Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Economia
Vila Nova de Famalicão é o terceiro município mais exportador do país
    09-03-2012
    “Logo a seguir a Lisboa e a Palmela, Famalicão é o terceiro município mais exportador do País.” A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, na abertura do seminário “Inovar para Exportar”, promovido, esta semana, pelo Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, onde esteve presente o Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira.

    De acordo com Armindo Costa “É uma feliz coincidência estarmos aqui a falar de exportações, quando, segundo o último Anuário do Instituto Nacional de Estatística, Vila Nova de Famalicão é dos concelhos no País em que a balança comercial internacional é mais favorável a Portugal.” “Em 2010, Famalicão exportou produtos e serviços superiores a 1,2 mil milhões de euros, enquanto as importações foram de 713 milhões de euros. Isto significa que Famalicão regista um saldo positivo na balança comercial internacional superior a 500 milhões de euros, que não tem paralelo nos maiores municípios portugueses”, salientou.

    Perante um auditório repleto de empresários, o autarca assinalou que é importante que o exemplo de Vila Nova de Famalicão se repita noutros concelhos. E realçou: “Famalicão possui uma economia pujante neste mundo global. Isso acontece porque os empresários famalicenses apostam no empreendedorismo e na inovação.”

    O presidente da Câmara Municipal destacou ainda o papel da autarquia no incentivo ao empreendedorismo e ao investimento.

    Segundo Armindo Costa “temos um gabinete de licenciamento de atividades económicas e industriais, que é uma espécie de via verde para um licenciamento mais rápido. No Gabinete de Apoio ao Investidor, disponibilizamos informação aos empresários sobre espaços industriais e terrenos disponíveis no concelho. As empresas podem ainda usufruir de uma redução de 50 por cento nas taxas urbanísticas em loteamentos industriais que sejam reconhecidos como de especial interesse económico.” “São medidas que fomentam o investimento”, afirmou.
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
2106 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2014 | handmade by brainhouse