O SEU LUGAR

Pesquisa

Pesquisa avançada

Resultado da pesquisa

Foram encontrados 23 ocorrência(s) para a(s) palavra(s) procurada(s).

Violência é Crime

Não fique indiferente,entre e contacto! A Rede de Respostas à Violência Interpessoal de Vila Nova de Famalicão concerta respostas na área da violência interpessoal, possibilitando um trabalho em rede que facilita os procedimentos no encaminhamento e acompanhamento à vitima.

Avisos e Editais - Saúde

Saúde Despacho Assunto: Medidas excecionais e temporárias no âmbito da infeção epidemiológica COVID-19, a adotar pelo Município de Vila Nova de FamalicãoAtendendo à emergência de saúde pública de âmbito internacional, declarada pela Organização Mundial de...

Notícias
Projeto Sorriso oferece tratamento dentário gratuito a crianças famalicenses

07-03-2013

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão lançou recentemente o projeto “Sorriso” que oferece o tratamento gratuito, para problemas orais prioritários a crianças e jovens do concelho, oriundos de famílias carenciadas. Neste âmbito, a CPCJ desenvolveu parcerias com duas clínicas dentárias do concelho, fomentando conceitos como os de responsabilidade social e marketing social. Trata-se da Clínica Dentária Luís Terra, Lda, em Ribeirão e da Ruivaesmed – Clínica Médica Dentária, em Famalicão, cujos responsáveis Rui Castro e Magda Rodrigues têm oferecido as consultas e o tratamento dentário gratuitamente às crianças encaminhadas pela CPCJ.

Notícias
Famalicão debate, nesta terça-feira, desafios de hoje das crianças e jovens

04-02-2013

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão promove no próximo dia 5 de Fevereiro, a partir das 14h00, na Casa do Território, no Parque da Devesa, o seminário intitulado “Crianças e Jovens Hoje: Dilemas e Desafios”. A entrada é livre. A iniciativa conta com a colaboração de investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do departamento de Sociologia, da Universidade do Minho, e tem como objetivo abordar algumas das problemáticas associadas às crianças e aos jovens e que preocupam hoje as instituições, os educadores/professores e os profissionais de saúde.

Notícias
Famalicão associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

03-04-2023

CPCJ de Famalicão terminou 2022 com 330 processos ativos.

Notícias
Famalicão reuniu especialistas para debater os desafios das crianças e jovens nos dias de hoje

07-02-2013

No Dia da Internet Mais Segura, que se assinala a 5 de Fevereiro, decorreu em Vila Nova de Famalicão, o seminário “Crianças e Jovens hoje: dilemas e desafios”, promovido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) que reuniu na Casa do Território, diversos especialistas na área da educação infantil, como as professoras Teresa Magalhães, da Universidade do Porto, Sara Pereira da Universidade do Minho e Emília Araújo, da Universidade do Minho. Marcaram ainda presença no evento o vereador da educação, Leonel Rocha, e o vice-presidente da autarquia famalicense, Paulo Cunha.

Notícias
Famalicão lança campanha de prevenção de maus-tratos na infância

01-04-2016

“Pare! Mude Vidas” é o slogan da campanha de prevenção de maus-tratos na infância que vai ser lançada neste mês de abril pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão. A iniciativa tem como objetivo consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física. A campanha insere-se no âmbito do mês Internacional da Prevenção de Maus Tratos na Infância e estará nas ruas do concelho a partir da próxima semana, através de outdoors e muppies, prolongando-se durante o ano.

Notícias
CPCJ de Famalicão é exemplo nacional na prevenção dos maus tratos infantis

29-04-2019

O trabalho desenvolvido pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão na prevenção dos maus tratos infantis “é um exemplo nacional de uma boa prática”. Quem o diz é a presidente da Comissão Nacional da CPCJ, Maria Rosário Farmhouse, que se associou, esta tarde, à Operação STOP contra os maus tratos infantis, promovida pelas crianças da Escola de S. Miguel-o-Anjo, na Av. Marechal Humberto Delgado. Para a responsável nacional “no próximo encontro das Comissões de Proteção um dos bons exemplos na área da prevenção vai ser o Vila Nova de Famalicão precisamente porque tem feito um trabalho exemplar na área prevenção”. “Famalicão está de parabéns pela capacidade que tem de organizar atividades muito ativas, criativas e intensas e também inspiradoras para outras comissões, que têm vindo já a replicar esta iniciativa”.

