Agenda Municipal / Dança Dionysos (Estreia)

Sex 03 Maio
Programa Casa das Artes


Casa das Artes | Grande Auditório - 21h30

Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 2 euros | Classificação: M/16 | Duração: 90 min | Produção: Ordem do O

Dionysos é uma figura incontornável enquanto ser primordial, patrono das artes performativas, do Ocidente. No Oriente existe o paralelo com a figura de Shiva, enquanto deus destruidor renovador, bailarino, também ele próprio ligado à criatividade ao autoconhecimento e transcendência pela alteração dos estados de consciência.
O espetáculo, propõe uma relação não convencional na utilização do espaço performativo, propondo-se diluir a barreira com o espectador numa vivência imersiva e sensorial. Em Dionysos mergulhamos no imaginário desta figura ancestral, para por um lado explorar a anatomia da psique, a relação do consciente e inconsciente, por outro, experimentar a afinidade do mundo humano com o entorno natural, nomeadamente do domínio animal e vegetal. Ambos os aspetos associados ao arquétipo dionysiaco. Através da dança e da composição musical eletrónica, juntam-se à figura e história de Dyonisos, outras proto-narrativas corográfico-sonoras que emergem das suas múltiplas histórias paralelas onde ressoam as palavras de Hélia Correia.

Direção artística, coreografia, interpretação: Pedro Ramos
Textos: Hélia Correia e criação coletiva
Interpretação: Jorge Cunha Machado, Sara Belo, Vitor Alves da Silva, Mara Morgado e Pedro Ramos
Música: cocriação de Pedro Ramos e Jorge Cunha Machado
Desenho de luz: Gonçalo Lobato
Coordenação da construção cenográfica: Silveira Cabral
Vídeo: Miguel Afonso
Produção Executiva: Xana Lagusi
Gestão / Produção: Bruno Esteves
Design: Nádia Carmo
Coprodução: Casa das Artes de Famalicão, Teatro das Figuras, Cine Teatro Gouveia
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa e GDA


44 leituras