Pesquisar
 
 
 
 
 
Alterar tamanho do texto
Cultura
Três novas bibliotecas escolares inauguradas
    03-03-2010
Faça o download do Flash Playerpara ver este video.
    A Rede de Bibliotecas Escolares do concelho de Vila Nova de Famalicão, uma das primeiras a funcionar no País, conta já com perto de trinta bibliotecas aderentes, sendo que cerca de metade estão a funcionar em escolas do 1.º Ciclo do ensino básico. Só esta semana, o concelho famalicense abre mais três novos espaços de leitura, nas escolas do 1.º Ciclo de Requião, Lameiras (freguesia de Antas) e Nine. Esta terça-feira foram inauguradas as bibliotecas escolares das escolasbásicas de Requião e das Lameiras, estando agendada para as 10h00 da próxima sexta-feira, dia 5 de Março, a inauguração da biblioteca na escola básica de Nine. Inseridas na Semana da Leitura, que está a decorrer até sexta-feira, estas cerimónias contaram com as presenças dos vereadores da Cultura e da Educação, Paulo Cunha e Leonel Rocha, respectivamente.

    Num ambiente de grande alegria e entusiasmo, as crianças conheceram os novos espaços, equipados com dezenas de livros, revistas e computadores. Também os professores se mostraram muito satisfeitos com os novos equipamentos. “A Câmara Municipal de Famalicão tem ajudado as escolas na preparação das candidaturas ao programa Rede das Bibliotecas Escolares, lançado pelo Ministério da Educação, que tem permitido não só a criação de bibliotecas modernas que, além dos livros, oferecem novos meios de literacia como os audiovisuais, informática e de informação”, frisa o vereador da Educação, Leonel Rocha.

    Por sua vez, o vereador da Cultura, Paulo Cunha, refere que a abertura destes espaços “proporciona a centenas de crianças o contacto com os livros, estimulando o gosto pela leitura e pela escrita, logo desde o pré-escolar”. De acordo com o responsável pela área da Cultura, “a Rede de Bibliotecas Escolares tem desempenhado um papel fundamental no domínio da leitura e no aprofundamento da cultura literária, científica, tecnológica e artística”.
    Refira-se que a biblioteca da Escola Básica de Requião vai servir as mais de 150 crianças que frequentam o ensino pré-escolar e do 1.º ciclo naquele estabelecimento, enquanto a biblioteca escolar das Lameiras vai servir mais de 120 crianças. Em Nine ficarão servidas 110 crianças.

    Receber Notícias
 
 
Subscrever RSS  
 
Enviar por email  
 
Imprimir  
517 leituras
 
 
TOPO
 
   
  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão © copyright 2012 | handmade by brainhouse