Notícias
Famalicão intervém na prevenção dos maus-tratos infantis

12-04-2016

Desde o início deste ano, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão (CPCJ) já registou 122 casos de crianças e jovens em risco no concelho. Neste momento estão ativos 276 processos, sendo que 262 transitaram do ano anterior. Entretanto, 96 casos foram já arquivados e 12 foram remetidos para o Tribunal de Família e Menores. Os números são dados a conhecer no mês em que se assinala em vários países do mundo a Prevenção de Maus Tratos na Infância. Este ano, a autarquia famalicense associa-se à efeméride colocando nas ruas uma campanha de base concelhia que tem como objetivos consciencializar a comunidade para o seu papel na prevenção do abuso infantil, bem como promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva.

Notícias
Laço azul sensibiliza para a prevenção dos maus tratos na infância

06-04-2017

O edifício dos Paços do concelho em Vila Nova de Famalicão associa-se a partir desta quinta-feira às mais de duas dezenas de escolas, associações, hospitais e outras instituições famalicenses que, durante este mês de abril, vão exibir um laço azul nas suas fachadas, como símbolo da prevenção dos maus tratos infantis. Esta é uma das iniciativas mais visíveis da campanha lançada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Notícias
Crianças famalicenses sensibilizam comunidade para a prevenção dos maus tratos

10-04-2024

Ação de sensibilização decorreu na feira semanal de Famalicão.

Notícias
Gabinete de Emergência Social assinalou dois anos de trabalho

03-05-2022

Mário Passos agradeceu o trabalho desenvolvido pelas mais de 20 entidades que integram o Gabinete.

Notícias
Ativado em Famalicão Gabinete de Emergência Social

24-04-2020

O Gabinete de Emergência Social de Vila Nova de Famalicão vai-se posicionar como um verdadeiro observatório do território que fornecerá ao tecido institucional famalicense um diagnóstico permanente e atualizado sobre as necessidades do concelho e dos impactos das medidas e respostas lançadas para o terreno pelas entidades oficiais do município.

Notícias
Mais de meio milhar de crianças fazem stop aos maus tratos na infância

03-04-2019

Mais de meio milhar de crianças provenientes de cerca de 30 escolas do primeiro ciclo de Vila Nova de Famalicão vão, durante este mês de abril, sair à rua com a farda das forças policiais da PSP e da GNR e participar em operações Stop um pouco por todo o concelho, sensibilizando os condutores para a prevenção dos maus tratos infantis e relembrando alguns dos direitos fundamentais das crianças.

Notícias
Famalicão tem o maior número de famílias de acolhimento do país

04-03-2013

“Vila Nova de Famalicão é a cidade dos abraços”. A frase é da autoria do Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, depois de ouvir o presidente da Associação Mundos de Vida, Manuel Araújo, a confirmar que o concelho de Vila Nova de Famalicão regista o maior número de famílias de acolhimento familiar do país. Os números foram avançados à margem do lançamento de mais uma iniciativa inédita no âmbito da campanha “Procuram-se Abraços”,  que consiste na substituição temporária do nome de algumas ruas, largos ou praças da cidade por apelos aos direitos das crianças.

Notícias
Programa Acompanhar apoia mais de 940 crianças e jovens em risco

16-02-2021

No ano letivo de 2019/2020, a taxa de sucesso educativo do programa foi de 99,36%.

Notícias
Eurobairro está no terreno no combate à exclusão, ao abandono e ao insucesso escolares

12-05-2016

O município de Vila Nova de Famalicão declarou guerra à exclusão, ao abandono e ao insucesso escolares. As tropas estão reunidas e estão no terreno, combatendo em várias frentes.
Depois do lançamento de vários programas na área da educação e da solidariedade social, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, em conjunto com o secretário-geral da PASEC (Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais), Abraão Costa, apresentaram, esta quinta-feira, na Urbanização das Lameiras, mais uma arma de combate. Trata-se do projeto Eurobairro, apoiado pelo Programa Escolhas e integrado no Alto Comissariado das Migrações.

Câmara Municipal › Reuniões de Câmara › Agenda
09 de Dezembro de 2021 | Quinta-feira | 10h00
Câmara Municipal › Reuniões de Câmara › Agenda
31 de Janeiro de 2019 | Quinta-feira | 10h30
Agenda Municipal
Caminhada pela prevenção dos maus tratos na infância

01.sáb 01.sáb

Programa da CPCJ

Parque da Devesa | 15h30
Concentracão: Parque de Estacionamento do Citeve.
Organização: CPCJ de Vila Nova de Famalicão