto Eurobairro, apoiado pelo Programa Escolhas e integrado no Alto Comissariado das Migrações.

Notícias
Famalicão intervém na prevenção dos maus-tratos infantis

12-04-2016

Desde o início deste ano, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão (CPCJ) já registou 122 casos de crianças e jovens em risco no concelho. Neste momento estão ativos 276 processos, sendo que 262 transitaram do ano anterior. Entretanto, 96 casos foram já arquivados e 12 foram remetidos para o Tribunal de Família e Menores. Os números são dados a conhecer no mês em que se assinala em vários países do mundo a Prevenção de Maus Tratos na Infância. Este ano, a autarquia famalicense associa-se à efeméride colocando nas ruas uma campanha de base concelhia que tem como objetivos consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva.

Notícias
Famalicão lança campanha de prevenção de maus-tratos na infância

01-04-2016

“Pare! Mude Vidas” é o slogan da campanha de prevenção de maus-tratos na infância que vai ser lançada neste mês de abril pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão. A iniciativa tem como objetivo consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física. A campanha insere-se no âmbito do mês Internacional da Prevenção de Maus Tratos na Infância e estará nas ruas do concelho a partir da próxima semana, através de outdoors e muppies, prolongando-se durante o ano.

Notícias
Projeto Sorriso oferece tratamento dentário gratuito a crianças famalicenses

07-03-2013

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão lançou recentemente o projeto “Sorriso” que oferece o tratamento gratuito, para problemas orais prioritários a crianças e jovens do concelho, oriundos de famílias carenciadas. Neste âmbito, a CPCJ desenvolveu parcerias com duas clínicas dentárias do concelho, fomentando conceitos como os de responsabilidade social e marketing social. Trata-se da Clínica Dentária Luís Terra, Lda, em Ribeirão e da Ruivaesmed – Clínica Médica Dentária, em Famalicão, cujos responsáveis Rui Castro e Magda Rodrigues têm oferecido as consultas e o tratamento dentário gratuitamente às crianças encaminhadas pela CPCJ.

Notícias
Famalicão tem o maior número de famílias de acolhimento do país

04-03-2013

“Vila Nova de Famalicão é a cidade dos abraços”. A frase é da autoria do Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, depois de ouvir o presidente da Associação Mundos de Vida, Manuel Araújo, a confirmar que o concelho de Vila Nova de Famalicão regista o maior número de famílias de acolhimento familiar do país. Os números foram avançados à margem do lançamento de mais uma iniciativa inédita no âmbito da campanha “Procuram-se Abraços”,  que consiste na substituição temporária do nome de algumas ruas, largos ou praças da cidade por apelos aos direitos das crianças.

Notícias
Famalicão reuniu especialistas para debater os desafios das crianças e jovens nos dias de hoje

07-02-2013

No Dia da Internet Mais Segura, que se assinala a 5 de Fevereiro, decorreu em Vila Nova de Famalicão, o seminário “Crianças e Jovens hoje: dilemas e desafios”, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) que reuniu na Casa do Território, diversos especialistas na área da educação infantil, como as professoras Teresa Magalhães, da Universidade do Porto, Sara Pereira da Universidade do Minho e Emília Araújo, da Universidade do Minho. Marcaram ainda presença no evento o vereador da educação, Leonel Rocha, e o vice-presidente da autarquia famalicense, Paulo Cunha.

Notícias
Famalicão debate, nesta terça-feira, desafios de hoje das crianças e jovens

04-02-2013

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão promove no próximo dia 5 de Fevereiro, a partir das 14h00, na Casa do Território, no Parque da Devesa, o seminário intitulado “Crianças e Jovens Hoje: Dilemas e Desafios”. A entrada é livre. A iniciativa conta com a colaboração de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do departamento de Sociologia, da Universidade do Minho, e tem como objetivo abordar algumas das problemáticas associadas às crianças e aos jovens e que preocupam hoje as instituições, os educadores/professores e os profissionais de saúde.

Câmara Municipal › Reuniões de Câmara › Agenda
31 de Janeiro de 2019 | Quinta-feira | 10h30