Introdução
Mensagem
 
Sumário Executivo
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inclusivo
Educação e Conhecimento
Solidariedade
Família
Saúde
Habitação
Juventude
Voluntariado
Cultura
Desporto
 
Agenda estratégica para o Desenvolvimento Sustentável
Ordenamento
Ambiente
Mobilidade
Energia
 
Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Inteligente
Economia e Empreendedorismo
Turismo
 
Agenda Estratégica para a Governança
Governação Municipal
Governança do Território
Igualdade
Segurança
Proteção Civil
Cooperação
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de prestação de contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Desenvolvimento com qualidade
 

O ano de 2017 foi o culminar de um ciclo autárquico que fica para a História do nosso concelho. Fomos capazes de estar à altura das exigências da contemporaneidade, alavancando um Município moderno e arrojado. Centramos o desenvolvimento do concelho num ciclo de construção imaterial sem precedentes, dando sentido e utilidade aos investimentos realizados ao longo de várias gerações na infraestruturação física do território com a criação dos mais diversos equipamentos públicos. Através de múltiplos programas e projetos, em muitos casos inovadores e em áreas tão diversas como a Educação, o Ambiente, o Desporto, a Ação Social, a Cultura e a Governança do território, tirámos partido dos investimentos realizados, fazendo justiça às administrações autárquicas que nos precederam e proporcionando qualidade de vida às pessoas. Hoje, os famalicenses praticam mais desporto, têm mais educação, mais apoio social, melhor ambiente e mais cultura. Significa isso que têm mais qualidade de vida. Os diferentes ciclos autárquicos existem para isso mesmo: para desenvolver o território de acordo com as necessidades das pessoas e foi isso que fizemos. A consequência desta política autárquica ambiciosa mas ajustada, irreverente mas responsável e partilhada, foi um notório aumento dos índices de participação cívica dos nossos cidadãos com mais envolvimento, mais colaboração e mais disponibilidade.

O ano de 2017 representa por si só uma boa imagem dos anos que integraram este ciclo. Fizemos investimento infraestrutural criterioso sem comprometer a saúde das finanças públicas. Mantivemos e reforçamos dinâmicas que vinham de anos anteriores, mas introduzimos novos e ambiciosos programas como, por exemplo, o Famalicão em Forma, a oferta dos manuais escolares ao 2.º ciclo, a criação da Escola de Segurança Rodoviária, do Gabinete de Avaliação e Intervenção de Comportamentos Aditivos e Dependências (GAICAD) e o alargamento do horário da Biblioteca para o período noturno em épocas de exames.

São decisões que consomem recursos municipais da mesma forma que a construção de qualquer equipamento. Mas são investimentos decisivos para corresponder à missão autárquica que nos foi confiada e às legitimas expetativas dos famalicenses.

O investimento infraestrutural andou em sintonia com esta dinâmica. Com critério e com sentido de responsabilidade. Sempre com o pensamento nas pessoas. Por isso é que as escolas, as estradas, os equipamentos desportivos e as infraestruturas básicas foram o destino da grande fatia do nosso investimento a este nível.

Fechamos o ano de 2017, e o ciclo autárquico correspondente, com o claro sentimento de dever superado. Temos a perfeita noção que Vila Nova de Famalicão cresceu enquanto comunidade, tornou-se um território mais atrativo e desejado, mais desenvolvido e com mais qualidade de vida.

Os documentos que apresentamos neste Relatório de Gestão e Prestação de Contas fundamentam as minhas palavras e ilustram bem o selo de qualidade que imprimimos na gestão do Município de Vila Nova de Famalicão.




Vila Nova de Famalicão, 26 de março de 2018.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Paulo Cunha, Dr.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org