Relatório de Gestão
Mensagem
 
Presidência
Ambiente
Associativismo
Assuntos Jurídicos
Cultura
Desporto
Economia e Empreendedorismo
Educação
Energia
Família
Freguesias
Habitação
Juventude
Mobilidade
Modernização Administrativa
Obras Municipais
Património
Proteção Civil
Saúde
Segurança
Solidariedade Social
Urbanismo
Voluntariado
 
Análise Económica e Financeira
 
Documentos
de Prestação de Contas
Balanço
Demonstração de Resultados
Mapas de Execução Orçamental
Anexo às Demonstrações Financeiras
Certificação Legal das Contas
Parecer do Auditor Externo

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Um concelho preparado
para os grandes desafios
 

O território tem assumido uma importância crescente no desenvolvimento, seja a nível local, regional, nacional e inclusive internacional.

Este entendimento tem sido largamente acolhido pelos poderes públicos. A União Europeia e os seus Estados-membros, entre os quais Portugal, tem vindo a revelar uma crescente atenção com as questões relacionadas com o território e com o papel das cidades e das regiões no desenvolvimento e na coesão.

Com efeito, é cada vez mais evidente para todos os atores de desenvolvimento que a competitividade económica, a coesão social, a sustentabilidade ambiental e a governação eficiente e responsável formam um sistema complexo e interdependente, o qual implica uma visão integrada e integradora.

Neste sentido, o Município tem tido como prioridade a definição e a implementação de um planeamento de cariz estratégico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e inteligente do território do nosso concelho.

Neste contexto, merece uma forte ênfase a aprovação do Plano Estratégico 2014-2025 "Famalicão Visão'25" e a conclusão do processo de revisão do Plano Diretor Municipal.

O Plano Estratégico 2014-2025 "Famalicão Visão'25" definiu uma visão estratégica global e mobilizadora para o nosso futuro coletivo: fazer de Vila Nova de Famalicão uma comunidade tecnoindustrial global, num território verde multifuncional.

Por seu turno, o Plano Diretor Municipal revisto assegurou a territorialização das opções formuladas no âmbito do Plano Estratégico 2014-2025 "Famalicão Visão'25", estabelecendo a síntese da estratégia de desenvolvimento e de ordenamento territorial para a área do concelho, considerando a sua integração regional e os critérios de classificação e qualificação do solo, em função de um modelo de organização territorial sustentável.

Ao longo do ano findo, registaram-se igualmente avanços muito consideráveis nas diversas áreas da atuação do Município.

Promovemos um Município mais transparente, eficiente e sustentável, que apostou na proximidade com os cidadãos e na qualidade dos serviços públicos.

Valorizámos a competitividade e o empreendedorismo para criar mais emprego. A economia local está a crescer e a confiança dos agentes económicos tem vindo a aumentar.

Valorizámos a equidade social, através de políticas que visaram reforçar as capacidades e a autonomia das pessoas e das famílias, com o envolvimento ativo da sociedade civil.

Valorizámos a qualificação das pessoas ao longo da vida, preconizando uma visão transversal que integra as dimensões da educação, da formação e da cultura.

Valorizámos o território e os seus recursos endógenos, mediante a melhoria do ordenamento do território e o desenvolvimento das redes de infraestruturas e de equipamentos coletivos.

Somos inconformistas. Grandes desafios requerem audácia e arrojo. Acreditamos que a realização de grandes feitos não depende, apenas, da possibilidade de as fazer. Depende da vontade de as fazer.

Adoramos Vila Nova de Famalicão e acreditamos nos Famalicenses. Temos orgulho na nossa identidade. Mas não queremos viver somente no passado. O que nos motiva é a capacidade de transformar o futuro.

Vila Nova de Famalicão é atualmente reconhecido como um dos concelhos mais importantes e dinâmicos do nosso País. Isto é resultado do empenho de todos.

Mas nada está concluído. Por isso, a caminhada deve prosseguir. Para nos levar até ao futuro que todos nós queremos. Um futuro no qual todos possam ter as capacidades para ter uma vida próspera e feliz.



Vila Nova de Famalicão, 18 de março de 2016.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Paulo Cunha, Dr.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org