Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura
EDITAR
26-11-2014
O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), ajudou a revelar ao país na sua primeira edição, em 1991, o escritor Mário de Carvalho ao premiar a sua obra “Quatrocentos Mil Sestércios seguido de O Conde Jano”, “muito ao arrepio da expressão literária então na moda”, como recorda o próprio autor. Vinte e uma edições após o seu início, o galardão voltou a distinguir Mário de Carvalho, agora já em modo de consagração a um dos mais brilhantes e profícuos escritores de língua portuguesa, desta vez pela obra “A Liberdade de Pátio”.
 
103 leituras
 
Cultura
    25-11-2014
 
    A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão é, sexta e sábado, 28 e 29 de novembro, o epicentro do debate em torno do tema “Colonialismo, Guerra Colonial e Descolonização – dos fins do século XIX ao último quartel do século XX”. Trata-se de mais uma edição dos “Encontros de Outono, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão através do Museu Bernardino Machado que conta com a participação de prestigiados académicos, investigadores e diversos especialistas nacionais. O objetivo é ajudar a construir e a compreender a história de Portugal.

    Consulte aqui o programa
 
    386 leituras
 
Ambiente
    24-11-2014
 
    “É fundamental que os famalicenses percebam as consequências de uma atitude ambiental negligente”. As palavras são do vereador do Ambiente do município de Vila Nova de Famalicão, Pedro Sena, que esta segunda-feira, 24 de novembro, anunciou a realização de um ciclo de ações de sensibilização ambiental que vai percorrer as 49 freguesias do concelho já a partir do próximo ano.
 
    171 leituras
 
Cultura
    24-11-2014
    Dezembro é o culminar de um ano em grande para a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, marcado mais uma vez pela qualidade a que já habituou o seu público. A programação do próximo mês é espelho disso mesmo, com o espaço cultural famalicense a receber a atuação da fadista portuguesa Carminho e a interpretação do bailado “O Lago dos Cisnes” pelo Russian Classical Ballet.
Economia
    24-11-2014
    Aliar a tecnologia ao exigente mercado dos desportos equestres é um obstáculo que a Bellator se orgulha de ter conseguido ultrapassar. Com recurso a duas tecnologias inovadoras, a famalicense Liliana Serra desenvolveu uma linha de vestuário para equitação, inspirada no cavalo Lusitano, que alia a mobilidade e a resistência ao conforto e ao design para melhorar a performance do cavaleiro e criar a melhor cumplicidade entre este e o cavalo. Paulo Cunha referiu-se à Bellator como um “exemplo notável de empreendedorismo e do potencial têxtil da região”
Desporto
    24-11-2014
    Ritmo, alegria e muito glamour. Foi assim, o fim-de-semana, em Vila Nova de Famalicão, com a realização da Taça da Europa de Dança Desportiva e da final da Taça de Portugal Latinas e Clássicas no pavilhão municipal, eventos que atraíram milhares de pessoas à cidade. Famalicão dançou e mais uma vez brilhou em pista. Esta foi a primeira vez que Portugal recebeu a competição europeia e Famalicão e os famalicenses mostraram estar à altura dos grandes eventos desportivos. Satisfeito com o sucesso da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, afirmou que “a Gindança está de parabéns e os famalicenses também porque conseguiram demonstrar que somos um povo hospitaleiro que sabe receber e organizar grandes eventos”.


Freguesias
    21-11-2014
    A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a concretizar uma forte aposta na modernização e ampliação da rede de equipamentos sociais do concelho com um investimento municipal de cerca de 1,5 milhões de euros para apoio à construção. As novas valências vêm colmatar necessidades sociais, sobretudo ao nível do apoio à terceira idade, nas freguesias de Landim, Ribeirão, Calendário e Arnoso Santa Maria.
Ação Social
    20-11-2014
    Cerca de 230 mil crianças de todo o país foram, esta quinta-feira, para a escola vestidas de pijama com o objetivo de despertar a sociedade portuguesa para o acolhimento familiar de crianças. Pode parecer um contrassenso, mas não é. O pijama é um símbolo do lar e da família a que todas as crianças devem ter direito. Isso mesmo levou a Mundos de Vida, uma instituição de Vila Nova de Famalicão, a avançar, em 2012, com este projeto piloto. “É um programa de âmbito nacional muito interessante, empolgante, convocante e desafiante para a comunidade, onde através do simbolismo do pijama queremos reforçar o valor da família e acima de tudo o direito fundamental – que devia ser cumprido – de que todas as crianças pudessem crescer num contexto familiar”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, que visitou a Mundos de Vida.
Câmara
    20-11-2014
    “Apostar na família, construir o futuro”. O lema é da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, mas podia muito bem ser o do município de Famalicão, que esta quarta-feira, 19 de novembro, viu reconhecidas as suas políticas sociais e de apoio às famílias ao receber pelo segundo ano consecutivo a bandeira verde da “Autarquia + Familiarmente Responsável”.
Ação Social
    18-11-2014
    Estão a decorrer até 4 de dezembro as inscrições para o seminário “Coesão Social, Práticas de Cidadania e Envelhecimento Activo”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Banco Local de Voluntariado, em parceria com a Adrave, Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, e a Engenho, Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este. A iniciativa realiza-se no dia 9 de dezembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e enquadra-se nas atividades de promoção da inclusão social dos cidadãos seniores pela saúde inserindo-se, também, na Comemoração do Dia Internacional dos Voluntários. O objetivo é enaltecer os valores que envolvem o voluntariado, como a escolha própria, o compromisso, a solidariedade, a universalidade e a inclusão.
Desporto
    18-11-2014
    A grande esperança do atletismo nacional, Sara Moreira, vai apadrinhar a 1.ª Meia Maratona de Vila Nova de Famalicão. A revelação foi feita esta terça-feira, 18 de novembro, na apresentação do evento, que decorreu no Parque da Devesa com a presença de grande nomes do atletismo nacional como Aurora Cunha e Rui Pedro Silva. A prova realiza-se no próximo domingo, 30 de novembro, e conta já com 2000 inscrições.
OUTRAS NOTÍCIAS
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2014 | handmade by brainhouse