Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Juventude
EDITAR
04-08-2015
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai distinguir as melhores curtas-metragens produzidas por jovens portugueses. Esse é o principal objetivo do “YMOTION”, o primeiro Concurso e Mostra de Cinema Jovem de Famalicão, que promete desafiar a criatividade dos amantes da sétima arte. “Eu, Jovem – Desafios e oportunidades dos jovens na sociedade” é o tema desta primeira edição da iniciativa, que se destina a jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos. As inscrições decorrem até 31 de agosto, em www.ymotion.org, e a submissão dos vídeos até 30 de setembro.
 
4 leituras
 
Atualidade
    04-08-2015
 
    O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão defende uma maior eficácia na disponibilização de terras para cultivo em Portugal. Paulo Cunha diz serem necessárias novas medidas nacionais que facilitem o desenvolvimento de novos projetos empresariais ligados à agricultura que muitas vezes esbarram num problema que para o edil famalicense não deveria existir.
 
    33 leituras
 
Cultura
    04-08-2015
 
    É já esta quarta-feira,  5 de agosto, que o Cinema Paraíso regressa ao anfiteatro do Parque da Devesa, com a exibição do filme “Kingsman: Serviços Secretos". Um filme de espionagem e ação, dirigido por Matthew Vaughn, que se baseia na banda desenhada "The Secret Service", criada por Dave Gibbons e Mark Millar. O elenco conta com a participação de Colin Firth, Michael Caine, Taron Egerton e Samuel L. Jackson, entre outros. O filme é exibido a partir das 22h00.
 
    6830 leituras
 
Economia
    03-08-2015
    Em Landim, Vila Nova de Famalicão, está a ser testada a produção de um novo fruto em Portugal que tem tudo para conquistar e surpreender os consumidores. O sabor doce, a textura cremosa, a superfície sem pelos, o tamanho pequeno e a cor verde ou vermelha (dependendo da variedade) fazem do baby kiwi um fruto verdadeiramente delicioso, viciante e poderoso em termos nutritivos.
Cultura
    31-07-2015
    A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão publicou pela primeira vez a agenda de eventos do município no mês de Agosto. A decisão da autarquia tem a ver com a crescente dinâmica cultural e associativa que o município tem vindo a registar e que garante propostas variadas durante o mês de férias por excelência, tanto para os famalicenses como para aqueles que visitam o concelho.
    “Famalicão não pára, nem em agosto, nem em mês nenhum” afirma a propósito o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, convidando as pessoas a consultarem a Agenda de Eventos do município e a usufruírem das propostas programadas.
Cultura
    30-07-2015
    Arranca na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, em Vila Nova de Famalicão, a iniciativa “Devesa Sunset”. Todas as sextas-feiras, até ao final do mês, o pôr-do-sol na Devesa terá música a acompanhar.
    Gil Candeias (Pop/ Rock) será o primeiro a atuar, depois do concerto de Sandy Kilpatrick (Folk) ter sido cancelado, devido às condições atmosféricas adversas. A iniciativa irá decorrer num ambiente que promete levar a cultura e o lazer ao encontro da natureza. Os concertos irão decorrer a partir das 19h00, junto ao lago. Segue-se no dia 14 Inês Kilpatrick (Soul), no dia 21 André Silvestre (piano) e no dia 28 Hugo Ciríaco and friends (Jazz).
Saúde
    30-07-2015
    Yoga, meditação, relaxamento são algumas das atividades que vão decorrer este fim-de-semana, dias 1 e 2 de agosto, no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, em mais uma edição do “Famalicão Zen”.
    Depois do sucesso verificado no ano passado, o evento foi alargado a todo o fim-de-semana, com demonstrações gratuitas de terapias zen, como yoga, tribal dance, mediação com taças tibetanas, mantras e cristais, taiji, mandalas entre muitas outras. Haverá ainda um momento para os mais novos com bodhi mind kids, prática corporal integrativa, e um momento para experimentar sumos detox.
Juventude
    29-07-2015
    Entre 2014 e 2015, a Agência Nacional Erasmus + já aprovou mais de uma dezena de projetos apresentados por associações juvenis oriundas do concelho de Vila Nova de Famalicão. Este facto é por si só “a prova do dinamismo e empreendedorismo das associações juvenis famalicenses, mas também do apoio e incentivo que o município dá aos jovens”, como afirmou o diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Manuel Barros, esta segunda-feira, durante a apresentação de mais um projeto juvenil de grande relevo, a Plataforma ADN, promovido pela associação PASEC. Para Manuel Barros, “pela constelação de infraestruturas que tem, pela dinâmica associativa que tem, pelas políticas de educação, juventude e desporto que a Câmara Municipal tem desenvolvido, sem duvida que Famalicão é uma cidade amiga da juventude.” E acrescentou: “A dinâmica é muito grande ao nível dos projetos que são aprovados a nível nacional e internacional”, assinalou.
Cultura
    28-07-2015
    Este fim-de-semana há um bom motivo para visitar Oliveira de Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão. Está aí mais uma edição do “Bulir em Terras de Santa Maria”, que promete encher de artesãos, mercadores, dança, música e boa disposição a Alameda do Mosteiro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia, pretende ser uma montra do que de melhor se faz no concelho famalicense tanto ao nível da gastronomia como do artesanato.
Educação
    28-07-2015
    “Quase duzentos euros”. Foi o valor que Bento Torres Lima conseguiu poupar, este ano, com o Banco de Livros Escolares de Vila Nova de Famalicão. Com um filho no 9.º ano de escolaridade, Bento Torres Lima conseguiu encontrar no Banco de Livros Escolares, todos os manuais de que necessitava. “Já tínhamos visto na internet os preços e rondavam os 200 euros”, refere. Desde há três anos, que este famalicense doa os manuais escolares que já não necessita, e procura aqueles que lhe fazem falta. “É já um hábito cá em casa, quando o ano letivo acaba, juntamos os livros usados e levámo-los ao Banco de Livros, se forem reutilizados é excelente, porque estamos a ajudar outras famílias e isso é ótimo”, salienta.
Cultura
    27-07-2015
    Foi um convite que levou Adozinda Loureiro a participar, pela primeira vez, há 32 anos, na Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão. Esta artesã de artes decorativas é a participante mais antiga no evento e uma das que mais cativa a atenção dos visitantes. “Tenho sempre muita gente à minha volta, a ver-me trabalhar, as pessoas gostam e têm curiosidade de ver o meu trabalho”. É a encaustica, uma técnica de pintura que se caracteriza pelo uso da cera, que mais atrai a atenção das pessoas. O trabalho ao vivo dos artesãos é, aliás, uma das principais caraterísticas da Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, que este ano se realiza entre 28 de agosto e 6 de setembro.
OUTRAS NOTÍCIAS
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2015 | handmade by brainhouse