Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Um concelho preparado
para os grandes desafios
 

O território tem assumido uma importância crescente no desenvolvimento, seja a nível local, regional, nacional e inclusive internacional.

Este entendimento tem sido largamente acolhido pelos poderes públicos. A União Europeia e os seus Estados-membros, entre os quais Portugal, tem vindo a revelar uma crescente atenção com as questões relacionadas com o território e com o papel das cidades e das regiões no desenvolvimento e na coesão.

Com efeito, é cada vez mais evidente para todos os atores de desenvolvimento que a competitividade económica, a coesão social, a sustentabilidade ambiental e a governação eficiente e responsável formam um sistema complexo e interdependente, o qual implica uma visão integrada e integradora.

Neste sentido, o Município tem tido como prioridade a definição e a implementação de um planeamento de cariz estratégico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e inteligente do território do nosso concelho.

Neste contexto, merece uma forte ênfase a aprovação do Plano Estratégico 2014-2025 "Famalicão Visão'25" e a conclusão do processo de revisão do Plano Diretor Municipal.

O Plano Estratégico 2014-2025 "Famalicão Visão'25" definiu uma visão estratégica global e mobilizadora para o nosso futuro coletivo: fazer de Vila Nova de Famalicão uma comunidade tecnoindustrial global, num território verde multifuncional.

Por seu turno, o Plano Diretor Municipal revisto assegurou a territorialização das opções formuladas no âmbito do Plano Estratégico 2014-2025 "Famalicão Visão'25", estabelecendo a síntese da estratégia de desenvolvimento e de ordenamento territorial para a área do concelho, considerando a sua integração regional e os critérios de classificação e qualificação do solo, em função de um modelo de organização territorial sustentável.

Ao longo do ano findo, registaram-se igualmente avanços muito consideráveis nas diversas áreas da atuação do Município.

Promovemos um Município mais transparente, eficiente e sustentável, que apostou na proximidade com os cidadãos e na qualidade dos serviços públicos.

Valorizámos a competitividade e o empreendedorismo para criar mais emprego. A economia local está a crescer e a confiança dos agentes económicos tem vindo a aumentar.

Valorizámos a equidade social, através de políticas que visaram reforçar as capacidades e a autonomia das pessoas e das famílias, com o envolvimento ativo da sociedade civil.

Valorizámos a qualificação das pessoas ao longo da vida, preconizando uma visão transversal que integra as dimensões da educação, da formação e da cultura.

Valorizámos o território e os seus recursos endógenos, mediante a melhoria do ordenamento do território e o desenvolvimento das redes de infraestruturas e de equipamentos coletivos.

Somos inconformistas. Grandes desafios requerem audácia e arrojo. Acreditamos que a realização de grandes feitos não depende, apenas, da possibilidade de as fazer. Depende da vontade de as fazer.

Adoramos Vila Nova de Famalicão e acreditamos nos Famalicenses. Temos orgulho na nossa identidade. Mas não queremos viver somente no passado. O que nos motiva é a capacidade de transformar o futuro.

Vila Nova de Famalicão é atualmente reconhecido como um dos concelhos mais importantes e dinâmicos do nosso País. Isto é resultado do empenho de todos.

Mas nada está concluído. Por isso, a caminhada deve prosseguir. Para nos levar até ao futuro que todos nós queremos. Um futuro no qual todos possam ter as capacidades para ter uma vida próspera e feliz.



Vila Nova de Famalicão, 18 de março de 2016.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Paulo Cunha, Dr.