Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Urbanismo
EDITAR
27-02-2015
“O novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Vila Nova de Famalicão prevê uma estrutura ecológica municipal com medidas concretas que virão não só beneficiar a qualidade de vida da população, como também proteger e desenvolver a indústria local”. A certeza é de Luísa Queirós, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que esta quinta-feira, 26 de fevereiro, participou na primeira sessão pública de esclarecimento do novo PDM, onde referiu que o plano famalicense “cumpre as orientações nacionais ao mais alto nível”.
 
42 leituras
 
Cultura
    26-02-2015
 
    O Museu Bernardino Machado, instalado no Palacete Barão da Trovisqueira, um majestoso edifício do século XIX, localizado bem no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão, abre as portas na noite de 7 de março, a partir das 23h00, para uma festa em honra dos “Loucos Anos 20”, com muita música, dança e estravagância. O tema até pode parecer despropositado ou inadequado para a nobreza do espaço, mas certamente que o patrono do Museu, Bernardino Machado, aprovaria o evento. “Os Loucos Anos 20” são uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em colaboração com o bar Chez Café Café, e tem como objetivo assinalar o Dia Internacional da Mulher que se comemora a 8 de março.
 
    270 leituras
 
Cultura
    26-02-2015
 
    O nome dispensa apresentações e as músicas, essas, quase que pedem para serem ouvidas vezes e vezes sem conta. São assim os temas do português António Zambujo, que em março atua pela primeira vez na Casa das Artes de Famalicão, num mês em que o teatro é também a estrela da companhia.Conheça a programação de março do espaço cultural famalicense.
 
    119 leituras
 
Economia
    26-02-2015
    A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove, no próximo dia 6 de março, no Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel, uma conferência sobre os incentivos do Portugal 2020 para a indústria agroalimentar. No momento de arranque do novo quadro de financiamento, instrumento essencial à melhoria da competitividade e da capacidade inovadora e exportadora das empresas, esta será uma oportunidade única para debater as oportunidades, as tendências e o financiamento que o Portugal 2020 reserva para o setor.

    Programa e inscrições aqui.
Cultura
    24-02-2015
    A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e a Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Nova de Famalicão organizam, entre 2 e 7 de março, mais uma edição da Semana da Leitura, uma iniciativa lançada anualmente pelo Plano Nacional de Leitura e que se centra, este ano, no tema Palavras do Mundo. Partindo do tema Palavras do Mundo, e por meio de um conjunto diversificado de iniciativas, o município famalicense, através da sua rede concelhia de bibliotecas evocará, também, um importante acontecimento mundial que serviu de inspiração a grandes obras literárias: a Primeira Grande Guerra.

    Consulte aqui o programa completo
Economia
    23-02-2015
    A famalicense Lígia Santos venceu o primeiro programa televisivo Masterchef em 2011. A vitória no concurso deu-lhe a confiança necessária para fazer da cozinha o eixo central da sua vida profissional. Largou a engenharia civil e dedicou-se de alma e coração ao mundo da culinária. O Club materCOOK é o resultado prático dessa ambição e vocação empreendedora e também o reflexo da necessidade de Lígia Santos em partilhar conhecimentos, proporcionando às pessoas que ensina um novo olhar sobre a cozinha. Foi nesta escola de cozinha que o Famalicão Made IN esteve em mais uma jornada do seu roteiro pelos bons exemplos de empreendedorismo no concelho.
Acessibilidades
    20-02-2015
    Importante e urgente. É desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, classifica a intervenção em três artérias em Vilarinho das Cambas, numa das mais dinâmicas zonas industriais do concelho, a que o executivo municipal deu hoje luz verde. Em causa está a requalificação da Rua da Roederstein e da Rua Urbanização Navio e a requalificação e o alargamento da Rua 29 de Setembro, obras orçadas em cerca de 129 mil euros e para as quais a autarquia aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 90 mil euros.
Cultura
    20-02-2015
    Há cem anos, o mundo inteiro fervilhava com as disputas provocadas pela primeira grande guerra que decorreu entre 1914 e 1918. O conflito mundial que marcou o rumo da história e a evolução das nações é o tema que serve, este ano, de mote à realização das mais diversas iniciativas no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. A estrutura que se destaca, no plano nacional, como possuidora do melhor arquivo documental sobre a 1ª República, volta assim a marcar pontos no campo do debate e do conhecimento da história, acolhendo um conjunto de conferências e exposições tendo sempre como pano de fundo a participação de Portugal na 1.ª Guerra Mundial. De resto, o patrono do Museu, Bernardino Machado, que ocupou o cargo de Presidente da República durante os primeiros anos da Guerra, foi uma das figuras proeminentes, a nível nacional, do conflito.
Educação
    19-02-2015
    “É sempre com grande satisfação que vemos abrir uma nova escola, bonita e colorida, que vemos os pais e os professores contentes com as novas valências e a qualidade do edifício, mas não há palavras para descrever a alegria das crianças, as gargalhadas e os sorrisos estampados nos seus rostos, com a sua nova casa”. Foi precisamente para testemunhar esse momento único e repleto de alegria que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, marcou presença, nesta manhã de quinta-feira, no primeiro dia de atividades do novo Jardim-de-Infância de Gondifelos.
Atualidade
    18-02-2015
    “Uma noite excecional, com muito trabalho e bom negócio”. É desta forma que Fernanda Ferreira Dias, do Restaurante Sara Cozinha Regional, define a noite de Carnaval em Vila Nova de Famalicão. Localizado bem no centro da cidade, o restaurante não conseguiu dar resposta a todos os pedidos. “Tínhamos as mesas todas reservadas e o telefone não parava de tocar”, explica a D. Fernanda que juntamente com o irmão David gerem o restaurante. Também um dos responsáveis pela Pensão de Santo António, José Carvalho, considera o Carnaval “um negócio sério de sucesso”, acrescentando que “foi uma noite excelente”. Estes dois testemunhos refletem bem aquilo que se passou na noite de segunda para terça-feira em Famalicão, com os restaurantes cheios, os cafés e bares a abarrotar de gente e a hotelaria com uma procura fora do normal.
Famalicão
    17-02-2015
    Aconteceu magia ontem à noite em Famalicão. Naquela que foi o maior carnaval de sempre de Famalicão e seguramente uma das maiores manifestações festivas de rua do país, houve alegria, fantasia, brincadeira e muita, muita dança. A cidade não vai esquecer tão cedo a Noite de Carnaval 2015.
OUTRAS NOTÍCIAS
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2015 | handmade by brainhouse