Pesquisar
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Economia
EDITAR
24-03-2017
O Embaixador da Alemanha em Portugal não tem dúvidas na hora de classificar Vila Nova de Famalicão quanto à sua capacidade de chamar a si protagonismo económico a nível nacional. Christof Weil considera o concelho como “business friendly (amigo dos negócios)”.
 
48 leituras
 
Juventude
    24-03-2017
 
    Há mais de dez anos que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão atribui anualmente uma bolsa de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior. Inicialmente o valor era fixo, mas a partir de 2009, com a entrada em vigor do Regulamento Municipal de Bolsas de Estudo, a medida começou abranger muitos mais alunos, com valores que variam entre os 500 euros e os 1000 euros. Na próxima terça-feira, dia 28, a partir das 14h30, serão entregues 265 bolsas de estudo a jovens estudantes do ensino superior, um investimento na ordem dos 167 mil euros que vem reiterar a aposta do executivo na promoção da formação superior dos famalicenses. A Cerimónia realiza-se na Casa das Artes, e conta com a presença do Presidente da Câmara, Paulo Cunha, e de mais de duas centenas de jovens e familiares.
    Este evento, à semelhança de anos anteriores, será dedicado aos jovens estudantes e pretende ser um incentivo à sua realização pessoal e profissional.
 
    3509 leituras
 
Cultura
    23-03-2017
 
    Depois do sucesso da iniciativa “Programar em Rede”, lançada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em 2016, aos vários agentes culturais do concelho, a autarquia volta a lançar o este ano desafio, disponibilizando uma verba de 10 mil euros para financiar um projeto cultural, que seja apresentado em rede por várias entidades do concelho, e que decorra entre 1 de janeiro e 30 de julho de 2018.
    A iniciativa tem como objetivo envolver os vários agentes culturais do concelho na concretização de um evento que se diferencie pela inovação e criatividade, pela capacidade de articulação de meios, pela mobilização e atração de público e pela descentralização da atividade cultural.
 
    2540 leituras
 
Cultura
    22-03-2017
    O Museu Nacional Ferroviário de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, acaba de integrar a maior rede europeia de divulgação e promoção de Turismo Industrial, que agrega e divulga mais de 1300 sítios e museus industriais em 13 países europeus. A candidatura do Museu Nacional Ferroviário – que abrangeu também o Museu do Entroncamento – à European Route of Industrial Heritage (RIH) – foi aprovada.
    A partir de agora estas duas estruturas integram a ERIH como Pontos-Âncora, a principal rota desta rede europeia. De acordo com os critérios da ERIH, obtêm a classificação de Pontos-Âncora os sítios que são considerados de excecional importância histórica em termos de património industrial e que oferecem uma experiência de qualidade aos visitantes, constituindo marcos do Património Industrial Europeu.
Proteção Civil
    21-03-2017
    No próximo sábado, dia 25 de março, a partir das 15h00, Vila Nova de Famalicão vai ser cenário de uma forte intempérie que vai provocar uma série de ocorrências um pouco por todo o concelho obrigando à ativação do Plano Municipal de Proteção Civil e consequente mobilização de meios e recursos das Corporações de Bombeiros, Forças de Segurança, e outros agentes de Proteção Civil.
Freguesias
    21-03-2017
    A requalificação da estrada que liga as freguesias de Abade de Vermoim e Lagoa, no concelho de Vila Nova Famalicão, está concluída. São mais de dois quilómetros de uma estrada que ganhou uma nova imagem, servindo todos os dias milhares de pessoas que por ali circulam. “Esta é uma verdadeira via do século XXI, onde para além da substituição do piso, foram renovadas as redes de água, saneamento, abastecimento de água, foram feitos alargamentos da via e construção de muros, foram criados passeios e baías de estacionamento e sinalização”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que acompanhado pelos presidentes das Uniões das Freguesias de Avidos e Lagoa, e Abade de Vermoim e Antas, Paulo Silva e Manuel Alves, respetivamente, e ainda de vereadores municipais e responsáveis da obra, assinalaram a conclusão da empreitada.
Famalicão
    20-03-2017
    A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão a convite de Clemente Garcia, presidente do Município de São Domingos, em Cabo Verde, fez-se representar nas cerimónias do vigésimo terceiro aniversário deste Município, realizadas entre os dias 10 e 14 deste mês, através do seu Vice-Presidente, Ricardo Mendes e outro elemento da autarquia. Durante a curta visita àquele concelho, o Vereador famalicense transmitiu ao edil de São Domingos a disponibilidade de Vila Nova de Famalicão colaborar com o Município cabo-verdiano em domínios onde este revela maiores carências.
Atualidade
    20-03-2017
    “Adote uma árvore” é o novo desafio lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão a todos os munícipes. No próximo sábado, dia 25 de março, entre as 9h00 e as 13h00, decorre na Praça Cupertino de Miranda, no centro da cidade, a primeira ação deste desafio que irá disponibilizar, de forma gratuita, árvores e arbustos autóctones aos famalicenses convidando-os a plantarem e a cuidarem de cada árvore conforme as suas caraterísticas e necessidades. A iniciativa decorre no âmbito do projeto “25 mil árvores para 2025” e insere-se nas comemorações do Dia da Floresta e do Dia Mundial da Árvore, que se assinala nesta terça-feira.
Educação
    17-03-2017
    Falar da Escola Secundária D. Sancho I é falar de uma instituição umbilicalmente ligada à história e ao sucesso do município de Vila Nova de Famalicão. Esta foi a principal ideia evocada esta quinta-feira, 16 de março, na sessão solene comemorativa dos 60 anos da antiga Escola Industrial e Comercial do concelho.
Cultura
    17-03-2017
    O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, associou-se esta quinta-feira, ao presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha e a um conjunto de parceiros culturais para a criação de um projeto de valorização do património do escritor Camilo Castelo Branco enquanto produto de interesse turístico-cultural sem fronteiras. O encontro que decorreu no Porto, no dia em que se assinalava o 192.º aniversário do nascimento do escritor iniciou com uma deposição de coroa de flores no túmulo de Camilo Castelo Branco, no cemitério da Irmandade da Lapa.
Cultura
    15-03-2017
    Não é por acaso que em “Cânticos de Barbearia” Lupicínio Rodrigues entra na barbearia de Tony de Matos. É que embora tenham partilhado as mesmas salas de espetáculo do Brasil, entre 1954 e 1965, não há registos de que os dois músicos se tenham alguma vez cruzado. Têm, pois, muitas afinidades para pôr em dia, nesta barbearia que Carlos Tê idealizou para corrigir na posteridade o desencontro entre ambos na terra.
OUTRAS NOTÍCIAS
    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2017 | handmade by brainhouse