Introdução
Mensagem
 
Quadro de Referência Estratégica da Atividade do Município de Vila Nova de Famalicão
Visão Estratégica e Linhas Estratégicas de Desenvolvimento
 
Programas de Actuação
1ª Linha Estratégica de Desenvolvimento: Consolidar a Coesão Social
2ª Linha Estratégica de Desenvolvimento: Promover a Qualidade de Vida e a Afirmação do Território
3ª Linha Estratégica de Desenvolvimento: Fomentar a Competitividade e a Inovação
4ª Linha Estratégica de Desenvolvimento: Aprofundar a Governação Sustentável, Participativa e Cidadã
 
Relatório
Relatório
 
Normas de Execução do Orçamento
Normas de Execução do Orçamento
 
Plano Plurianual de Investimentos
Plano Plurianual de Investimentos
 
G.O.P. Orçamento
Orçamento da Receita
Orçamento da Despesa
Orçamento da Despesa por Orgânica
Resumo do Orçamento
Resumo das Receitas e das Despesas
Resumo do Plano Plurianual de Investimentos
Empréstimos
Empréstimos - AMAVE

Transferências para as Juntas Freguesia

Mapa do Pessoal
Propostas Anexas

 

 

Os documentos estão
no formato PDF;
para ler esses textos,
precisará de ter instalado
o Adobe Acrobat Reader no
seu computador.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Perspetivar o futuro com esperança
 

No dia 28 de setembro de 2015, assinalou-se o 180.º aniversário de um dos acontecimentos mais relevantes da história da nossa comunidade.

Com efeito, no dia 28 de setembro de 1835, teve lugar a primeira reunião da Comissão Municipal, presidida por António Ribeiro de Queiroz Moreira, incumbida de assegurar a governação do concelho, na sequência do restabelecimento da autonomia municipal de Vila Nova de Famalicão, proclamada pela rainha D. Maria II.

Ao longo da sua história secular, Vila Nova de Famalicão viveu tempos de abundância e de tranquilidade que alternaram com períodos de escassez e de instabilidade.

Somos um dos concelhos mais importantes de Portugal porque, mesmo nas alturas mais difíceis, em tempos de graves crises, não nos deixámos abater pelo desânimo e pelo pessimismo.

Recentemente, Portugal viveu tempos particularmente difíceis, o que se repercutiu no nosso concelho.

A crise que tivemos de enfrentar deixou consequências profundas em muitos dos nossos concidadãos. Apesar dos sinais evidentes de recuperação económica, os níveis de desemprego estão ainda demasiado elevados. Existem famalicenses que continuam privados de um nível de vida digno.

Mas os famalicenses e os portugueses em geral têm mostrado uma postura exemplar na atitude, na coragem e no sentido de responsabilidade.

Atualmente, o nosso concelho enfrenta desafios que é da maior relevância termos bem presente, mas existem motivos sólidos para a esperança.

Vila Nova de Famalicão é hoje unanimemente reconhecido como um dos concelhos mais dinâmicos de Portugal. Isso é o resultado do potencial empreendedor e criativo dos famalicenses.

Se conseguirmos manter e reforçar esta dinâmica, vamos marcar o futuro e seremos cada vez mais uma comunidade tecno-industrial a viver num território verde multifuncional, onde queremos e podemos ser felizes.

A construção do nosso futuro comum exige que se coloque, em primeiro lugar, uma cultura de responsabilidade individual e comunitária, que nos implique - a todos sem exceção - na construção de um futuro comum. Defendemos o regresso da valorização do trabalho e do mérito. Do semear, para mais tarde colher. Do dar antes de receber.

Preconizamos uma sociedade civil cada vez mais forte, valorizando as associações, os movimentos e os grupos informais.

Defendemos um Município cada vez mais ao serviço do cidadão, capaz de cultivar a proximidade e de assumir de forma determinada e responsável as responsabilidades públicas a nível local, segundo os princípios da subsidiariedade e da descentralização. Um Município que não se substitui aos demais agentes locais, mas que com eles constrói parcerias criativas, de proximidade, mais produtivas e socialmente eficientes. Um Município que consolida a sua atuação em rede, em cooperação com as instituições da Administração Central do Estado, as Freguesias, as instituições da sociedade civil e os cidadãos.

Acreditamos em Vila Nova de Famalicão. Temos orgulho de ser famalicenses e não vamos desistir de lutar pelo desenvolvimento do nosso concelho. Assumimos que está verdadeiramente ao nosso alcance construir um concelho cada vez mais inteligente, sustentável e inclusivo. Um concelho que se afirme cada vez mais a nível nacional e global.



Vila Nova de Famalicão, 22 de outubro de 2015.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Paulo Cunha, Dr.

 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Município de Vila Nova de Famalicão
Telefone: 252 320 900 | Fax: 252 323 751 | Nº. Verde: 800 292 827 | http://www.vilanovadefamalicao.org | camaramunicipal@vilanovadefamalicao.org