Agenda Municipal / Teatro Memorial do Convento

21 a 24 Mai
Programa Teatro Narciso Ferreira


Riba de Ave | Teatro Narciso Ferreira

Terça 21 a quinta 23 – 10h30 e 14h30 (para escolas)
Sexta 24 – 10h30 (para escolas) e 21h30

Entrada gratuita para escolas | Entrada: 2 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 1 euro | Classificação. M/ 12 | Duração: 70 min | Produção:  Momentos Artistas Independentes

“Ansiando por um filho que tarda, o rei D. João V é avisado por frei António de S. José.
O desejo real desencadeará uma epopeia, um esforço hercúleo de milhares de trabalhadores em todo o país. Unidos por Amor, Blimunda e Baltasar reúnem-se a Bartolomeu de Gusmão e ao seu sonho de voar. A passarola, máquina voadora, misto de barco e de pássaro, nasce do saber científico de Bartolomeu, da força de trabalho de Baltasar e dos poderes de Blimunda, recolhendo as vontades humanas (as ""nuvens fechadas""), que alimentarão a máquina e a farão voar. Sobre as obras do Convento de Mafra terá passado o Espírito Santo, dizem os padres e acredita o povo. Voar, nesse tempo, não sendo obra de Deus, só poderia sê-lo do demónio, e assim se anuncia o fim trágico das personagens protagonistas.”

No âmbito de uma coprodução da Casa das Artes / Teatro Narciso Ferreira e o projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo” do Município de Vila Nova de Famalicão, será apresentado aos alunos do 12.º ano de escolaridade, do território de Vila Nova de Famalicão, a peça de teatro "Memorial do Convento” de José Saramago, pela Momento Artistas Independentes, com uma sessão para público em geral. Este projeto está inserido numa estratégia de mediação de públicos com a comunidade escolar do território, como forma de aproximação ao Plano Nacional de Leitura, provocando impacto emocional com a obra, para que esta chegue a todos e para que o olhar crítico e o prazer da arte seja de tod@s e percetíveis para tod@s.

Ficha Artística
Texto: José Saramago
Adaptação dramatúrgica: Diogo Freitas e Filipe Gouveia
Encenação: Diogo Freitas
Assistência de Encenação e de Produção: Filipe Gouveia
Interpretação: Luísa Alves, Pedro Oliveira, Tomás Bárbara e Sara Maia
Cenografia: Rita Cruz
Desenho e Operação de Luz: Pedro Abreu
Música e Composição Sonora: Cláudio Tavares
Fotografia de Cartaz e de Cena: Joana Sousa
Gestão Financeira: Cláudia Meireles
Coprodução: Casa das Artes de Famalicão / Teatro Narciso Ferreira
Produção: Momento – Artistas Independentes
A Momento – Artistas Independentes tem como principal parceiro financeiro o Município de Vila Nova de Famalicão.


71 leituras